Search

Use papel de parede para home office e transforme o seu escritório!

Além do seu espaço de lazer, sua casa também virou escritório? Que tal então explorar uma decoração especial usando papel de parede para home office? Nós te ajudamos nessa missão!

Trabalhar em casa é uma experiência bem diferente e pode nos trazer muitas alegrias no dia a dia. De fato, é bem mais agradável poder desenvolver as nossas atividades profissionais em um ambiente personalizado conforme o nosso gosto.

E se o home office está do nosso agrado, é bem provável que irá nos provocar bons sentimentos, despertar a criatividade, instigar a imaginação e impactar positivamente na produtividade.

Por tudo isso que nós dissemos você pode concluir ser importante pensar também na decoração do escritório da sua casa. Este cantinho de trabalho jamais deve ser negligenciado — seja por limpeza, organização e personalização.
É possível utilizar vários elementos para tornar esse espaço mais agradável e confortável. Um deles, por exemplo, é o papel de parede.

Tal material é, muitas vezes, utilizado na arquitetura de interiores para o controle térmico dos ambientes. Mas os decoradores vão explorar os papéis para enriquecer as decorações, como um toque de charme.

Também para enfatizar o estilo da composição, criando pontos focais, fazendo pano de fundo para móveis importantes e preenchendo áreas vazias de paredes. Neste artigo você vai aprender como utilizar o papel de parede para home office. Vem com a gente!

papel de parede para home office
Projetos: Glaucio Gonçalves e Daniele Franco/Viva Decora

Qual parede pode ganhar destaque na decoração de home office?

Cantinhos de trabalho dentro de casa podem ser montados em diversos ambientes diferentes, e não necessariamente em um cômodo próprio.

Nesse caso, o papel de parede também ajudaria a enfatizar os limites que separam esta zona de trabalho de espaços com outras funções dentro de casa. E é claro, sempre fazendo pano de fundo para a estrela maior desta decoração, que é a mesa do computador.

Em situações diferentes de projeto, podemos considerar aplicação de papel de parede em locais diferentes do escritório.

Pode ser que, dependendo do caso, seja melhor aplicar o revestimento em outra parede, não atrás da mesa do computador, visando um efeito visual diferente. Por exemplo, colocar o papel em uma parede lateral para ajudar a preencher a mesma ou criando a ilusão de que o ambiente é mais largo ou comprido.

Por vezes, o papel de parede pode ser utilizado para destacar a entrada do cômodo ou para disfarçar elementos indesejados da arquitetura, como se fosse uma camuflagem. E tem mais um detalhe.

Algumas mesas de computador podem apresentar um formato de L ou U. Neste caso, poderíamos considerar a parede pano de fundo para o lado de maior medida do móvel para ser o destaque da decoração do home office.

papel de parede para home office
Projetos: Marcela Rocca e Claudia Comparin/Viva Decora

Dicas de papéis de parede que combinam com espaço de trabalho em casa

Se você percorrer as lojas de decoração agora mesmo, verá que o mercado nacional oferece uma variedade enorme de opções de papel de parede. E ainda temos outros produtos similares à venda, como tecidos de parede e adesivos de parede.

Todos em cores e estampas variadas. Mas, obviamente, nem tudo pode combinar com a decoração de escritório. E ainda há alguma diferença entre decorar escritórios e home office.

Dentro da sua casa, você terá muito mais liberdade para escolher os tipos de papel de parede lhe agradam, pois este será um ambiente de trabalho privado, só seu.

Contudo, você não pode esquecer de que tudo que utilizamos dentro dos ambientes pode refletir nos nossos sentimentos, emoções e ações. Então, você deve pensar sobre quais as cores e desenhos de papel de parede que não impactariam no seu dia a dia de trabalho.

papel de parede para home office
Projetos: Rodrigo Fonseca e Emerson Vaz/Viva Decora

Assim, papéis de parede em cores muito berrantes, como vermelho e laranja intenso, podem te deixar mais agitado e até nervoso. Já papéis de parede com cor e desenho que lembram o céu podem te provocar sono.

E esse são efeitos que você não quer passar na decoração do seu escritório, certo? Você deve pensar em como seu cérebro age com relação a cada cor, e também quais as cores que combinam com a sua atividade.

  • Branco: limpeza, paz e vazio;
  • Amarelo: alegria e luz;
  • Laranja: fogo e energia;
  • Vermelho: calor, paixão e ódio;
  • Rosa: romantismo e beleza;
  • Roxo: mistério, justiça, espiritualidade;
  • Azul: frio, mar e amizade;
  • Verde: natureza, boa saúde e esperança;
  • Cinza: terra, outono e vigor;
  • Preto: elegância, noite e morte;
  • Marrom: seriedade e estabilidade.
  • Algumas dessas cores, como citamos antes, não poderiam cobrir paredes inteiras do seu escritório, para não comprometer o seu rendimento.

    Porém, elas podem aparecer de modo sutil no desenho do papel de parede ou nos elementos colocados à sua frente — mesa de computador, cadeira de escritório e acessórios. Contudo, a escolha mais fácil e acertada que você pode fazer é de um papel de parede neutro para o seu escritório.

    papel de parede para home office
    Projeto: Espaço do Traço Arquitetura/Viva Decora

    Observe os exemplos apresentados nas imagens deste texto. Perceba como os papéis utilizados nestes projetos apresentam cores como bege, cinza e preto.

    E mesmo que eles tenham desenhos um tanto quanto irreverentes, como imitando pele de animais, ainda parecem neutros. Além disso, dão um toque de sofisticação e modernidade a estes ambientes de trabalho.

    papel de parede para home office
    Projeto: Paulinho Peres e Anna Maya Arquitetura /Viva Decora

    Como combinar o papel de parede escolhido com os móveis e eletrônicos?

    Digamos que você tenha considerado todas as recomendações que fizemos no tópico anterior. Então, você escolheu um papel de parede em cores neutras para o seu home office.

    Resumidamente, esses papéis são mais fáceis de combinar com qualquer tipo de decoração. Entretanto, você deve desejar que o papel escolhido faça sentido dentro deste cenário, não é?

    Pois bem, em tal situação, é importante explorar as alternativas de estampa dentro desta paleta limitada de cores. Vamos voltar a observar as imagens deste texto.

    papel de parede para home office
    Projeto: Patricia Kolanian Pasquini e Piloni Arquitetura/Viva Decora

    Você pode perceber que alguns projetistas optaram por um desenho geométrico igualmente neutro, fazendo com que o escritório em casa possa receber todo tipo de profissional para reuniões e negociações.

    Em outros casos, pode-se notar um pouco mais de ousadia. Em dois casos, parece que a ideia era que o desenho do papel fosse relacionado com o estilo de vida da pessoa; por exemplo, mais aventureira, fazendo-a lembrar de dar à mente os seus objetivos e metas, como trabalhar para juntar dinheiro e viajar. E ainda vemos exemplos em que a inspiração é os passatempos da pessoa, como a escrita.

    papel de parede para home office
    Projeto: Idália Daudt e Cristina Lembi/Viva Decora

    Na sua casa, você pode deixar o papel do escritório em maior evidência se a mesa à sua frente cor de vidro transparente ou, pelo menos, com a parte de trás aberta, sem fundo.

    Já se o papel é muito escuro, como em preto, você pode utilizar uma mesa branca com fundo uma mesa em um tom mais vivo e alegre, como amarelo, para suavizar a decoração. Mesas em madeira natural ajudariam a aquecer este ambiente decorado em tons neutros.

    papel de parede para home office
    Projeto: Rodrigo Fonseca e Ambientta Arquitetura/Viva Decora

    Não é interessante fazer o papel de parede combinar com cadeiras, por exemplo. Se o revestimento for muito escuro, todos os outros elementos ao redor devem ajudar a clarear o ambiente — lembrando que essa área deve apresentar uma excelente iluminação.

    Agora, se o papel apresentar tons mais claros – não necessariamente neutros, mas pastel, esses mesmos tons podem aparecer em tapetes e cortinas próximas.

    E aí? Já pensou em qual papel usar em seu home office? Use todo seu bom gosto e criatividade e crie um espaço de trabalho bonito e funcional!

    Essas dicas de decoração para home office foram criadas pela equipe Viva Decora.

    POSTS RELACIONADOS

    No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

    Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

    Abraçamos os seus projetos! #Triider

    Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!