Search

Saiba o passo a passo de como montar guarda-roupa, descubra as ferramentas certas e algumas dicas para fazer a montagem sem imprevistos

Quando observamos a grandiosidade de alguns móveis, como uma estante ou os armários da cozinha, é fácil perceber a complexidade para a montagem desses objetos. Mas, acredite: algumas tarefas como montar um guarda-roupa não são tão difíceis quanto parecem.

Em muitos países é comum que o consumidor assuma a responsabilidade pela montagem de sua mobília — ou que desembolse uma quantia a mais para que outra pessoa o faça. Não se trata de desmerecer o trabalho de marceneiros ou montadores profissionais, e sim frisar que a montagem de alguns móveis é possível. Para isso, basta seguir as instruções corretamente.

E aí, quer aprender como montar guarda-roupa? Então acompanhe este artigo. Boa leitura!

1. Prepare-se para essa tarefa

montar guarda-roupa, montagem de guarda-roupa, montador de guarda-roupa, montar guarda-roupa

Antes de começar a montar um guarda-roupa, você precisará se preparar para essa tarefa. Caso contrário, terá que interromper a montagem para resolver pequenos problemas.

O primeiro passo é garantir que você tem as ferramentas necessárias para montar o móvel. O ideal é usar uma parafusadeira, porque ela evita o desgaste da madeira e danos no guarda-roupa durante a montagem.

Evite o uso de chaves de fenda, pois elas podem danificar a madeira, comprometendo o restante da montagem. E caso isso aconteça, você ainda corre o risco de perder a garantia do produto.

Não se esqueça de ler o manual de montagem, eles são desenvolvidos para auxiliar o trabalho dos montadores. Sendo assim, ainda que você não tenha familiaridade com esse tipo de leitura, jamais a ignore. Como são ilustrados, esses guias são fundamentais para identificar a função de cada peça. Ler facilita a vida!

2. Escolha a posição de montagem

como montar guarda-roupa, montagem de guarda-roupa, montar guarda-roupa, montador de guarda-roupa

Você pode montar o móvel com ele em pé (vertical) ou deitado (horizontal). O importante é que você coloque a parte lisa do guarda-roupa virada para baixo. Dessa forma, bastará pregar o forro na hora de finalizar a montagem.

Utilize um nível de madeira ou esquadro para garantir que os cantos do guarda-roupa possuem ângulo de 90º. Não sabe o que é um esquadro? É esse objeto da imagem aqui abaixo:

esquadro, usar esquadro para montar guarda-roupa

3. Atente-se à montagem do forro

O forro do guarda-roupa ajuda na sustentação do móvel. Por isso, o forro não pode ficar torto ou frouxo, pois isso comprometerá a estabilidade do item. Para evitar esse problema, basta usar um esquadro na hora de fazer a montagem.

Outra dica importante: siga a sugestão do manual de instruções a respeito do tamanho dos pregos ou parafusos que serão usados para fixar o forro.  

4. Tome cuidado para levantar o móvel

A base de um guarda-roupa costuma ser frágil. Por esse motivo, é necessário levantá-lo com cuidado, a fim de evitar danos permanentes. Se você cometer algum erro nesse momento, isso pode comprometer o restante do trabalho. Então, faça isso com toda atenção e cautela! 

O ideal é pedir ajuda a outra pessoa nesse momento da montagem. Dessa forma, você não danificará o guarda-roupa e evita dar um mal jeito na sua coluna.

5. Dê atenção às portas e gavetas

A montagem das portas e gavetas tem que ser feita com o móvel na posição de uso, ou seja, na posição que ele irá ficar definitivamente. Tome cuidado nessa etapa, afinal, a montagem correta desses itens é fundamental para deixar o guarda-roupa bonito.

Regule bem o espaço das portas, utilize uma parafusadeira para a instalação e procure ter alguém por perto na hora desta tarefa, para garantir que tudo ocorra bem. O olhar de outra pessoa também vai ajudar para conferir se está tudo certo com a montagem. 

Com relação às gavetas, atente-se para não danificar os trilhos, pois são peças sensíveis. Caso sofram algum dano, eles podem não funcionar como o esperado. E você sabe que isso também serve para manutenção e limpeza, né?! O cuidado com os trilhos das gavetas é uma dica básica e serve para toda a utilização do guarda-roupa. 

Gostou de saber como montar guarda-roupa ou ficou com alguma dúvida? Então comente esse post com suas sugestões e confira mais dicas de como montar móveis.

Ah, não esqueça de compartilhar esse texto com os seus amigos. Assim, em caso de algum imprevisto, vocês saberão como montar móveis e terão propriedade para arregaçar as mangas e resolver. Mas, se mesmo com essas dicas, você não se anima em montar o seu guarda-roupa, você pode contratar um profissional qualificado para fazer o serviço de montagem. Para tudo existe uma saída, né?!