Como limpar vidros de forma impecável? Veja 8 dicas! | Triider

Produtos certos e alguns truques na manga: com essa receita fica fácil aprender como limpar vidros!

Os vidros são alternativas perfeitas para deixar o ambiente mais clean e moderno. Porém, para que isso seja possível, eles devem estar devidamente limpos, livres de qualquer sinal de poeira ou gordura. Mas é aí que surgem as clássicas perguntas: como limpar vidros? Como limpar vidro de janela? Como fazer a limpeza de vidros sem muito esforço e sem danificar a janela de vidro?

Portas, janelas, mesas, espelhos, box de vidro temperado… Qualquer que seja o tipo de vidro em questão, para limpar essas superfícies é preciso apostar em uma combinação certeira: produtos específicos e algumas cartas na manga.

Você sabia, por exemplo, que é mais recomendado limpar a janela de vidro em dias nublados? Pois é! Essa e outras dicas você confere a seguir. Acompanhe!

Faça a limpeza de vidros em dias nublados

como limpar vidros, como fazer limpeza de vidros
Foto: Marten Bjork

Pode até ser mais agradável lavar as janelas em um dia de sol. Por outro lado, o resultado da tarefa não será tão impecável assim. Acontece que, em dias ensolarados, o calor incide mais rápido sobre os vidros. E isso faz com que os produtos de limpeza evaporem e deixem manchas significativas na superfície.

O ideal é aguardar um dia nublado para se dedicar a essa tarefa. Ou, se possível, realizá-la em um fim de tarde. É melhor ter um pouco de paciência para manter a casa em ordem do que se desgastar para fazer o serviço e ele não ficar bom, certo?

Esqueça o truque do jornal velho

como limpar vidros, jornal para limpar vidro

Você já deve ter ouvido falar que o jornal é um grande aliado da limpeza de vidros. Mas, na verdade, isso não passa de um enorme mito. Até porque, se você passar jornais velhos sobre a superfície do vidro, o papel, com certeza, deixará marcas da impressão gráfica na superfície. E aí já viu: trabalho em dobro para retirar as manchas!

O segredo de como limpar vidros de forma impecável está justamente na combinação de flanelas macias com os produtos corretos, sobretudo água e detergente neutro. Aí, basta fazer movimento leves, porém precisos, ao longo de toda a extensão espelhada.

Utilize detergente neutro e produto limpa-vidros

como limpar vidros, produtos para limpar vidros

O limpa-vidros convencional do mercado é um bom aliado para essa tarefa. Mas nem sempre ele dá conta do recado sozinho, especialmente se os vidros estiverem muito sujos — como no caso das cozinhas ou áreas de churrasqueira, onde as superfícies estão mais sujeitas ao vapor de gordura.

Nessas situações, a combinação de água + detergente neutro é o duo ideal para garantir uma limpeza perfeita. Se não for possível lavar as janelas, dilua algumas gotas do produto em água e faça a limpeza com o auxílio de flanela macia embebida nessa solução.

Poderá ser necessário repetir o procedimento para obter melhores resultados. Depois, é só enxaguar levemente e secar com um pano seco, macio e que não solte fiapos. Se você quiser, poderá complementar a tarefa com o limpa-vidros para melhor acabamento.

Contudo, independentemente dos materiais utilizados, jamais borrife o produto diretamente sobre a superfície, pois além de dificultar a limpeza, isso deixa resíduos que poderão manchar o vidro ou torná-lo opaco.

Fuja dos produtos à base de solventes

como limpar vidros, produtos para limpar vidros
Foto: Craig Whitehead

Vidros são superfícies frágeis e, por isso, pouco imunes à ação de produtos à base de solventes, como saponáceos, ácidos e álcool. Então, na hora de limpar os vidros da sua casa, fuja desse tipo de produto, sequer considere fazer um teste.

Isso porque, sobretudo em molduras de madeira — como portas e janelas — a formulação dos solventes é implacável, comprometendo não somente a superfície do vidro, mas, também, o acabamento do material.

Prefira panos de microfibra

como limpar vidros, limpeza de vidro com pano de microfibra

Esponjas macias e panos de microfibra são excelentes aliados da limpeza doméstica, especialmente em se tratando de vidros. A esponja consegue retirar toda a poeira e gordura da superfície, enquanto o pano de microfibra faz a secagem rápida, uniforme e sem deixar fiapos.

Os rodos com dupla face, que são aqueles com esponja para lavagem e tecido para secagem, também são boas apostas. No entanto, quaisquer que sejam os materiais, o maior cuidado que você deve ter é quanto a não utilizar o lado abrasivo da esponja — o famoso “lado verde”. Afinal, por mais macia que a esponja possa parecer, a face abrasiva é capaz de riscar ou danificar o vidro.

Combine movimentos verticais e horizontais

como limpar vidros, como limpar vidros com movimentos circulares

Ok, pode até ser que os manuais de limpeza de vidros recomendem que você utilize o pano em apenas uma direção. Sim, concordamos que insistir em movimentos aleatórios acaba gerando manchas na superfície, além de não promover uma secagem uniforme.

Porém, um truque que pouca gente conhece é que a combinação de movimentos horizontais e verticais funciona! Na prática, é bem simples: limpe um lado da janela com movimentos verticais e o outro lado com movimentos horizontais. É tiro e queda. Mas lembre-se: para garantir o resultado, a movimentação deve ser constante e precisa.

Faça a secagem por etapas

como limpar vidros, como secar vidros limpos

Antes de tudo: não precisa utilizar água em abundância. Até porque, quanto mais água você utilizar, maior será a chance de ela secar naturalmente junto aos produtos utilizados, o que ocasiona manchas na superfície. Portanto, concentre-se em utilizar apenas o necessário para o enxágue, fazendo a secagem por etapas.

Se as superfícies forem muito grandes, como no caso de janelas de vidro, considere limpar e secar pequenas áreas em sequência. Assim, o resultado não será comprometido e todas as partes ficarão limpas de maneira homogênea.

Finalize com papel toalha

como limpar vidros, como limpar vidros com papel toalha

Esse sim é um truque dá certo. Ao contrário do papel de jornal, o papel toalha absorve na medida certa e sem deixar marcas ou fiapos nos vidros. Porém, saiba que esse segredinho só funciona quando a janela já está devidamente limpa. Ou seja, o papel toalha serve para finalizar a secagem, e não para limpar as superfícies.

Funciona assim: com a área já limpa e enxaguada, pegue algumas folhas de papel toalha e passe-as uniformemente sobre os vidros. Repita a operação para melhor polimento, e pronto! Vidros limpos, brilhantes e vistosos!

A partir de agora, quando o assunto for “como limpar vidros”, você já tem todas as cartas na manga para realizar a tarefa de forma impecável. E se estiver muito ocupada com a rotina do dia a dia, considere contratar um profissional por meio dos aplicativos de prestação de serviço.

Contando com um aplicativo de confiança e credibilidade, como o Triider, com certeza você terá acesso a profissionais devidamente capacitados para fazer a limpeza de maneira correta, conservando a aparência dos vidros da sua casa e facilitando a tarefa para as próximas faxinas!

Gostou das dicas sobre como limpar vidros de forma impecável? Então, compartilhe com os seus amigos!

2 Comments

  1. Sou vidraceiro e passar essas dicas para os meus clientes vai ser muito bom, Obrigado pelas dicas

Escreva um comentário