Como colocar suporte para TV: veja um passo a passo simples

Não pendurou o televisor porque precisaria chamar alguém para fazer a instalação? Saiba como colocar suporte para TV você mesmo!

Quer coisa mais gostosa que ficar em casa assistindo à TV nova que você acabou de comprar? Mas, aí, você compra o aparelho e lembra que precisa chama um marido de aluguel para poder pendurá-la na sua parede.

Não precisa mais passar por essa angústia! Nós vamos te mostrar o passo a passo de como colocar suporte para TV de maneira segura e eficiente: desde a montagem até o encaixe do aparelho. Acredite, é bem mais fácil do que parece!

Vale lembrar que é de extrema importância um trabalho realizado adequadamente e com uma fixação segura, afinal de contas, ninguém precisa que sua televisão caia do suporte no meio do filme! Por isso, continue sua leitura e confira as dicas!

Separe o material necessário

Para começar, serão necessários alguns itens básicos. Segue a lista:

  • Fita métrica;
  • Chave de boca;
  • Chave Phillips;
  • Buchas e parafusos (normalmente acompanham o suporte);
  • Furadeira e brocas (consulte o tamanho ideal no manual); e
  • Equipamentos de proteção (óculos, protetores auriculares e luvas antiderrapantes).

Com as ferramentas prontas para o uso, é hora de colocar a mão na massa.

Decida o local da instalação e escolha o suporte ideal

como colocar suporte para tv, como fixar suporte para tv

A primeira coisa a se fazer é decidir onde a sua TV vai ficar. Lembre-se: antes de comprar o maior aparelho da loja, é necessário saber o tamanho do cômodo onde ele ficará, para que não ocorram distorções na imagem. TVs com mais de 42’’devem ficar a, pelo menos 2,7 metros do espectador.

Outro ponto importante é saber se, na parede onde o aparelho será fixado, não passam canos de água ou cabos de eletricidade, para que não sejam rompidos na hora de colocar o suporte para TV. Portanto, cheque a planta de sua casa!

Alguns aparelhos de televisão vêm com um suporte fixo para serem pregados na parede. No entanto, você pode optar por um suporte articulado, que permite que você movimente o aparelho de um lado para o outro, para que você tenha uma boa imagem em qualquer canto do cômodo. A primeira etapa dessa tarefa é, obviamente, escolher qual modelo mais te agrada. 

Os suportes fixos devem ser uma escolha bem pensada, pois não geram mobilidade para a TV. Ou seja, depois de instalado, se você quiser trocar para outro modelo, terá que furar a parede novamente. 

Na maioria dos casos, os suportes articulados oferecem a possibilidade de você girar o televisor em até 90 graus para a esquerda ou direita. Em alguns modelos, é possível até mesmo movimentar a TV para cima e para baixo. É uma boa escolha para quem tem uma sala grande ou sala e cozinha no mesmo espaço. Assim, você conseguirá assistir televisão de qualquer lugar. 

Você também pode optar por um suporte de teto. Esse tipo, geralmente, é utilizado em empresas ou estabelecimentos comerciais para projetores, mas pode ser utilizado para televisões também. Só preste bastante atenção ao escolher e se certifique que você pode fixar a sua TV neste modelo. 

Já os suportes inclináveis são os melhores para televisões que ficam em locais altos, acima dos olhos. Com esse tipo, você consegue evitar os reflexos das luzes e ter uma melhor qualidade da imagem. 

Marque a altura da TV e prepare o local

Defina a altura do seu televisor na parede. O recomendável é que aparelhos até 40” fiquem a, no mínimo, 70 centímetros do chão, enquanto os com mais de 50” fiquem a 60 centímetros. Meça a altura colocando o zero no chão e termine abaixo da tela da TV.

A maioria dos televisores vem com um gabarito de marcação do suporte, contendo os lugares exatos onde a parede será perfurada. Para facilitar, cole o gabarito com fita adesiva na parede e marque, a lápis, onde estão os pontos a serem perfurados.

É importante ter uma fonte de energia atrás da TV para que você possa ligá-la sem deixar os cabos a vista, por isso, prepare o local para instalar uma nova tomada. 

Fixe o suporte

como colocar suporte para tv, como fixar tv na parede

Antes de tudo, entenda que cada suporte deverá ser fixado de uma maneira. Para fazer a fixação do suporte, será necessário deitar o televisor com a tela para baixo. Lembre-se de proteger a tela com uma tolha ou um lençol. Feito isso, prenda o carretel e a arruela na parte superior traseira do aparelho, com a ajuda de uma Chave Phillips. Em seguida, é a vez dos calços. Com a mesma chave, eles devem ser parafusados na parte inferior do aparelho.

Com a parede já marcada no local correto de perfuração, use a furadeira com a broca específica nos pontos previamente desenhados e, depois, encaixe as buchas nos furos. Utilizando uma Chave de Boca, prenda os suportes, apertando os parafusos. Certifique-se que estão bem fixados à parede antes de encaixar o televisor.

Agora é só pendurar a TV

como colocar suporte para tv, como fixar tv

Levante a TV até o suporte e encaixe o carretel com cuidado, atentando-se para que o aparelho esteja devidamente fixado ao suporte. Certifique-se que o televisor esteja corretamente nivelado. Depois de pendurada, só falta ligar os cabos e as conexões  como DVD, Home Theater e o VHS (se você gosta de um bom clássico) — e ligar a TV na tomada.

Pronto! Você acaba de aprender como colocar suporte para TV e, agora, já pode maratonar todos os seriados no conforto da sua casa. Não esqueça a pipoca!

Agora, se você não tem disposição e não sente segurança para fixar a TV na parede, conte com os profissionais do Triider. Eles são especialistas e fazem instalação de suporte de TV diariamente e com a maior facilidade. 

Gostou do nosso tutorial? Que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Aposto que vai facilitar a vida de muita gente! Assina a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. 

Comments are closed.