Search

Você sabe o que deve avaliar na hora de contratar fretes e mudanças?

Não sabe como contratar fretes e mudanças? Então confira nossas dicas sobre o que você precisa avaliar para escolher a empresa ou o profissional ideal

Está no grupo das pessoas que na hora de contratar fretes e mudanças tem mais dúvidas do que certezas? Então este artigo foi feito para você! Mas também não se preocupe, pois, se estiver atento aos pontos certos, fará uma boa escolha e sairá ganhando com o serviço.

Nesse post, vamos explicar a diferença entre carreto e frete e você entenderá qual das opções é o melhor serviço para cada momento. Também iremos te contar o que é necessário analisar antes de contratar uma empresa ou profissional. Aproveite as dicas!

Diferença entre frete, carreto e mudança

Há quem acredite que frete, mudança e carreto é tudo a mesma coisa: basta colocar os seus pertences dentro de um caminhão e seguir do endereço antigo para o endereço novo. Mas não é bem assim, afinal, existe diferença entre esses serviços.

Calma que a gente te explica o que é o quê!

Carreto

No caso do carreto, você recebe uma cotação de frete para a realização apenas do transporte dos pertences. Os profissionais não vão embalar os itens e também não haverá pessoas para ajudar a carregar ou descarregar o veículo.

Ou seja, tudo fica sob sua responsabilidade, mas em algumas situações o motorista costuma ajudar nas tarefas. É uma opção mais barata e interessante para quem vai transportar poucas coisas, porém, pode ser um pouco mais complicado se você precisar carregar grandes volumes.

Frete

No frete, a situação é parecida. O serviço se assemelha a uma pequena mudança porque a empresa também disponibiliza funcionários para ajudar a carregar e descarregar o veículo. Entretanto, você precisa deixar tudo preparado para que o caminhão receba a carga e leve ao destino escolhido.

É uma opção mais vantajosa para quem tem muita coisa para transportar ou precisa levar itens pesados de um lugar para outro. Também é ideal para quem não tem quem ajude a carregar ou descarregar o veículo.

Mudança residencial

Já a mudança é para quem não quer ter problemas. Nesse caso, são contratadas empresas de transporte de mudança que embalam tudo, carregam o caminhão e descarregam no endereço certo, sem que você precise se preocupar com nada!

Se existe mais vantagem entre um e outro? Sim, e isso vai depender apenas daquilo que você precisa. Então, o importante é não focar apenas no preço ou no tipo de ajuda, mas no que você precisa transportar e nas suas necessidades no momento da contratação do frete.

fretes e mudanças

O que considerar ao contratar fretes e mudanças?

Na hora de contratar frete, você tem a opção de escolher entre uma empresa de frete especializada ou um profissional autônomo. O importante é que o responsável tenha o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), porque dessa forma você terá a certeza de que vai contratar uma pessoa com experiência no setor.

Mas só isso não é suficiente. Veja as nossas dicas sobre o que considerar para que você encontre a opção ideal para transportar seus pertences:

Tipo de serviço 

Transporte não é tudo igual, então, para você contratar a empresa ou profissional certo, pense naquilo que você necessita. Assim, não precisará pagar mais por algo que não vai usar ou, ainda, ficar na mão por não ter contratado o serviço certo.

Histórico da empresa

Quando acreditar que encontrou a empresa ou profissional ideal, procure saber um pouco sobre seu histórico de serviços. Esse cuidado permite avaliar se o prestador tem realmente experiência no assunto e se não há reclamações de clientes antigos.

Referências

A indicação ainda é uma boa opção para quem deseja contratar fretes e mudanças, e você pode pedir o conselho de amigos ou familiares se quiser encontrar uma boa empresa ou profissional. Além disso, você também conta com site de fretes e aplicativo de cargas e fretes para poder localizar empresas do setor.

Em alguns aplicativos, como o Triider, você pode ver as avaliações de serviços realizados anteriormente. Você pode, por exemplo, analisar, um por um, os profissionais que enviaram orçamentos para você. Assim você fica sabendo previamente das credenciais desse freteiro, e se outros clientes ficaram satisfeitos com o serviço.

Preço

Para todos os serviços e produtos que utilizamos sempre existe a variação de preço de um lugar para outro. Por isso, esse é mais um fator que você precisa analisar ao contratar frete.

Uma boa maneira de saber se os valores encontrados são justos é procurar um calculador de frete na internet. Assim você poderá comparar preços e ainda ter uma noção de quanto (em média) vai gastar.

Segurança

Esse é um ponto muito importante se você quiser garantir que seus pertences chegarão íntegros ao endereço final. Também é essencial para quem vai transportar itens com alto valor. Se esse é o seu caso ou não quer correr riscos, opte por uma empresa que trabalhe com rastreamento de carga.

Dessa maneira, a mudança é acompanhada em tempo real, desde a saída até o local de destino. Se houver algum imprevisto pelo caminho, a empresa saberá e poderá tomar medidas cabíveis. Melhor ainda se você puder contar com o seguro, pois assim estará livre de prejuízos.

Área de atuação

Na hora de pedir indicações e fazer pesquisas em sites, você também deve estar atento à área de atuação da empresa. Afinal, nem todas fazem entregas em todos os lugares ou regiões. O ideal é se informar com antecedência para tirar dúvidas.

Contrato e documentos

Esse é um item muito importante ao contratar transporte para mudança. É fundamental que você esteja de olho em todas as cláusulas se houver um contrato a ser assinado. Observe quais são os seus direitos e aquilo que a empresa assume como dever.

Apenas assine a papelada se você estiver de acordo com todos os itens do contrato, por isso, não tenha preguiça e leia cada uma das cláusulas. Você também precisa se informar se a empresa possui todos os documentos necessários.

É o caso de quando você contrata uma empresa que oferece rastreamento ou seguro — inclusive, é importante que ela também faça a emissão da nota fiscal. Tudo isso garante o seu direito como consumidor e assegura a idoneidade e responsabilidade da empresa.

fretes e mudanças

Quanto custa um serviço de frete ou mudança?

Para te ajudar nesta busca por um profissional que realize o seu pequeno frete ou mudança completa, abaixo te mostramos alguns dos preços médios de orçamentos fornecidos pelos profissionais de frete Triider.

fretes e mudanças

Lembre-se que os preços são bastante variáveis, já que mudam de acordo com a quantidade de itens transportados, o tipo de serviço contrato e também a distância percorrida pelo caminhão de mudança.

A tabela de preços completa para pequenos fretes você pode conferir aqui.

Mas por quê não posso fazer um frete ou mudança sozinho?

Quem nunca conheceu um amigo que tentou fazer toda a mudança com algumas viagens de carro? O problema é que esses transportes nem sempre dão muito certo. Você pode acabar danificando os estofados e tecidos do carro, além de que você pode ser multado por cometer uma infração de trânsito — sim, objetos só podem ser carregados no porta-malas!

Aqui neste outro post, te damos motivos suficientes para contratar um serviço adequado e profissional de pequenos fretes.

Dicas essenciais para uma mudança organizada

Não importa o quão organizado você seja no seu dia a dia, quando o assunto é mudança, até as pessoas mais perfeccionistas podem errar.

Se você nunca fez uma mudança e não sabe por onde começar a empacotar, quais móveis são desmontados no final ou quando desligar os eletrodomésticos, calma! Neste artigo aqui nós te ajudamos com o antes, o durante e o depois da mudança. Leia com atenção e comece o seu planejamento!

Conclusão

Quando você for contratar serviços de fretes e mudanças, não esqueça de sempre focar em suas necessidades e na segurança que espera para seus itens e pertences. Assim poderá optar pelo serviço ideal e evitar surpresas desagradáveis pelo caminho.

Que tal obter diversos orçamentos de frete e mudanças em poucos minutos e na palma da sua mão? É só baixar o App do Triider para desfrutar dessa e outras facilidades.

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!