Como consertar fechadura? Veja sobre conserto e manutenção! | Triider

De todos os detalhes da casa, a fechadura é um dos que mais necessitam de atenção, principalmente quando é levada em conta a sua grande utilidade para a segurança do local. Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm dificuldades com ela, seja com a chave arranhando, problemas para girar ou até mesmo o miolo frouxo. Por esse motivo, saber como consertar fechadura é extremamente útil para a manutenção no dia a dia.

A boa notícia é que existem diversas técnicas fáceis e práticas para resolver os problemas com a fechadura. Você vai descobrir que não são necessários muitos produtos ou aplicações complicadas para deixar sua porta como se estivesse nova outra vez.

Pensando nisso, separamos algumas dicas neste post para ajudar você a resolver todos os seus problemas com a fechadura de uma maneira simples e rápida. Continue a leitura e confira!

Como consertar fechadura?

como consertar fechadura, fechadura estragada, como consertar miolo da fechadura

Uma das primeiras coisas que muita gente pensa ao se deparar com uma fechadura com mau funcionamento é jogar óleo nela, e isso é um grande equívoco. Na verdade, ao aplicar substâncias graxas, você corre o risco de misturá-las com a poeira local e acabar criando uma pasta de sujeira. Isso dificulta ainda mais o processo de conserto da peça.

Por isso, o primeiro passo para saber como consertar o miolo da fechadura é limpá-lo totalmente. Em seguida, você pode iniciar o processo de lubrificação. Entretanto, é preciso saber que o melhor lubrificante não é o óleo ou materiais semelhantes, mas sim o pó de grafite.

Desse modo, introduza o pó através do canhão e gire a chave algumas vezes, a fim de espalhar o produto. Caso isso não funcione, pode ser que você precise desmontar a fechadura. No entanto, antes de tentar fazer isso, certifique-se de que o modelo permite ser desmontado.

Como desmontar uma fechadura?

como consertar fechadura, como consertar miolo da fechadura, fechadura estragada

Com o auxílio de uma chave de fenda, desparafuse a placa metálica que prende a fechadura junto à porta e comece retirando as maçanetas. Geralmente elas estão unidas por uma mola ou cavilha. Quando todos os itens estiverem frouxos, retire a peça com cuidado — se for preciso, utilize a chave para empurrá-la.

Com a fechadura solta, abra a sua caixa e procure por danos. Veja se todas as molas estão corretas, se não há excesso de produtos ou se as peças não estão gastas. Se achar necessário, faça mais uma vez uma limpeza com um pano que não solta pelos.

Coloque a fechadura no mesmo lugar e faça novamente o teste. Caso os problemas persistam, vale a pena chamar um chaveiro e trocar por uma nova peça. Nessa situação, lembre-se de levar anotadas as dimensões do item, a fim de conseguir uma exatamente igual e evitar ter que adaptar a porta.

Que ferramentas eu preciso?

Para aplicar o lubrificante, você precisará dos seguintes itens:

  • um pano de flanela, para limpar a fechadura;

  • luvas, para evitar que o produto entre em contato com a sua pele;

  • um tubo de pó de grafite;

  • uma chave que pertença à fechadura em conserto;

  • chave de fenda, caso precise desmontar a fechadura.

Todas essas ferramentas podem ser encontradas facilmente em uma loja de materiais de construção. Se você já tiver uma chave de fenda em casa ou se não for necessário desmontar a fechadura, você desembolsará cerca de R$ 15 para realizar o conserto.

Como evitar que isso aconteça?

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para arrumar aquela porta de casa que não abre, bem como as ferramentas essenciais para isso, você deve entender quais erros evitar para que as fechaduras parem de dar problemas e você não tenha que consertá-las novamente tão cedo. Confira nossas dicas a seguir!

Faça uma manutenção regularmente

como consertar fechadura, como consertar miolo da fechadura
Foto: Antonina Bukowska

Para manter as fechaduras sempre em bom funcionamento é preciso garantir a manutenção delas. Esse cuidado inclui a lubrificação do miolo e das chaves com a aplicação anual de uma pequena quantia de grafite em pó ou sempre que sentir que está ficando difícil de trancar e destrancar.

Muitos indicam o uso de graxas e óleos, mas como esses produtos são molhados, eles geram um risco de entupir o miolo quando utilizados em excesso. Isso acontece porque tendem a acumular resíduos e poeiras que grudam ao entrar em contato com o líquido ou com a pasta.

Sendo assim, é preferível utilizar apenas o grafite em pó na fechadura, mas caso você ainda não o tenha em casa, um óleo como um WD-40 pode ajudar temporariamente para que você não fique trancado para fora.

Nunca utilize chaves danificadas

como consertar fechadura, fechadura estragada

Muitas vezes pensamos que o problema está na fechadura da porta, quando na verdade ele pode estar na chave danificada que você está utilizando no dia a dia. Isso pode atrapalhar na hora de destrancar a sua casa ou ainda acabar realmente danificando o miolo que até então estava em bom estado.

Por isso, fique atento ao estado das suas chaves! Evite utilizá-las quando já estiverem empenadas ou gastas. Em vez disso, providencie uma troca imediata por chaves novas para evitar problemas.

Mantenha a fechadura limpa

como consertar fechadura, fechadura estragada, miolo da fechadura estragado, como desmontar fechadura

Como dito, os resíduos de sujeira e poeira podem se acumular na fechadura. Esse é um problema que dificulta bastante na hora de abrir e fechar a porta, pois impede que a chave seja posicionada adequadamente e faça seu trabalho.

Por isso, é importante mantê-la longe de qualquer tipo de resíduo. Limpe-a regularmente com um paninho por fora, abra sempre que necessário para higienizar por dentro e não se esqueça de protegê-la quando tiver risco de acumular qualquer pó.

Saber como consertar fechadura das portas da sua casa não é das tarefas mais difíceis. Uma vez que você aprende a fazer isso e entende como evitar que o problema aconteça, isso deixa de ser um grande transtorno.

Não se esqueça: é importante contratar um profissional qualificado para fazer manutenções e lidar com esse tipo de problema — assim é possível evitar prejuízos!

Gostou de saber sobre como arrumar aquela sua porta que não abre? Então aproveite para conhecer o Triider e conferir os serviços que temos para facilitar a sua vida e te ajudar a economizar tempo!

Ah, e para ficar por dentro de tudo sobre manutenção e dicas em geral para a sua casa, assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos em primeira mão!

Comments are closed.