Search

Você quer renovar a decoração da sua casa? Que tal criar uma decoração com pallets e móveis antigos? Entenda mais sobre esse assunto neste artigo!

O mercado de móveis sempre apresenta novas tendências mobiliárias. Móveis mais modernos, ergonômicos e funcionais invadem as lojas especializadas todos os anos. Isso faz com que as pessoas queiram trocar a sua mobília, livrando-se do antiquado. A decoração com pallets e móveis antigos vai na contramão desse pensamento.

O seu objetivo é dar nova utilidade às peças que são subaproveitadas. Assim, o morador consegue renovar a aparência do seu lar, sem que isso exija grande investimento. Você deve estar se perguntando como fazer isso, não é mesmo? Para ajudá-lo a compreender esse conceito, vamos dar algumas sugestões de boas práticas. Leia e entenda!

Entendendo as vantagens dessa prática

como fazer decoração com pallet,  moveis de paletes, moveis de pallet, pallet preço, cama de pallet, painel de pallet, como fazer móveis de pallet

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o descarte inadequado de móveis cria um grande problema para as cidades. Ao virarem “lixo”, esses objetos se tornam criadouro de insetos, ratos e mosquitos. Além disso, deixam terrenos baldios mais perigosos e podem contribuir para as enchentes e alagamentos. A decoração com pallets e móveis antigos consegue trazer uma solução para esse problema.

Outra vantagem dessa atitude é poder criar um ambiente personalizado. É comum que a decoração das casas fique muito parecida, já que os consumidores, normalmente, recorrem às mesmas lojas ou evitam se arriscar na hora de decorar. Não deveria ser assim. A casa de uma pessoa deve expressar a sua personalidade, gostos e objetivos.

Decoração com pallets: renovando o quarto

como fazer decoração com pallet,  moveis de paletes, moveis de pallet, pallet preço, cama de pallet (14.800), painel de pallet, como fazer móveis de pallet

Usar os pallets como base da cama traz charme ao seu quarto. Nesse caso, a pintura dos pallets influenciará muito no resultado final do projeto. Você deverá empilhar as estruturas de pallet e entender como elas serão encaixadas para serem usadas como base da cama (altura e largura que a cama terá).

Feito isso, parafuse os pallets na base. Para não ficar muito baixa, a cama terá um andar de pallets sobre o outro. Sendo assim, não se esqueça de parafusar a base superior sobre a inferior. Isso garantirá a sustentação da sua cama e evitará ruídos. A mesma lógica vale na hora de usar os pallets para criar um sofá. Essa estrutura ganha sustentação com o apoio de uma parede. 

Você também pode fazer uma mesa com pallets. Fica lindo e é mais fácil que você imagina! 

Criando um bar ou adega com pallets

Usar pallets para criar uma adega é relativamente simples. Você pode ter uma estrutura com vários andares, parafusando-os sempre, a fim de acomodar as garrafas. Uma dica: você pode fazer um móvel misto, usando a estrutura da madeira como base de uma mesa e colocando os pallets de forma vertical, na lateral desse móvel, para poder guardas garrafas.

Lembre-se que essa é a forma de armazenar garrafas que serão consumidas em breve, pois o ideal é que o vinho fique sempre deitado e sem receber luz. Por isso, você pode cobrir a sua adega com um pano, se o local onde ela fica estiver recebendo luz em excesso.

Fazendo um jardim vertical com pallets

como fazer decoração com pallet,  moveis de paletes, moveis de pallet, pallet preço, cama de pallet, painel de pallet, como fazer móveis de pallet

O jardim vertical é uma tendência para quem mora em apartamentos ou para quem precisa trazer vida a um corredor, por exemplo. Floriculturas comercializam suportes para esse tipo jardim, mas se você tem pallets que não estão sendo usados, não há porque comprá-las.

Você pode usar os pallets para pendurar os seus vasos. Nesse caso, o objetivo é evitar que a parede fique suja ou sofra com a umidade das plantas. Caso as plantas cultivadas sejam pequenas, como suculentas ou mini cactos, o pallet pode ser usado como vaso. Para isso, verifique se a madeira tem largura para ser perfurada e receber terra.

Antes de usar os pallets para um projeto de decoração, lembre-se de verificar se eles não têm cupins e se estão em bom estado de conservação. Lixá-los é fundamental para ter uma estrutura lisa e sem farpas. E o verniz garantirá que eles durem mais tempo, além de dar nova cara aos pallets. Pintá-los é opcional.

Se você quiser entender melhor como personalizar o seu móvel com pallet, aqui você confere um passo a passo de como laquear móveis. E se você quer entender como preparar a madeira, lixando, envernizando e etc, veja aqui! 

Usando móveis antigos na decoração

 moveis de paletes, moveis de pallet, pallet preço, cama de pallet, painel de pallet, como fazer móveis de pallet

Como falamos, o design dos móveis muda com o passar do tempo. Isso significa que o morador pode criar um ambiente clássico entendendo o estilo do móvel. Os guarda-roupas de madeira de lei, por exemplo, são um item raro. Ainda que tenham pouco espaço ou divisórias, esses móveis têm um charme incrível e podem trazer um ar rústico ou bucólico ao seu quarto. Caso a cor escura do móvel não agrade, é possível pintá-lo. Tome cuidado apenas para não danificar a peça, pois são cada vez mais raras.

Dando nova cara ao sofá

 moveis de paletes, moveis de pallet, pallet preço, cama de pallet, painel de pallet, como fazer móveis de pallet
Foto: Isabela Kronemberger

Se a estrutura do sofá está em perfeito estado, você pode impermeabilizá-lo e recorrer às mantas ou capas para rejuvenescer a peça. Assim poderá ter um visual novo em sua sala sempre que quiser. Lembre-se apenas de que a cor do sofá deve contrastar com a do tapete. Se a manta escolhida for clara, é recomendado um tapete mais escuro. Apenas com as combinações desses itens já é possível mudar a sua sala sempre que você se enjoar da decoração.

Criando uma nova estante

 moveis de paletes, moveis de pallet, pallet preço, cama de pallet, painel de pallet, como fazer móveis de pallet

Antes de pegar as ferramentas e desmontar a sua estante, você pode mudá-la usando papéis de parede ou tecidos. Ao colar esses itens no forro, você traz cor e textura ao móvel. Assim, a estante pode se tornar vintage, retrô, pop, clássica, etc. Quem vai determinar a nova aparência do móvel é você.

Agora, se você está decidido a removê-la da sua sala, avalie a possibilidade de transformá-la em novos móveis. Observe cada divisória do móvel separadamente. Uma única estante pode dar vida a um pequeno armário ou um raque. Lembre-se de que você pode usar essa peça na horizontal, por isso, use a sua imaginação.

As prateleiras podem ser removidas e usadas em novos projetos, dentro ou fora de casa, servindo de suporte para vasos, por exemplo. Caso a estante seja resistente e tenha um fundo grande, você pode transformá-la em um pequeno baú para guardar objetos. Há até quem a transforme em caixa de areia para as crianças.

Como vimos, a decoração com pallets e móveis antigos pode ser a oportunidade de renovar a sua casa reduzindo gastos, ajudando o meio ambiente e trazendo personalidade ao imóvel. Inspire-se com essas dicas  e aproveite para repaginar o seu lar com muito estilo.

Se você tem outras dicas, dúvidas ou sugestões, divida conosco nos comentários. Nossa equipe lê tudo o que você escreve! E não deixe de fazer um tour pelo Blog! Há uma infinidade de posts com dicas de DIY parecidas com esta.