Conserto de máquina de lavar: faça você mesmo os reparos | Triider

Veja o nosso passo a passo e aprenda a consertar a sua máquina de lavar rapidamente!

Imagine a seguinte situação: você está lavando sua roupa e, de repente, a máquina para de funcionar. Só de pensar na dificuldade de descobrir uma boa empresa de conserto de máquina de lavar, você já ficou desconfortável, não é mesmo?

Procurar uma empresa autorizada, verificar se ela vai à sua casa fazer o serviço, saber se precisará pagar frete para levar o eletrodoméstico até uma oficina e checar se a empresa possui as peças necessárias ou se precisará encomendá-las são questões que podem realmente dar trabalho. 

Um caminho mais simples seria procurar um profissional autônomo para cumprir essa missão. Existem várias pessoas que oferecem serviços de manutenção, e encontrá-las usando a internet é fácil. Nesses casos, os custos caem consideravelmente.

Mas há outra opção, que é ainda mais barata: cuidar do conserto da máquina de lavar roupa você mesmo. Parece improvável, não é? Mas se ler este artigo até o final, você verá que é possível!

O que fazer quando a máquina rasga as roupas?

Com o passar dos anos, algumas peças da máquina começam a ficar ásperas. Isso ocorre com a tina ou com o agitador, após muitos anos de uso. Nesses casos, você pode tentar lixá-los com muito cuidado.

Caso o dano seja mais profundo, será necessário trocar as peças. Para fazer isso, você terá que:

  • desparafusar a tampa da máquina, removendo-a em seguida;
  • desparafusar a tina ou o batedor, puxando o componente para cima;
  • martelar levemente na lateral da máquina para soltar a peça, caso ela esteja travada.

Após isso, é só fazer a substituição. Lembre-se de desligar a máquina da tomada antes de fazer o procedimento. 

O que fazer quando o timer não funciona?

Remova a tampa do painel da máquina e verifique se há algum fio rompido. Na maior parte dos casos, falhas no timer são causadas por problemas elétricos. Com a ajuda de um voltímetro, você pode verificar se a energia está sendo devidamente distribuída.

Lembre-se de nunca puxar os fios com as mãos, pois isso pode causar outros problemas no equipamento. Utilize alicates longos. Caso a avaria não esteja na fiação, será necessário fazer a substituição da peça.

Procure o timer específico para o modelo de sua máquina, porque não é possível usar peças de outros tipos ou marcas. A troca é simples, bastando desparafusar o componente antigo e instalar o novo.

O que fazer quando a máquina enche muito ou pouco?

Normalmente, esse problema está associado à mangueira que distribui a água. É normal que essa peça sofra desgaste com o passar do tempo. Por isso, verifique se ela aparenta ter algum dano.

Caso o defeito seja identificado, corte cerca de 2 cm da mangueira, removendo a parte estragada. Instale-a novamente, usando um adaptador. É rara a necessidade de trocar toda a mangueira.

Como você viu neste artigo, lidar com conserto de máquina de lavar roupa pode não ser nada complicado. Pequenos reparos, como esses que mostramos aqui, têm soluções ao alcance das suas mãos. E, caso a situação fique mais complicada, não hesite em contratar um profissional adequado. 

Agora, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar os seus amigos a também lidarem tranquilamente com o conserto de máquina de lavar? Dicas como essas precisam ser compartilhadas, não é mesmo?

3 Comments

  1. Boa tarde. Minha maquina ela esta com problemas no nivel de agua. Nivel 1 enche pra fika de molho certo. Depois pra lavar ela enche atè transbordar, ou qnd for fazer enxague ela esvazia pouca agua e ja enche novamente tranbordando. Ja troquei valvula de admissao fiz teste do pressostato com mangueirinha. Mas nao sei ql pode ser real problema. Podem me ajudar? Obg.

Escreva um comentário