Search
Saber como identificar um vazamento de gás é de extrema importância para evitar problemas maiores. Entenda mais sobre o assunto.

O post de hoje é sobre segurança e prevenção. Falaremos aqui sobre como identificar vazamento de gás. Afinal, manter a família e os amigos em segurança é sempre o nosso objetivo, certo? E garantir que tudo esteja em ordem dentro de casa evitando acidentes também domésticos faz parte disso. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo!

Quais são os riscos que o vazamento de gás proporciona?

como identificar vazamento de gás, como detectar vazamento de gás
Foto: Kenny Luo

Quando você sente um cheiro de gás, tende a ficar em alerta e, logo em seguida, bate a preocupação de resolver o problema o mais rapidamente possível. Você sabe quais são os riscos verdadeiros causados por um vazamento de gás? Confira os principais a seguir.

Incêndios e explosões

Essa ameaça talvez seja a mais conhecida da nossa lista. O gás GLP é inflamável, o que garante a eficiência em, por exemplo, manter a chama do fogão acesa. Caso você não tome as medidas corretas na hora da instalação e do armazenamento, esse gás pode vazar, e qualquer faísca pode ocasionar uma grande explosão ou incêndio.

Asfixia

Diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, os vazamentos de gás provocam mais asfixias do que incêndios ou explosões. Isso acontece porque o GLP é feito de butano e propano, gases muito prejudiciais à saúde de pessoas e de animais domésticos.

Mas, calma: em pequenas quantidades, eles não fazem tanta diferença. O problema maior é quando o vazamento ocorre e ninguém percebe — durante a noite, enquanto todos estão dormindo, por exemplo. Essa situação oferta ao ar uma grande quantidade de gás dessas substâncias, promovendo problemas como asfixia, hipóxia, alteração cardíaca, intoxicação e, em situações extremas, morte.

Prejuízo

Perto dos outros problemas apresentados, o prejuízo quase nem faz tanta diferença. No entanto, esse fator pode servir para identificar os vazamentos de gás presentes na sua casa. Mesmo que o vazamento seja pequeno, o gás GLP se esvai pela fissura no encanamento e é desperdiçado.

Esse desperdício pode ser notado analisando a conta de gás (caso ele seja encanado) ou a troca constante de botijões. Observar esses fatores pode ser o diferencial na resolução antecipada de problemas maiores, como os que foram citados nos tópicos acima.

Como identificar vazamento de gás?

como identificar vazamento de gás, como detectar vazamento de gás

Lendo o tópico anterior, você pôde conferir o quanto são urgentes os problemas de vazamento de gás. Por isso, é muito importante observar as instalações (encanadas ou de botijão) e os possíveis sinais nos ambientes. Confira algumas formas eficientes de detectar um vazamento.

Cheiro

Um fato curioso nesse ponto é que o gás tradicional (de cozinha) não tem cheiro. Para ajudar na identificação de vazamentos e afins, os fabricantes misturam uma substância chamada de “mercaptano”, que é responsável por aquele cheiro desagradável e forte relacionado ao gás GLP.

Para identificar o vazamento utilizando o possível cheiro, basta prestar atenção nesse fator — principalmente na chegada em casa. Quando estamos há muito tempo em um ambiente, nos acostumamos com o cheiro local, sendo mais difícil identificar um cheiro atípico.

Ou seja, essa é a maneira mais simples de perceber se você tem um vazamento de gás em casa. Ao mesmo tempo, pode ser bastante preocupante. Tenha cuidado redobrado se você tem crianças, animais ou idosos em casa. Eles são mais sensíveis e suscetíveis a sofrerem com o problema.

Resultado do teste da espuma

Esse teste é um clássico para situações como essa. Não sabe do que estamos falando? Então confira o passo a passo do teste da espuma para saber como identificar vazamentos de gás em botijões.

Siga os seguintes passos:

Tubulação antiga e enferrujada

Quando o gás é distribuído por encanamento — geralmente em apartamentos, é de extrema importância que você conheça e observe a tubulação que encaminha esse elemento até o fogão ou chuveiro da sua casa. Quando os canos estão velhos e enferrujados, podem aparecer fissuras, ocasionando vazamentos de gás perigosos. 

Detector eletrônico

Hoje em dia, já há detectores eletrônicos de vazamento de gás de todos os preços. Há os modelos que ficam agregados em alarmes de incêndios, os mais modernos e mais caros (com tela LCD), e as versões mais simples, que sinalizam o problema da mesma forma que as outras.

Para utilizar esse aparelho e descobrir onde está o problema de vazamento, basta que você aproxime-o da tubulação. Quando ele detectar uma concentração maior de gás, vai apitar e acender alguma luz — a sinalização vai depender de acordo com o modelo do detector.

Como manter a segurança em cenários de vazamentos?

como identificar vazamento de gás, como detectar vazamento de gás
Foto: Christian Allard

Há alguns conselhos que podemos dar. Seguindo-os, você vai ter a garantia de uma boa resolução para o problema e vai manter asseguradas todas as pessoas (e os animais) que estiverem na sua casa. Confira as dicas:

Como prevenir os possíveis vazamentos?

como identificar vazamento de gás, como detectar vazamento de gás

Os riscos ocasionados por um vazamento de gás são muitos, como você pôde conferir. Por isso, não é nada mal tomar algumas medidas preventivas diante desse problema, certo?

Você pode perder o medo dos riscos causados por esse transtorno e também garantir o bem-estar e a segurança da sua família, basta seguir essas medidas de segurança apresentadas a seguir.

Agora que você já sabe como identificar vazamento de gás, é hora de chamar alguém para resolver o problema para você. Você sabia que há um profissional especializado na instalação e na manutenção de gás? É recomendado contratar um trabalhador da área para garantir um bom serviço e nenhuma complicação como as que citamos ao longo deste texto.

comparar preços de profissionais de manutenção, instalação ou pequenas reformas

Para encontrar o melhor especialista da área e não passar mais apertos em casa, você pode contar com a ajuda do Triider. A nossa plataforma vai facilitar a sua vida e te conectar com o melhor prestador de serviço. Quer saber mais? Então acesse o nosso site e receba orçamentos gratuitos!