Onde encontrar diarista? Saiba como escolher uma boa faxineira | Triider

Descubra como encontrar um diarista para auxiliar na limpeza da sua casa e saiba como manter uma boa relação com essa importante profissional

Escolher uma boa diarista não é uma tarefa tão simples quanto parece. É possível levar semanas até escolher a profissional ideal para auxiliar na limpeza da casa. São vários processos: você deve pesquisar referências, analisar o valor cobrado e também garantir que todas as condições para a realização do serviço sejam cumpridas.

Vale ressaltar, ainda, que existe uma diferença entre a diarista e a empregada doméstica. Empregada doméstica é uma profissional registrada em carteira, com horário para entrar e sair da sua casa. Ela é uma pessoa contratada para trabalhar todos os dias na limpeza da residência. Essa profissional tem direito a férias, décimo terceiro salário, horário de almoço e tudo o que um trabalhador registrado normalmente teria.

Já a diarista não possui vínculo empregatício com você. Trata-se de uma prestadora de serviços contratada para realizar apenas uma faxina. Ela é paga de acordo com o trabalho executado pontualmente e pode ou não ser chamada outras vezes.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você encontrar uma diarista e estabelecer uma boa relação com a profissional escolhida. Confira!

Busque referências sobre a diarista

Antes de optar pelos serviços de uma diarista, é fundamental ter referências para avaliar seus trabalhos anteriores e se certificar de que se trata de uma profissional responsável, dedicada e de confiança. Para começar, você pode pedir a indicação de amigos e familiares que já conheçam uma diarista na qual confiam.

Caso não seja suficiente, você também pode ir a uma agência de recrutamento e escolher uma profissional que considere qualificada. Nesse caso, também é importante buscar referências a respeito da agência de diarista para se certificar dos critérios usados na seleção de candidatas ao cargo.

Outra opção é a busca pela internet, que pode ser bem proveitosa e até mais assertiva. Atualmente, já existem aplicativos de prestação de serviços que podem ser bastante úteis na hora de selecionar uma ótima profissional por valores justos.

Antes de fechar o serviço, também é uma boa ideia entrar em contato com outros clientes que já contrataram os serviços da diarista. Assim, solicite a ela ou à agência números de telefone de pessoas que possam recomendar os serviços prestados. 

Alguns aplicativos já fazem essa conferência antes de colocar os profissionais na plataforma. E você também pode conferir avaliações de outras pessoas que já contrataram o serviço. No Triider, o processo é exatamente esse. Ao solicitar uma faxina, as diaristas irão enviar orçamentos e você pode analisar o perfil de cada uma. E isso inclui as avaliações e recomendações de outros clientes. 

Combine o valor da diária com antecedência

Determinar os valores antes da contratação é uma medida que ajuda a proteger você e a profissional. Algumas diaristas cobram por hora e outras pela faxina completa. O importante é saber exatamente qual o método de trabalho da profissional antes de escolher contratar ou não os serviços dela.

Além disso, é fundamental saber qual o valor cobrado antes mesmo de optar pelos serviços. Afinal, decidir um detalhe tão importante como esse com a parceria já firmada não é muito agradável e pode gerar constrangimentos para ambas as partes.

Se ocorrer algum tipo de insatisfação com os serviços prestados, jamais ofereça um valor mais baixo do que o acordado. Nesse caso, pague o valor acordado e opte por chamar outra profissional nas próximas vezes. Apesar de a substituição não ser uma tarefa simples, você tem total direito de exigir um trabalho à altura das suas expectativas.

Disponibilize os materiais necessários

produtos de limpeza, materiais de limpeza, luva

Lembre-se de que não é obrigação da diarista fornecer os materiais de limpeza necessários para realizar a faxina na sua casa. Portanto, certifique-se de que todos os produtos e materiais estejam disponíveis para que ela possa realizar um bom trabalho sem que nada falte durante a limpeza, pois isso pode atrasar ou impedir o processo.

Deixe à disposição produtos para limpeza geral e do banheiro, esponja, vassoura, rodo, panos de chão e de prato, detergente, sabão em pó, prendedores de roupas e água sanitária  isso apenas para citar o mínimo. 

Se você não tem a menor ideia do que comprar, que tal pedir ajuda à própria diarista? Ela entende do serviço de limpeza residencial e comercial e poderá ser de grande ajuda na hora de elaborar uma lista com os melhores materiais. Porém, evite deixar o fornecimento e escolha dos materiais a encargo da contratada, pois você pode ficar insatisfeito com os produtos adquiridos, que muito provavelmente serão usados nas próximas faxinas.

Acompanhe pelo menos a primeira visita

Já que você ainda não conhece o trabalho da diarista, a dica é acompanhar pelo menos a primeira visita. Isso é importante porque ela trabalhará dentro da sua casa ajudando a manter a limpeza e a ordem, de maneira que precisará manipular móveis e objetos.

Procure deixar claro, se for o caso, que você gostaria que cada item estivesse no mesmo lugar ao final da faxina. Além disso, essa medida é importante para que você possa orientá-la sobre pontos que merecem mais atenção na limpeza de casa, ou seja, detalhes que para você fazem toda a diferença.

Cumpra sua parte do acordo

diarista, contratação de profissional

É claro que o trabalho da diarista contratada é muito importante para a manutenção de uma boa relação entre vocês, mas você também precisa fazer sua parte. Procure dialogar e dar feedbacks. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar onde o cliente não o respeita e o valoriza, não é mesmo?

Garanta, por exemplo, que o valor integral do pagamento para a diária esteja em mãos quando ela terminar o serviço. Por mais comum que possa parecer ajustar o valor no final do mês ou a cada número de faxinas realizadas, conversem para chegar a um acordo quanto ao pagamento. Muitas delas programam suas contas tendo como base o valor que receberá por dia. Logo, atrasos podem prejudicar sua rotina.

Além disso, pagar no final do mês pode ser considerado um tipo de vínculo empregatício. Se você deseja alguém em tempo integral e com salário fixo mensal para auxiliar nas atividades da casa diariamente, opte pelo trabalho de uma empregada doméstica em vez de escolher os serviços de uma diarista.

No caso da contratação online, algumas plataformas têm o pagamento integrado e você não precisa se preocupar em ter dinheiro vivo para pagar pelo serviço. É só você optar por um app que tenha a opção de pagar com cartão de crédito. 

Encontrar uma diarista é realmente uma tarefa que exige esforço e paciência, já que as ótimas profissionais costumam ser bastante concorridas. O fato é que se você partir dessas dicas e contratar uma boa profissional logo no começo, suas únicas preocupações serão manter os produtos de limpeza e o pagamento em dia.

Se você não tem tempo para as tarefas de casa e costuma precisar da ajuda de profissionais especializados, contrate profissionais de limpeza aqui!

2 Comments

  1. não estou escolhendo serviço só quero uma oportunidade de trabalhar honestamente para mim criar meus filhos e para mim ajudar em casa é muito ruim ficar parado desempregado Se vocês me ajudarem que Deus venha abençoar que seja um ótimo dia para vocês e obrigado

Escreva um comentário