Como desentupir ralo: 4 maneiras para acabar com esse problema | Triider

Saiba como driblar a falta de tempo e aprenda como desentupir ralo sem ter dor de cabeça com infiltrações, vazamentos, maus cheiros ou casa alagada

Ao morarem sozinhas, é normal que as pessoas tenham pouco tempo para se dedicarem as tarefas domésticas, como limpar a casa, fazer manutenções periódicas e até mesmo como desentupir ralo, por exemplo. O problema é que nem todo mundo sabem como um entupimento pode acontecer, como evitar esse tipo de dano e até como perceber os sinais que de que algo está errado.

Pensando nisso, criamos este post. Ao longo do texto, você vai entender o que é um entupimento, quais são as suas principais causas e como fazer um desentupimento sem precisar de ajuda profissional.

O que é um entupimento?

Entender o que é um entupimento de ralo não é nenhum bicho de sete cabeças. Trata-se de um problema relativamente simples. Um entupimento nada mais é do que algum objeto que ficou preso na tubulação, impedindo a passagem de água.

Geralmente, entupimentos acontecem pela grande quantidade de fios de cabelo que caem na pia, pelos de animais de estimação, excesso de gordura no encanamento ou restos de sabonete que acabam se acumulando.

Simples, né?! Mas resolver esse inconveniente pode não ser tão fácil assim. Além de você ter dor de cabeça para descobrir como encontrar bons profissionais e chamar um especialista em desentupimento, vários outros problemas aparecem quando um ralo está obstruído. Entre eles está o mau cheiro, a inutilização da pia ou do vaso sanitário e, nos piores casos, a ocorrência de infiltrações nos tubos vazamentos de água no banheiro.

Para evitar esses problemas com ralo entupido, é melhor se prevenir e manter a limpeza em dia. O mais adequado é definir uma rotina para isso, como fazer a limpeza dos cômodos da maneira correta de tantos em tantos dias e despejar água fervente nas tubulações com certa frequência.

Mas o meu ralo já entupiu. E agora?

Por mais que você tome precauções e saiba o que é necessário em termos de hidráulica residencial, com um pouco de descuido e maus hábitos, o entupimento pode acontecer. Na vida moderna, são poucas as pessoas que passam muito tempo em casa e, por conta disso, o ralo entupido é um problema mais comum do que se imagina.

Se algum dia isso acontecer com você, lembre-se sempre de que a melhor opção é chamar uma empresa de desentupimento. Isso porque, além de já ter o conhecimento e todos os aparelhos necessários para fazer o reparo, você pode ter certeza de que o profissional vai resolver o problema de forma definitiva.

Mas, em algumas situações, não podemos esperar por alguém para fazer o trabalho. Por isso, listamos algumas formas caseiras de desentupir ralos para você tentar resolver o seu problema.

1. Como desentupir ralo com água fervente e bicarbonato de sódio?

Um dos jeitos mais simples de desentupir ralos é fazer uma mistura simples com água fervente e bicarbonato de sódio. Você também vai precisar de um pano velho.

Utilizado principalmente para desobstruir o entupimento causado por gordura, o primeiro passo desse método é despejar um copo de bicarbonato de sódio dentro do ralo entupido. Depois disso, pegue o pano velho e tape o ralo por 30 minutos. Esse tempo serve para que a substância aja sobre o que está obstruindo a passagem de água.

Passado esse tempo, jogue um copo de água fervente no ralo. Ela que vai diluir a sujeira e fazê-la descer pelo cano. Se preferir, você ainda pode adicionar limão à água. Isso potencializa o efeito de limpeza e deixa um cheiro mais agradável.

2. Vinagre

Indicado para casos mais graves, o vinagre é um bom truque para ser adicionado ao procedimento anterior após usar o bicarbonato.

Quando os dois entram em contato, o vinagre e o bicarbonato de sódio geram reação de efervescência, fazendo a gordura do encanamento se desintegrar. Depois é só seguir o próximo passo e jogar água normalmente.

Uma ressalva para esse truque: antes de utilizar esse método de desentupimento, você deve saber de qual material os canos são compostos, pois, dependendo o tipo, eles podem ser danificados. Alguns canos são projetados somente para a passagem de líquidos, não suportando outras substâncias e podendo vir a quebrar ou rachar.

3. Mangueira ou arame

O uso de uma mangueira ou arame também é uma boa alternativa para desentupir ralos, principalmente os que são localizados em áreas de serviço.

Para fazer o desentupimento, a mangueira ou o arame deve ser inserido no ralo após a remoção da tampa. Quando não for mais possível avançar, significa que o local do entupimento foi encontrado e, então, você deve torcer o utensílio para que ele gire e funcione como uma broca dentro da tubulação.

Nesses casos, é até melhor que seja utilizada uma mangueira, já que, além de poder girá-la, você pode ligá-la para jogar água e facilitar o desentupimento. 

4. Desentupidor manual

Para finalizar, não podemos esquecer o tradicional desentupidor manual. Para utilizá-lo, é necessário deixar a pia com um pouco de água e movimentá-lo para cima e para baixo para que o ralo desentupa.

Se possível, faça com que o objeto que estava obstruindo o caminho volte para a pia, para que você possa recolhê-lo e não corra o risco de entupir a tubulação novamente.

Essas são as principais formas para lidar com um ralo entupido. Mas se nenhuma delas der certo, a melhor opção mesmo é chamar um profissional qualificado para o serviço, o que pode ser feito pelo Triider. Entre as categorias disponíveis na plataforma, estão os serviços de hidráulica doméstica, conserto de ar-condicionado, manutenção elétrica e muitos outros.

Agora que você já sabe como desentupir ralo, que tal compartilhar esse post com os amigos? 

Escreva um comentário