Search

A decoração é uma das fases mais importantes de um projeto. A escolha de cada detalhe não só proporciona beleza à residência como também é uma forma de personalizar a casa. O estilo rústico é uma tendência nessa área e está conquistando muitas pessoas pelo tom diferente e até sustentável, dependendo do material.

O tijolo refratário, por exemplo é um excelente produto para decorar as paredes da sala e áreas com lareira. Além da resistência, o grande destaque deste material é o toque amadeirado no ambiente.

A escolha do piso, da textura da parede e dos móveis também é algo muito relevante neste cenário. Quando todos esses itens são escolhidos neste estilo de decoração, o destaque é justamente criar um ambiente diferente, despojado e que lembra aspectos da natureza.

1. Utilize materiais condizentes com o tema

decoração rústica, como fazer decoração rústica, como montar decoração rústica, decoração rústica em casa

O tijolo refratário, como já mencionado, é um material muito usado na decoração rústica. A prova disso são as chaminés, lareiras e fornos que compõem cenários, não só de residências comuns, mas de ambientes cinematográficos.

Alguns outros itens produzidos em um processo de altas temperaturas, como telhas, vidros ou até mesmo tijolos, buscam trazer funcionalidade e beleza quando o objetivo é usar para uma decoração rústica.

Se você deseja criar ambientes cheios de personalidade, esses materiais podem valer a pena por apresentar as seguintes vantagens:

  • Por ser um material com ótimo isolamento termoacústico;
  • Apresentar boa resistência contra umidade;
  • Ter alta durabilidade;
  • Ser versátil;

    2. Use e abuse de nichos

    decoração rústica, como fazer decoração rústica, decoração rústica em casa, decoração rústica faça você mesmo

    Os nichos estão em alta não só para decorações do estilo rústico, mas para projetos de arquitetura e design de forma geral. Neste contexto, investir em itens, como um armário sob medida, é uma ótima ideia para organizar utensílios da casa e ainda proporciona charme ao projeto. Prateleiras, armários de cozinha, closets, sapateiras e cômodas são apenas algumas possibilidades.

    Há serralherias e lojas de móveis personalizados que fazem, inclusive, armários em formato de nicho, com design diferenciado. Especialmente no estilo rústico, é possível encontrar o armários com madeiras personalizadas. Entre os vários tipos de madeira, há modelos sustentáveis e decorativos que podem ser utilizados de formas diversas.

    Uma ideia que está em alta na decoração dos ambientes é o uso de pallets de madeira, que podem compor móveis, mesas e até sofás. Outros acessórios, como estofados rústicos e itens como puxador de madeira, fazem parte deste cenário. Entre os modelos de puxadores, inclusive, há muitos com o estilo decorativo, o que destaca uma vantagem dupla deste produto.

    3. Aposte em pisos de madeira

    decoração rústica, como fazer decoração rústica, decoração rústica em casa, decoração rústica faça você mesmo

    Tão importante como as paredes e o forro de uma casa, é o piso. Entre os modelos mais conhecidos, o piso de madeira é um item que se destaca e combina com qualquer tipo de ambiente. Para manter o brilho e a vivacidade da peça, técnicas como tratamento de piso de madeira são muito necessárias.

    Entre os modelos de piso, há variações para todos os gostos. Do laminado à uma madeira mais rústica, esse tipo de revestimento se destaca pela beleza natural e alta durabilidade.

    Na manutenção, algumas pessoas fazem a troca dos tacos de madeira, já outras optam por processos de limpeza como cera e água com sabão para manter o brilho. Independente do estilo da madeira, cuidar do piso de madeira é essencial para preservar o estilo da decoração.

    4. Pense em acessórios personalizados

    decoração rústica, como fazer decoração rústica, decoração rústica em casa, decoração rústica faça você mesmo

    Além do piso, das paredes e dos móveis, acessórios comuns como almofadas e plantas também ajudam a dar um toque final na decoração rústica. O grande destaque deste estilo da decoração é proporcionar um ambiente que lembra a natureza, mesmo na vida agitada das grandes cidades.

    É por isso que chalés, chácaras e casas antigas de madeira preservam esses pequenos detalhes. De assoalhos de madeira até pisos personalizados, cada acessório faz toda a diferença na decoração final.

    Por fim, a dica final para quem deseja transformar o ambiente com estilo e personalidade é planejamento. Em revistas de decoração é comum encontrar exemplos de projetos, assim como em canais que são focados na temática. Além de ajudar na criatividade, um bom planejamento também gera economia para seu bolso. Aqui, você encontra dicas de como planejar e organizar uma reforma residencial! Vale a pena conferir!

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.