Decoração de primavera: saiba como organizar a sua casa | Triider
Aprenda como fazer uma boa decoração de primavera priorizando a organização da sua casa e saúde da sua família

A chegada da primavera, principalmente na região Sul do país, representa uma certa mudança na rotina das pessoas. Os dias passam a ficar mais longos e as noites mais curtas, pois a incidência do sol se torna mais forte e duradoura. Junto com isso, também ocorre a mudança nas temperaturas, que passam a ficar mais amenas.

O clima também sofre uma alteração. Com maior ocorrência de chuvas, a natureza ganha mais vida, deixando os espaços ao ar livre mais floridos e coloridos. E é claro que isso reflete em nossas casas.

Mas nem só de coisas positivas é composta a primavera. A estação das flores promove o desprendimento do pólen faz flores, que se espalha no ambiente e atinge, principalmente, aqueles que sofrem de alergias. Já as mudanças climáticas características da primavera implicam no aumento de fungos e ácaros.

Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a proteger e organizar a sua casa, assim como preparar uma boa decoração de primavera. Confira!

1. Comece organizando o guarda-roupa

decoração de primavera, decoração para primavera
Foto: Kai Pilger

Esse é o momento de colocar as roupas mais pesadas para as prateleiras de cima e deixar as peças mais leves a fácil alcance. Com as temperaturas mais agradáveis, não há mais a necessidade de usar casacos pesados e tecidos, como lã. Isso também é importante para evitar o acumulo de ácaros e poeira.

Aproveite para doar roupas e sapatos que você não usa mais. O momento da organização do armário é ótimo para isso. Aproveite que você já vai trocar as roupas de lugar para selecionar aquilo que você não usa mais. Uma boa dica para esse momento é refletir sobre o que você não usou no último ano – se você já está há um tempo sem usar, não faz mais sentido permanecer no seu guarda-roupa. Com certeza, existem pessoas que aproveitarão mais que você e que precisam de doações. O Manobra Solidária é uma instituição que arrecada roupas e sapatos através de uma coleta permanente.

2. Reorganize os móveis da casa

decoração de primavera, decoração para primavera

Pensar na harmonia da sua casa é muito importante e existem estudos sobre isso. O Feng Shui é uma técnica milenar criada pelos chineses para equilibrar as energias do ambiente de acordo com a organização dos cômodos e da casa como um todo.

A troca da estação pode ser uma boa época para você reorganizar as posições de alguns móveis da sua casa ou escritório e se preparar para uma nova fase.

3. Limpando a casa

decoração de primavera, decoração para primavera

Como falamos anteriormente, quem tem alergias e problemas respiratórios sabe o quanto a primavera pode ser uma vilã. Nesta época, a proliferação de microorganismos aumenta e isso reflete diretamente na nossa saúde. Por isso, é preciso ter um pouco mais de cuidado com a limpeza e higienização da casa.

Quem sofre com alergias sabe muito bem que usar uma simples vassoura para limpar a casa pode render bons espirros ou uma má noite de sono. A boa dica é colocar um pano umedecido em volta da vassoura para limpar o chão. O mesmo funciona para tirar o pó de armários. Isso vai evitar que a poeira levante e se espalhe pela casa.

4. Limpe seu ar-condicionado

decoração de primavera, decoração para primavera

Um ar-condicionado sujo pode ser prejudicial tanto para o seu bolso, quanto para a sua saúde. Quando os filtros estão muito sujos, a eficiência energética do ar-condicionado diminui drasticamente – isso implica na temperatura e na cobertura do local. Você pode estar se perguntando como irá descobrir que isso está acontecendo, mas é mais simples do que parece.

Observe: quando o ar-condicionado não estiver gelando ou aquecendo conforme a temperatura indicada no controle, é um indício de que algo está errado. Ou quando, em algum local que costumava ficar agradável com o ar-condicionado ligado, não parece mais ter o mesmo efeito. Isso significa que o ar não está dando cobertura suficiente e, por tanto, apresenta algum problema.

5. Limpeza de parede

decoração de primavera, decoração para primavera

Se você tem infiltrações ou mofo em casa, saiba que isso pode piorar durante a primavera. A estação das chuvas traz bastante umidade e, como já adiantamos, chuva. Devido a isso, é importante proteger os locais mais delicados da sua casa contra essas intempéries.

Aqui você pode ver algumas dicas sobre como limpar mofo e prevenir a sua casa de danos causados pelas chuvas e umidade.

6. Limpando os tapetes e cortinas

decoração de primavera, decoração para primavera
Foto: Robb Leahy

Os tapetes e cortinas retêm muitos ácaros. Por isso, é bom retirá-los e fazer uma boa higienização. Algumas pessoas preferem tirar, lavar e deixá-los guardados até começar a esfriar novamente. Mas se você faz questão de manter as cortinas e os tapetes na sua casa ou escritório, até para proteger os móveis dos raios solares, procure, ao menos, fazer uma boa lavagem nelas.

7. Iluminação natural

decoração de primavera, decoração na primavera
Foto: Nathan Fertig

Como falamos, retirar as cortinas é uma boa opção na primavera – tanto para diminuir a quantidade de tecidos em casa, quanto para permitir que a luz natural adentre nos ambientes e, claro, economizar na conta de luz. A partir de outubro, grande parte do Brasil altera os relógios para o horário de verão, com isso, o dia se torna um pouco mais longo e é possível aproveitar a luz natural para iluminar a casa por mais tempo. Nessa época, a iluminação proveniente do sol se torna ainda mais vantajosa.

8. Aposte em uma decoração florida

decoração de primavera, decoração para primavera
Foto: Eea Ikeda

Na estação das flores, nada mais justo que colorir a sua casa ou escritório com muitas folhagens e flores. Esse pode ser um bom momento para você montar um jardim vertical na sua sala ou área de serviço. A montagem de um jardim suspenso não é difícil e você pode aprender a fazer um jardim vertical aqui.

Agora, se você não gosta muito deste formato, você pode simplesmente espalhar algumas folhagens pela sua casa. A dica importante aqui é não colocar plantas nos quartos, ainda mais se você ou alguém da sua casa for alérgico. Procure coloca-las nos ambientes comuns, como a sala, a área de serviço e até mesmo os banheiros.

9. Mais cores para os ambientes

decoração de primavera, decoração para primavera
Foto: Hutomo Abrianto

Para acompanhar as flores, aposte em objetivos decorativos coloridos: molduras de quadros, almofadas, enfeites, velas aromatizadas e objetos para cozinha. Com um simples jogo americano para pôr a mesa ou um jogo de copos colorido, você consegue dar cor ao ambiente de jantar sem pesar no resto da decoração.

Se você gosta de uma decoração mais ousada, também vale comprar móveis coloridos ou até mesmo reformar algum que você tem em casa.

Pronto! Agora você tem o manual de decoração de primavera. Seguindo essas dicas (ou algumas delas), você deixará a sua casa preparada para a estação das flores. Mas lembre; o essencial é cuidar os pontos referentes a limpeza, pois são eles que garantem a sua saúde. O restante contribuirá para o equilíbrio da casa, economia elétrica e energias.

Quer saber mais sobre dicas de decoração e organização da casa? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão direto no seu e-mail. E se você precisa de ajuda para realizar manutenções em casa, conte com o time de profissionais do Triider.

Comments are closed.