Search

Aprenda como organizar sapatos: dicas de organização e conservação

Como organizar sapatos? Limpeza, organização e conservação! Veja os melhores locais para guardar e como fazer para não comprometer a durabilidade de seus sapatos!

Quem tem muitos calçados ou mesmo mora em uma residência pequena conhece bem quais são as dificuldades de descobrir como organizar sapatos. Dependendo do modo como são armazenados, os itens podem ser danificados ou esquecidos no fundo do armário.

Com tantas opções de organização de sapatos, a tarefa de encontrá-los rapidamente ao se arrumar para uma festa ou sair para o trabalho ficará mais fácil. O ideal é que se tenha um espaço reservado para guardar os calçados  de preferência, um lugar arejado para evitar odores.

Neste post, trouxemos algumas dicas e sugestões sobre as diversas formas para organizar sapatos que facilitarão a sua vida e deixarão o seu lar bem mais ordenado. Acompanhe!

Avalie o espaço do seu quarto

como organizar sapatos, como organizar sapatos no armário, como organizar sapatos no guarda-roupa, dicas de organização de sapatos

Do mesmo modo que acontece com muitos elementos dentro de casa, os calçados podem ser difíceis de organizar, ainda mais quando não se tem um espaço exclusivo para eles.

O ideal é que sejam armazenados em seu quarto e próximos de suas roupas. Assim, quando precisar avaliar a combinação do look, ficará mais prático para experimentar. Reserve um espaço para eles no cômodo em que ficam as suas roupas e traga mais praticidade e agilidade para o seu dia a dia.

Invista em prateleiras ou nichos

como organizar sapatos, organização de sapatos, como organizar sapatos no armário, como organizar sapatos em prateleiras, como organizar sapatos no quarto
Foto: Danny Wage

Depois de separado o cômodo da casa para a organização dos sapatos, é hora de posicioná-los no ambiente de forma que a sua visualização fique mais fácil. Para isso, utilize prateleiras ou nichos organizadores, que são práticos e acomodam bem os calçados em qualquer espaço.

No mercado, é possível encontrar vários modelos de prateleiras e nichos organizadores – que podem ser internos ou externos ao guarda-roupa. Hoje em dia, é possível encontrar cabides para calçados ou prateleiras de tecido que os acomodam bem em qualquer pequeno espaço do roupeiro. Uma outra ideia é adicionar prateleiras nas portas do guarda-roupa. uma boa dica, se você tem pouco espaço, é colocar a sapateira atrás da porta.

Você também pode usar a sua criatividade e reaproveitar materiais em sua casa, como o PVC ou o fundo de garrafas PET para montar seu próprio nicho. Você irá precisar de um pouco de paciência e habilidades manuais para isso, mas não se trata de uma atividade difícil.

Essa organização com certeza irá garantir economia de tempo, o que, às vezes, torna-se muito escasso devido à correria cotidiana.

Separe os sapatos por categoria

como organizar sapatos, como organizar sapatos no armário, como organizar sapatos no guarda roupa

Uma outra ideia de organização é separar os sapatos por categoria. Reserve um espaço para tênis, outro para saltos, sapatilhas, rasteiras, e assim por diante. Se tiver de dividir o espaço com seu companheiro, não esqueça de separar um espaço para os seus sapatos também. Isso facilita a sua localização no ambiente.

Evite locais úmidos

como organizar sapatos, como organizar sapatos no armário, organização de sapatos
Foto: Dominik Martin

Os sapatos precisam ser acondicionados em locais arejados e que não tenham acesso à umidade. Isso evita que os odores e o mofo tomem conta dos seus calçados, afastando maiores danos. Uma opção é entender como organizar os sapatos em caixas. Dessa forma, é possível evitar o contato deles com aspectos que podem deteriorá-los.

O mesmo serve para a sujeira. Jamais guarde os sapatos sujos no guarda-roupa. Dá muito mais trabalho ter que tirar tudo para higienizar. Então, procure passar um pano antes de guardar o sapato usado. Isso se torna ainda mais necessário no caso das sapateiras de tecido.

Você já experimentou tirar os sapatos toda a vez que entra em casa? Isso diminui consideravelmente a sujeira dentro de casa e, com isso, você nunca vai esquecer de limpar o sapato antes de guardar. Fica a dica!

Nunca empilhe os sapatos

como organizar sapatos, como organizar sapatos no armário, como organizar sapatos
Foto: Jakob Owens

Empilhar sapatos para ganhar mais espaço no ambiente pode ser uma péssima ideia, pois isso prejudica o material dos calçados, o que pode até mesmo modificar a sua forma. Saber como organizar sapatos na sapateira ou como organizar sapatos em caixas pode evitar o empilhamento incorreto deles. Se você não tem muito espaço e precisa empilhar os sapatos, utilize um desses recursos, pois eles permitirão o empilhamento ideal dos calçados.

Como pudemos ver, entender como organizar sapatos da forma correta é fundamental para manter o ambiente mais agradável, prático, limpo e evitar estragar seus sapatos. Agora que você já sabe como fazer, é só aplicar essas dicas e aproveitar a facilidade que isso trará para a sua rotina.

E aí, conseguimos te ajudar com a organização de sapatos? Tem outros conteúdos muito legais para você. Confira também como deixar a casa sempre perfumada, aprenda como instalar tomadas e muito mais por aqui! Assine a newsletter e fique por dentro de tudo!

Ah, e se você ficou com alguma dúvida, comente aqui!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!