Como instalar pia de cozinha [Guia completo] | Triider

Confira o passo a passo de como instalar pia de cozinha. Parece ser difícil, mas basta ter atenção e foco para desempenhar esta atividade

Muita gente quebra a cabeça quando precisa fazer algum reparo ou instalação em casa, como instalar pia de cozinha. A boa notícia é que também existem formas de você se virar quando não pode contratar um profissional. Pode ser não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas quebra um galho quando surge uma necessidade longe dos prestadores de serviço ou então durante a madrugada.

É por isso que elaboramos esse material completo, que vai fazer com que você possa ter, sempre à mão, um guia de como instalar pia de maneira mais simples e rápida. Basta que você tenha as ferramentas, tome alguns cuidados e preste bastante atenção às etapas.

Ficou interessado no assunto? Confira!

Ferramentas necessárias

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar o que será instalado e como você fará isso. Nesta etapa também é essencial identificar as ferramentas elétricas e manuais que serão necessárias para executar esta tarefa.

Primeiramente, leia as instruções do fabricante na embalagem de cada ferramenta ou acessório. Lá você encontra informações importantes ou observações que podem fazer toda a diferença na hora de aprender como instalar pia de cozinha. Muitas vezes, o próprio manual pode informar quais são as ferramentas necessárias para executar esta tarefa.

Existem algumas ferramentas que indicamos que você tenha à mão na hora de fazer a instalação de pia de cozinha. Elas podem ser necessárias em alguns casos e não tê-las por perto pode atrasar e tornar todo o processo mais complicado. Para facilitar, você pode acessar uma loja de ferramentas online, assim você consegue comprar sem sair de casa. Confira quais os instrumentos utilizados.

Ferramentas elétricas

Furadeira/parafusadeira
Serra copo
Serra mármore

Ferramentas manuais

Trena
Esquadro
Alicate
Chave Inglesa
Selante

Acessórios

Lápis
Fita adesiva
Fita veda rosca

Para quem costuma fazer isso, ter uma oficina em casa pode ser a solução perfeita. Reservar um espaço para para acomodar algumas ferramentas elétricas e manuais pode ser uma ótima opção para fazer reparos em casa sem precisar emprestar equipamentos ou correr até uma loja de ferramentas toda vez que precisar de algo diferente.

Como instalar pia de cozinha?

Agora que você já leu as instruções do fabricante e tem em mãos as ferramentas que irá precisar, chegou a hora de colocar a mão na massa e entender como instalar pia de cozinha. Confira o nosso passo a passo e solucione esta questão.

Passo 1: remoção e marcação

como instalar pia de cozinha, instalação de pia de cozinha, ferramentas elétricas, ferramentas para marcenaria

Com o manual lido, você já deve ter uma base de como deve ser feita uma instalação de pia de cozinha, não é mesmo? Antes de começar indicamos que você marque com lápis onde está localizada a pia atual, para ter um parâmetro na hora de instalar seu novo móvel.

Chegou a hora de fazer a marcação do lugar exato onde deseja que a pia nova seja posicionada. Nesta hora você pode notar que a pia nova talvez não se encaixe perfeitamente no lugar da antiga, e se por acaso ela for maior, será preciso traçar uma linha (na pia nova) indicando onde será feito o corte da pedra ou marcenaria.

Feito isso você já pode começar a remover a pia antiga. Esvazie o armário (se houver), desconecte acessórios elétricos e desligue o registro. Depois é preciso soltar a peça que prende o tubo conectado ao ralo da pia. Faça isso com o auxílio de uma chave inglesa ou alicate. Quando ela estiver frouxa não puxe de uma vez, pois é necessário soltar a porca do lado oposto do sifão hidráulico, que normalmente é um tubo bem curvo.

Com um estilete, corte cuidadosamente o selante aplicado para fixar a pia na bancada. Caso deseje reaproveitar ou vender pia, redobre a atenção, cuidando para não cortar a superfície. Na sequência, empurre a pia de baixo para cima com cuidado, para que ela se solte. Se o modelo for montado por baixo da bancada, será necessário que outra pessoa segure-a enquanto você corta o isolante.

Quanto à parte hidráulica, feche a saída de água do local em que você vai fazer a instalação. Agora você já pode retirar o sifão antigo. Limpe o local onde a troca será realizada com um pano úmido, não esquecendo da saída da pia.

Passo 2: corte

como instalar pia de cozinha, instalação de pia de cozinha, ferramentas elétricas, ferramentas para marcenaria

Em algumas situações a superfície da pia é de pedra e talvez seja necessário cortá-la. Se esse é o seu caso, o próximo passo é colocar fita adesiva para proteger a base de apoio onde a pia será cortada para evitar que durante o corte possam surgir arranhões ou mesmo danos maiores. Com a base devidamente protegida corte a superfície cuidadosamente, evitando ao máximo sair da linha marcada.

Encaixe a pia nova no lugar desejado e veja se as novas medidas estão de acordo. Se sim, podemos ir para o próximo passo, caso contrário será necessário repetir as etapas de marcação e corte. Quando tudo estiver certo, a parte mais complexa da sua instalação de pia de cozinha já foi concluída.

Passo 3: instalação da torneira e sifão

como instalar pia de cozinha, instalação de pia de cozinha, ferramentas elétricas, ferramentas para marcenaria

Agora chegou o momento de aprender a segunda parte de como instalar pia de cozinha. A instalação de torneira e sifão deve ser feita com cuidado, para evitar vazamentos futuros. Não esqueça de ler atenciosamente as instruções do fabricante da torneira antes de colocá-la. Feito? Então vamos para a instalação do sifão.

Nesta etapa é necessário passar a fita veda-rosca na saída da válvula de escoamento (saída da pia). Para evitar problemas com a vedação, serão necessárias cerca de sete a oito voltas de fita.

Voltando com as marcações, é hora de medir a distância do sifão até a parede. Este passo é fundamental para que a instalação fique certa. Para isso você pode usar a trena ou comparar a medida do sifão antigo.

Se precisar ajustar o tamanho, faça a marcação no sifão e corte com a serra. O mesmo pode acontecer com o diâmetro do sifão, que pode ser corrigido com o uso um adaptador, deixando o encaixe perfeito.

Faça a substituição do sifão, deixando o tubo virado para a parede. Rosqueie a outra ponta do sifão na válvula de escoamento e aperte com um alicate.

Passo 4: aplicação de selante

como instalar pia de cozinha, instalação de pia de cozinha, ferramentas elétricas, ferramentas para marcenaria

Tudo certo? Então é hora de aplicar o selante na parte debaixo da pia, e sem esperar muito, encaixá-la no buraco, apertando as braçadeiras embaixo para que a pia fique bem presa. É normal que o excesso de selante se sobressaia, e para solucionar isso basta limpá-lo com pano úmido. Deixe o produto secar por algumas horas.

Aprendeu como instalar pia de cozinha? Lembre-se de que o ideal é que você contrate serviços profissionais para esse tipo de serviço, ou você pode danificar as instalações hidráulicas na sua casa. Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a passarem pelos perrengues em casa!

Escreva um comentário