Search

Confira o passo a passo de como instalar coifa de parede

Aprenda como instalar coifa de parede e se prepare para receber os amigos em um ambiente sem cheiro ou fumaça.

Está procurando entender como instalar coifa de parede? Isso pode te ajudar muito! Coifas servem para evitar que sua cozinha e outros ambientes da casa fiquem com cheiro desagradável (como o de fritura) e também para absorver a fumaça. Elas ganharam muita popularidade com a crescente integração entre sala de estar e cozinha, e por causa do desenho de muitos dos apartamentos novos. Elas também são de grande ajuda para quem precisa cozinhar em casa e gosta de receber os amigos para jantar.

Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre como instalar uma coifa de parede. Começamos explicando o que é coifa e para que ela serve, como instalar coifa de parede, quais são as diferenças entre coifa depurador de ar e, por fim, como escolher o melhor modelo. Confira!

O que é e para que serve uma coifa?

como instalar coifa de parede, como instalar coifa, o que é uma coifa, para que serve coifa de cozinha

Coifa é um tipo de exaustor. Ela suga o ar quente, a fumaça e odores desagradáveis do ambiente em que é instalada (geralmente a cozinha) e os expulsa para fora. 

A coifa é composta de três partes principais: um manto, que contém os gases quentes (que pela própria temperatura tendem a subir, em direção ao teto); filtros de gordura; e um ventilador. Esse sistema completo, com dutos, permite remover toda a contaminação do ambiente, bem como diminuir a frequência com que devem ser trocados os filtros.

Como instalar coifa de parede em apartamento?

como instalar coifa de parede, como instalar uma coifa de parede, como instalar coifa de parede em apartamento, como instalar uma coifa de parede na cozinha, como colocar coifa de parede em apartamento

Agora, vamos explicar o passo a passo para você ver como colocar coifa de parede em apartamento não é tão difícil assim! Basta seguir rigorosamente o manual de instruções na ordem correta. 

  1. Primeiro, é preciso abrir o espaço no local onde ficará o duto de ar. O ideal é que um profissional especializado cuide dessa etapa. Se você deseja saber como instalar coifa de parede como depurador, essa etapa não será necessária. Muitas coifas funcionam como depurador, dispensando o uso de dutos externos.
  2. De uma forma ou de outra, a coifa deve ficar próxima a uma tomada para poder funcionar e deve estar a no máximo 2,30 m do chão.
  3. Dois furos na parede serão necessários para parafusar as presilhas de fixação da coifa na parede, como se fosse um quadro. A localização e distância entre eles deve ser calculada para receber o modelo específico de coifa que você comprou. As dimensões podem variar bastante. 
  4. Com o ambiente pronto para recebê-la, remova todas as partes soltas da coifa que vieram na embalagem. Apenas a base será instalada no começo. Tire da tomada todos os aparelhos elétricos da cozinha e desligue a chave de energia. Em seguida, coloque as presilhas nos buracos abertos com furadeira e certifique-se de que estão firmes. Coloque a coifa nas presilhas, e verifique se está bem presa.
  5. Agora é só limpar, colocar na tomada e testar. Se tudo deu certo, você vai verificar que a largura da coifa excede um pouco a do fogão e que a altura permite a você cozinhar confortavelmente.

Mas, antes de pensar em como instalar coifa de parede em apartamento, é preciso garantir que você escolheu o modelo e o tamanho adequado para a sua cozinha. Devido aos diferentes desenhos arquitetônicos e até de decoração, um modelo que ficou bom na casa de uma amiga pode não caber bem na sua cozinha ou não ter o desempenho adequado. Por isso, vamos te explicar como fazer as escolhas certas!

Qual é a diferença entre ela e o depurador?

como instalar coifa de parede, como instalar uma coifa de parede, como instalar coifa de parede em apartamento, como instalar uma coifa de parede na cozinha

Ao contrário da coifa, o depurador de ar não está ligado a dutos que permitem a eliminação do ar quente para o ambiente externo. Ou seja, o depurador filtra o ar e o coloca para recircular. Muitos modelos usam carvão ativado, removendo odores, gordura e partículas de fumaça antes de devolver o ar para a cozinha.

O depurador de ar é uma opção para imóveis que não têm dutos pré-instalados ou para quem acha que uma obra para fazê-los seria muito custosa ou pouco prática. Em prédios antigos, nos quais uma reforma sai mais cara, a maioria dos modelos ainda pode ser instalada com essa função secundária.

Como escolher o melhor modelo?

como instalar coifa de parede, como instalar uma coifa de parede, como instalar coifa de parede em apartamento, como instalar uma coifa de parede na cozinha, como colocar coifa

O melhor modelo de coifa vai depender das dimensões e características da sua cozinha e do seu fogão. A coifa de parede é mais eficiente que as coifas de ilha porque trabalham com quatro lados em vez de três. Estes modelos, comuns nas cozinhas de programas de TV, são instalados quando o fogão fica no centro do ambiente, o que não é comum em apartamentos pequenos e médios. 

Uma coifa ideal deve ser 10 centímetros mais larga do que o fogão abaixo dela, em cada lado. Ela também deve estar a pelo menos 65 cm de altura das bocas. Diferentes fabricantes terão especificações sobre as alturas máxima e mínima.

Como ocorre com os carros, a capacidade do motor influencia o desempenho. A vazão de 900 m³/h é suficiente para a maioria dos casos, mas isso pode variar para fogões muito grandes ou com uso muito intenso. Por isso, fique atento.

Coifas piramidais (com formato triangular) são mais eficientes do que as retangulares. Esses modelos tendem a ser menos eficientes e ainda a exigir motores mais barulhentos. Na dúvida, opte por um modelo piramidal e sem vidro.

Para um funcionamento melhor, feche as portas e janelas da cozinha antes de começar qualquer receita com fritura ou que produza fumaça. Mesmo que pareça estranho, no ambiente fechado a sucção da coifa fica mais eficiente, já que outras correntes de ar não vão interferir.

Como instalar coifa de parede é uma pergunta que chega à cabeça de cada vez mais pessoas com pretensões de melhorar o ambiente da cozinha. Como vimos acima, é importante ter conhecimento quanto aos modelos e à instalação correta da coifa ou depurador. Assim, você consegue receber amigos em casa e cozinhar sem ter a preocupação com gordura espalhada sobre as superfícies, sem cheiro de fumaça e de gordura durante o jantar.

Gostou das nossas dicas e precisa de algum serviço na sua casa? Conheça o Triider – a plataforma que conecta você aos melhores profissionais do mercado para serviços de casa. Fale com a gente para saber mais! 

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!