Quer aprender como limpar telhado? Neste artigo, reunimos um passo a passo para ajudá-lo nessa tarefa!

Com o passar do tempo, o telhado de uma casa vai ficando refém do pó e da chuva. Isso traz um aspecto escuro que prejudica a estética do imóvel. Como limpar telhado é uma tarefa importante, optamos por criar um guia que pode ajudá-lo na hora de fazer a manutenção da cobertura do seu imóvel.

Trata-se de uma tarefa simples, mas que exige cuidado e uso correto de materiais de limpeza adequados. Aprenda tudo sobre a lavagem de telhado lendo esse artigo!

Dicas de segurança para limpar telhado

como limpar telhado, como limpar calha

Em primeiro lugar, é importante que o proprietário do imóvel lide bem com a altura. Se você não se sente confortável nessa situação, não deve desempenhar a limpeza de telhado.

O uso de calçados adequados é muito importante. Em hipótese alguma utilize tênis com cadarços ou chinelos. Isso pode fazer com que tropece nos cadarços ou escorregue no suor dos pés. Use uma bota fechada com solado antiderrapante.

O uso de luvas antiderrapantes também é necessário. Caso você se desequilibre, precisará se segurar em algo e o suor nas mãos pode prejudicá-lo. E é importante ressaltar que essa manutenção de telhados não pode ser feita sozinho. Sempre peça a ajuda de outra pessoa para otimizar a tarefa e trazer segurança à limpeza.

Lembre-se de verificar se o acesso ao telhado traz algum risco relacionado a eletricidade. Em alguns casos, o posicionamento de postes e fiação pode dificultar o trabalho, exigindo que você entre em contato com um bom profissional para desempenhar essa manutenção.

Evite fazer esse trabalho sob o sol muito quente. Você pode sofrer com insolação, apresentar tonturas, queda de pressão ou fadiga. Comece a limpeza no início da manhã. E caso note a presença de ventos fortes, suspenda o trabalho. Além da grande chance de você se desequilibrar, objetos podem voar, causando riscos às outras pessoas.

Para finalizar esse tópico, utilize uma escada adequada que esteja em bom estado, tenha degraus largos e fique fixa à parede. Não suba em muros nem se apoie em grades para ter acesso ao telhado. É impossível saber a condição dessas superfícies, que podem estar comprometidas devido ao tempo.

Proteção do entorno

como limpar telhado, como limpar telhas

Antes de começar a limpar o telhado, garanta que os objetos que estejam no quintal fiquem cobertos. Isso também vale para piscinas, jardins e hortas. A sujeira das telhas pode cair sob esses locais, causando prejuízos.

Além disso, programe a limpeza da cobertura para o mesmo dia em que for lavar a calçada. É possível que o pátio receba as sujeiras do telhado, portanto deverá ser higienizado em seguida.

A calha da sua casa precisará estar em boas condições de funcionamento, escoando a água da lavagem sem nenhum vazamento. Se a calha estiver com problemas, é possível que a sujeira do telhado escorra pelas paredes, ocasionado um problema para o proprietário do imóvel.

Vazamentos em calhas podem ser rapidamente resolvidos selando as pequenas frestas com silicone. Ainda assim, esse conserto deve ser feito por um calheiro.

Como limpar telhado

como limpar telhado, como limpar calhas

Um item para limpeza de telhado que não pode faltar é a lavadora de alta pressão. Usar mangueiras nesse tipo de tarefa nem sempre traz bons resultados. Normalmente, apenas esse aparelho já consegue melhorar bastante a aparência das telhas, já que a sujeira é causada pelo acúmulo de poeira, desgaste do material devido à chuva e dejetos de animais (gatos e pássaros).

Contudo, tome cuidado com a força da água, visto que ela pode deslocar telhas de lugar ou até quebrá-las. Caso haja um acúmulo de folhas ou objetos, você pode usar um soprador de folhas para removê-los. Nesse caso, use óculos de proteção para evitar que estilhaços atinjam os seus olhos.

Comece a limpeza do ponto mais alto, usando a gravidade e o formato do telhado a seu favor. Dessa forma, a água escorrerá e lavará as telhas naturalmente. Desça do telhado lavando o local gradualmente. Trabalhe de forma organizada, lavando as fileiras paralelamente.

Produtos adequados para limpar telhado

como limpar telhado, como limpar telhas

Você pode utilizar alguns produtos para limpeza de telhado. Eles podem ser adquiridos em lojas que vendem materiais de construção e caso você não os encontre, não tem problema. Use um detergente neutro. Evite sabões com corantes ou produtos agressivos, como desinfetantes. Eles podem manchar as telhas.

Caso o telhado já esteja com algumas manchas, você pode usar uma solução de água sanitária diluída em água. Coloque meio litro do produto em um balde com cerca de dois litros de água. Esfregue-o na telha, utilizando uma escova de lavar roupa ou uma vassoura.

Lembre-se de que a maioria dos produtos de limpeza apresenta algum tipo de reação química sob o sol. Esse é outro motivo para fazer a manutenção em dias nublados ou pela manhã.

Limpeza da calha

como limpar telhado, como limpar calha

A calha deverá ser limpa após o telhado. Utilize um soprador de folhas ou lavadora de alta pressão para retirar a sujeira mais grossa. Varra a calha e recolha os resíduos com uma colher de pedreiro ou pá de jardim. Isso evitará entupimentos. Evite encher a calha com água porque o excesso de peso pode fazê-la ceder.

Conserto das telhas

como limpar telhado, como fazer limpeza de telhado

Ao limpar o telhado, o proprietário pode notar pequenos furos ou telhas completamente quebradas. Aproveite o momento para resolver esse problema. Uma das funções do telhado é proteger o madeiramento que o escora. A água da chuva pode apodrecê-lo.

Buracos nas telhas podem ser consertados usando uma manta térmica. Esse material tem uma base colante que você pode utilizar para tapar o buraco sem nenhum problema, porque se trata de um objeto bastante resistente.

Caso a telha esteja completamente quebrada, será necessário substituí-la. Como trocar telhas exige peças reservas, lembre-se de ter algumas guardadas.

Avalie a contratação de um profissional

como limpar telhado, como limpar telhas

Nem todo mundo está disposto a realizar todos esses passos para ter um telhado limpo. Nesse caso, uma opção interessante é contratar um marido de aluguel. Esse profissional pode limpar o telhado de forma rápida e segura, dando ao morador tempo para cuidar de outras tarefas ou simplesmente descansar nesse período.

Agora, que você aprendeu como limpar telhado, não deixe de assinar a nossa newsletter e acompanhar as nossas redes sociais para receber outras dicas importantes para a manutenção da sua casa. 

Comments are closed.