Conserto de eletrodomésticos: os 7 aparelhos que mais estragam

Conheça os 7 aparelhos que mais estragam e como prevenir os danos e o conserto de eletrodomésticos!

Você certamente já deve ter percebido que a durabilidade dos produtos que compramos não é mais a mesma. Sendo assim, surge a necessidade de estar atento caso você precise de conserto de eletrodomésticos ou de alguns reparos em casa.

Na verdade, os aparelhos têm data de validade e com o mal uso acabam quebrando e dando defeito com muito mais frequência. Esse contexto exige que sejam tomados cuidados na hora de limpar e usar os aparelhos para garantir a maior vida útil deles. Além disso, é necessário ter certeza de que a parte elétrica da casa está em perfeito estado.

Pensando nisso, nós elaboramos uma lista contendo os 7 aparelhos eletrodomésticos que mais estragam, os fatores que causam danos e algumas dicas sobre como prevenir o conserto de eletrodomésticos, aumentando a vida útil dos aparelhos. Quer saber de tudo isso? Continue a leitura e confira!

1. Geladeira

Apesar da aparência robusta, a geladeira é um eletrodoméstico que pode apresentar muitos problemas – especialmente quando os protocolos de manutenção e cuidados não são seguidos.

O primeiro fator que deve ser observado é o método de transporte e deslocamento usado para levar a geladeira da loja até a sua casa. Por exemplo: o aparelho não deve ser inclinado a mais de 40 graus, sob pena de que um vazamento de óleo danifique o refrigerador antes mesmo de ser ligado.

Já na sua residência, existem algumas coisas que você pode evitar para não precisar realizar um conserto de geladeira:

  • colocar muito peso na porta;

  • guardar alimentos quentes em seu interior;

  • deixar pouco espaço entre a geladeira e a parede, o que sobrecarregará a refrigeração e, a longo prazo, pode comprometer o funcionamento adequado do eletrodoméstico.

Essas são algumas orientações fundamentais para garantir a vida útil do aparelho e evitar o conserto de eletrodomésticos pelo maior tempo possível.

2. Fogão

O fogão, outro eletrodoméstico de grande porte, merece atenção redobrada quando o assunto é instalação de gás. Esse é um dos maiores motivos de conserto e, para garantir o bom funcionamento do aparelho, é preciso evitar a ocorrência de acidentes envolvendo o escape de gás.

Outro ponto importante é referente à limpeza. Os bocais do fogão devem ser higienizados com frequência, porém com o máximo de cuidado para impedir entupimentos e danos nos dutos que liberam o gás. Muitas vezes, a falta de cuidado na limpeza entope esses canais, inutilizando os bocais e dificultando as tarefas domésticas de quem precisa cozinhar muitos alimentos de uma única vez.

Nessa hipótese, a alternativa é chamar um prestador de serviços especializado em conserto de eletrodomésticos que trabalhe diretamente com manutenção de fogão. Ele é quem vai fazer a limpeza de forma correta e com isso desentupir o bocal de uma maneira adequada e segura.

3. Micro-ondas

O micro-ondas é um aparelho delicado e, assim como eletrodomésticos em geral, requer muita atenção às instruções de uso. A má utilização do micro-ondas pode ocasionar tanto no não funcionamento, como também causar graves acidentes.

Os principais aspectos que exigem observação são:

4. Máquina de lavar roupas

Para evitar o conserto de máquina de lavar roupas, algumas precauções devem ser tomadas. Algumas orientações básicas são: não colocar peso na parte de cima do aparelho e não usar produtos de limpeza que não são apropriados e feitos especificamente para a lavagem de roupas.

O uso de produtos não indicados pode danificar de maneira irreversível as partes internas da máquina de lavar. E por falar nisso, é fundamental limpar com frequência o local em que esses produtos são depositados para impedir o acúmulo de sujeiras e fungos.

Outro cuidado recomendado é verificar os bolsos das roupas para que objetos metálicos não danifiquem o interior da máquina. O mesmo princípio vale para peças com detalhes metálicos, como botões e zíperes, que podem ser lavados, mas devem ser “escondidos” na parte interna das roupas para prevenir atritos intensos no tambor da máquina.

5. Mixer

O mixer é um eletrodoméstico bastante prático, pois é mais leve que o liquidificador, mais fácil de limpar e desempenha funções similares. Porém, o grande equívoco em relação a esse aparelho é imaginar que ele tem a potência necessária para funcionar como um liquidificador portátil.

O mixer não suporta o contato com alimentos muito quentes, nem de difícil trituração, como oleaginosas. Além disso, deve se tomar o máximo de cuidado na higienização do eletrodoméstico, já que o seu motor está inserido no corpo do objeto e, portanto, não pode ter contato direto com a água.

A melhor maneira de limpar o mixer é usar um pano umedecido com uma solução de água e detergente, e o enxágue deve ser feito com pano úmido. Vale registrar, ainda, que muitas vezes, em função de seu design, não é possível realizar o conserto do mixer e a única solução em caso de defeitos é comprar outro produto.

6. Liquidificador

Já o liquidificador, apesar de ser mais resistente que o mixer, não é um eletrodoméstico à prova de defeitos. Pelo contrário, ele costuma integrar as listas dos aparelhos que mais quebram.

Um possível motivo para essa situação é que o liquidificador, de modo geral, tem peças de encaixe: o copo e o motor que fica em sua base. Esse encaixe frequente pode não ser feito da maneira correta e ir, aos poucos, desgastando as peças.

Outro problema está no copo, que, por vezes, não é suficientemente resistente às quedas e aos impactos de uma rotina corrida na cozinha.

Além disso, é sempre bom ler atentamente o manual de instruções para saber qual a potência do liquidificador e quais os alimentos ele pode receber e quais não pode. Essas informações variam dependendo do modelo do aparelho e do fabricante, e representam dados que devem ser analisados de preferência antes da compra.

7. Lava-louças

Quem pensa que uma lava-louças resolve o problema das grandes pilhas de louça na pia está um pouco equivocado. Isso porque para usar esse eletrodoméstico da maneira correta, algumas precauções devem ser tomadas.

A principal medida é limpar todos os detritos de comida existentes nas louças, uma vez que a máquina pode entupir caso esses alimentos sejam depositados em seu interior.

Outro aspecto que requer atenção diz respeito à arrumação da louça dentro do aparelho, pois os pratos, talheres e panelas não podem ser colocados de qualquer jeito. Na prática, é preciso arrumá-los de uma maneira que não encostem uns nos outros e que estejam virados para baixo a fim de receber os jatos de água e sabão da lavagem.

Assim, como demonstramos, apesar da tendência moderna de obsolescência programada, isto é, os aparelhos serem feitos para durar menos, é possível prolongar a vida útil deles com a observação das instruções de uso, manutenção e limpeza de cada eletrodoméstico.

No Triider, você encontra profissionais verificados e qualificados para manutenção e conserto de eletrodomésticos. Os “maridos de aluguel”, também conhecidos como “faz tudo”, podem resolver estes problemas. E toda a contratação é feita pela plataforma.

Agora, você já sabe quais são os 7 aparelhos que mais estragam e como fazer a manutenção de forma correta para evitar o conserto de eletrodomésticos e aumentar a vida útil desses aparelhos. Gostou das dicas? Deixe o seu comentário neste post e compartilhe as suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

Comments are closed.