Search

Analisar inspirações pode ajudar no processo de planejamento da casa dos sonhos. Vem conhecer os 4 estilos de arquitetura residencial mais procurados atualmente!

Você é do time dos que sempre tiveram muita certeza de como seria a casa dos sonhos? Ou você está no grupo dos indecisos que admiram diferentes estilos de arquitetura? No dia 1º de julho celebramos o Dia da Arquitetura e, para comemorar essa data, vamos falar sobre um tema super inspirador: os estilos de arquitetura residencial mais desejados do momento.

Casas minimalistas

A arquitetura minimalista é um estilo considerado jovem – não há um consenso sobre quando surgiu, mas ganhou mais expressão após o fim da Segunda Guerra Mundial. Muito da inspiração vem das artes, de movimentos modernos como o Cubismo, e por isso a força do estilo entre artistas e vanguardistas de polos criativos como Nova York e Londres.

Dentre os principais traços das casas minimalistas estão as linhas retas, formas geométricas e a simplicidade nos elementos. Muitos amantes de design são adeptos do estilo, e a sofisticação vem da aposta de que “menos é mais”.

Além da arquitetura e do design, hoje o minimalismo é um estilo de vida. Quem se inspira nesse conceito prefere lares com menos móveis e pouca decoração, bem como um menor consumo em outras esferas.

Para apostar em uma decoração minimalista, invista em ambientes funcionais, bem iluminados e sem excessos de cores ou formas.

arquitetura residencial, casas modernas, estilos de arquitetura residencial

Principais elementos da arquitetura minimalista:

Casas rústicas

Se no minimalismo as principais referências vêm das artes e do design, o estilo de casas rústicas busca inspiração nos elementos da natureza. Sabe quando você bate o olho em uma casa e ela te transporta para uma morada no campo ou uma cabana no meio de uma floresta? Essa é uma das sensações que o estilo rústico pode te passar.

As texturas têm presença garantida, mesclando paredes com mosaicos de pedras irregulares com pisos e objetos decorativos de madeira. Os materiais brutos podem se misturar com partes modernas com aberturas em vidro, criando fachadas imponentes.

arquitetura residencial, casas modernas, estilos de arquitetura residencial

Principais elementos da arquitetura rústica:

Casas americanas

Se você já assistiu a alguns filmes de Hollywood, deve ter notado a amplitude e elegância das casas americanas. O estilo tem ganhado adeptos no Brasil e algumas características dessas moradas já podem ser vistas em lares por aqui.

Embora a forma de construir seja bastante diferente, e talvez não tão barata de se reproduzir, muita gente se inspira no estilo. O modelo de arquitetura americana é apropriado para condomínios fechados, para garantir o aspecto de jardim integrado com a edificação e com a varanda.

arquitetura residencial, casas modernas, estilos de arquitetura residencial

Principais elementos da arquitetura americana:

Casas modernas

Você já reparou como, na última década, as novas construções ganharam linhas mais quadradas, mais uso de vidro e pé direito alto? A arquitetura moderna preza por espaços mais amplos e funcionais, integrando os ambientes e escondendo os pilares estruturais.

Pode ser uma boa escolha de estilo para quem prefere uma decoração mais limpa, porém marcante e sofisticada. Concreto e vidro são usados em abundância neste estilo que teve origem no movimento modernista europeu.

arquitetura residencial, casas modernas, estilos de arquitetura residencial

Principais elementos da arquitetura moderna:

Como as tendências da arquitetura residencial se moldam?

É interessante perceber como as tendências para casas e apartamentos se moldam de acordo com as novas tecnologias disponíveis no mercado, e também com as mudanças de comportamento. Ao mesmo tempo que os projetos precisam se adequar às soluções de smart home, também é preciso pensar nos hábitos rotineiros da família.

Se você está planejando mudanças no seu lar ou mesmo a construção de uma nova casa, fique atento para as tendências – muitas delas acentuadas por conta da pandemia:

Home office e sala de aula

Ter um escritório em casa se tornou item essencial para muitas famílias. Seja para o seu trabalho ou para as aulas online das crianças, pensar em um espaço estruturado para momentos de concentração deve estar nos seus planos.

Salas com muito mais conforto

Ao passarmos meses e mais meses trancados em casa, começamos a perceber que um sofá espaçoso e confortável é quase item de sobrevivência, certo? Um tapete felpudo, almofadas macias e uma TV instalada na altura certa garantem uma dose extra de aconchego quando ficar em casa é a única opção.

E esses são investimentos pequenos que valorizam a sua experiência em casa. De qualquer forma, mesmo quando a pandemia passar, os dias de inverno sempre pedem um programa caseiro.

Cozinha como passatempo

Quantas pessoas não descobriam uma paixão na cozinha durante a pandemia? Seja na hora de experimentar novos pratos para o jantar ou a confeitaria para o fim de semana, o fato é que a cozinha passou a ser uma grande aliada.

Já que agora a maioria das refeições é feita em casa, que tal investir em pontos que facilitem sua rotina? Aposte em investimentos como a instalação de coifa e depurador, ou itens mais básicos como a instalação de novas tomadas para suportar os aparelhos usados com mais frequência.

Área externa garante o lazer

Durante a pandemia, quem tinha uma área externa de lazer provavelmente lidou melhor com os dias de confinamento. Afinal, se não dá para viajar e ir para a praia, ter um quiosque para fazer um churrasco em família é como uma luz no fim do túnel. Uma estrutura básica de cozinha também faz os momentos de confraternização do lado de fora mais agradáveis, e une a casa toda na hora de preparar as refeições.

Com toda essa inspiração, conte pra gente: qual é o seu estilo preferido de arquitetura residencial? Qual é o seu próximo projeto para deixar seu lar mais aconchegante e funcional? Conte com os profissionais Triider para as pequenas reformas e instalações da sua casa. 🙂

Aaah, e falando em inspiração, confira aqui no nosso Pinterest outras referências de estilos arquitetônicos.