Search

Como otimizar o espaço em uma cozinha de apartamento pequeno? Vamos te contar neste artigo!

Pessoas ao redor do mundo vivem — e vivem muito bem — em casas de áreas mínimas, a exemplo das minihouses ou tiny houses. Por isso, se você pensa que apartamentos compactos não oferecem conforto, talvez seja hora de você se inspirar em alguns projetos mais modernos.

As melhores soluções vêm do bom planejamento de ambientes. Uma cozinha de apartamento pequeno, por exemplo, pode oferecer tudo o que é preciso para que os moradores consigam desenvolver as suas tarefas entre as panelas.

Neste artigo, você verá algumas propostas com soluções criativas e inovadoras para aproveitar o potencial máximo das cozinhas compactas. Inspire-se e entenda o que pode ser feito de diferente em cada caso para que o cômodo decorado fique mais atraente e funcional, parecendo até mesmo mais amplo do que realmente é.

cozinha de apartamento pequeno
Projetos: Maria Helena Torres e Mora estúdio/Viva Decora

Qual layout faria uma cozinha pequena parecer maior?

Até alguns anos atrás, existia uma cultura muito “amarrada”, onde ambientes com quatro paredes costumavam ser o padrão. Mas, através de uma evolução natural da arquitetura residencial, os novos modelos de ambientes integrados de cozinha e sala oferecem novas possibilidades de design e decoração.

O conceito aberto ajuda a livrar os cômodos daquela sensação de sufocamento, principalmente nos apartamentos pequenos. Com ambientes cada vez mais integrados, os moradores podem realizar suas tarefas do dia a dia com mais conforto e fluidez, além de terem uma melhor iluminação e ventilação.

Então, a depender da estrutura do imóvel e do aproveitamento de área de terreno, podemos ter soluções diferentes de planta de cozinha pequena.

Alguns exemplos: uma cozinha em fita, integrada com lavanderia; cozinha com balcão ilha integrada com sala; cozinha em ‘L’ em um canto de sala. Nas ilustrações deste texto você pode ver esses modelos muito bem exemplificados.

cozinha de apartamento pequeno
Projetos: Bender Arquitetura /Viva Decora
cozinha de apartamento pequeno
Projetos: Tria Arquitetura/Viva Decora
cozinha de apartamento pequeno
Projetos: Maria Helena Torres e Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Como e por que utilizar cores para criar pontos focais na cozinha do apartamento?

Imagine jogar dezenas de objetos com muitos detalhes chamativos, todos em um único metro quadrado. Qual a sensação que teríamos ao olhar para esse ambiente? Talvez um pouco de confusão?

Para evitar que a decoração fique pesada caso você tenha uma cozinha pequena, prefira linhas de design mais clean, com cores claras, que ajudam a dar uma sensação de amplitude.

Quando o espaço do cômodo é muito compacto, tentamos fugir de misturas sem critério e evitamos os excessos para que o ambiente pareça maior. Ou seja, menos detalhes causam menos confusão visual.

Contudo, também não queremos que a área pareça desinteressante, não é mesmo? Então, para quebrar o básico, podemos dar uma pitada aqui e ali de cor.

cozinha de apartamento pequeno
Projeto: INÁ Arquitetura/Viva Decora

E onde aplicar cor na cozinha? As próprias bancadas da cozinha podem ser o ponto máximo de cor no ambiente — preferencialmente contrastando com os armários.

Também é possível escolher uma faixa de armário, superior ou inferior, ou um tipo de módulo, como um gaveteiro colorido. Há também a possibilidade de fazer um fundo backsplash para pia ou um painel de fundo para nichos e prateleiras, por exemplo.

cozinha de apartamento pequeno
Projeto: INOVA Arquitetura/Viva Decora

Para finalizar, podemos ter uma paleta neutra e limitada de cores para a cozinha de casa e pontuar o cenário com acessórios coloridos, como panelas e eletrodomésticos. E o mais legal dessa solução é que ela permite que a atmosfera local seja renovada sempre que você trocar os antigos objetos por novos. Essa é uma boa tentativa de criar uma decoração inovadora, mas sem precisar de grandes reformas.

cozinha de apartamento pequeno
Projetos: Ana Laura Wolcov/Viva Decora

Quais móveis e acessórios ajudam a otimizar a área de cozinha de apartamento pequeno?

Nas cozinhas compactas, quanto mais áreas de parede puderem ser cobertas com armários, melhor. Claro que nessa soma não podemos nos esquecer dos espaços reservados para equipamentos essenciais como pia, geladeira e fogão.

cozinha de apartamento pequeno
Projeto: Tria Arquitetura/Viva Decora
cozinha de apartamento pequeno
Projetos: Betânia Pacheco/Viva Decora

Fora isso, qualquer cantinho vazio pode ser preenchido com prateleiras e nichos, por exemplo. Aliás, existem vários modelos diferentes de nichos próprios para cozinha. Alguns exemplos:

  • nicho de micro-ondas: medida aproximada de 60 x 40 x 40 cm;
  • nicho garrafeiro simples: medida aproximada de 15 x 70 x 38 cm;
  • nicho para porta pano de prato: medida aproximada de 20 x 70 x 55 cm;
  • nicho aéreo para potes: medida aproximada de 20 x 80 x 38 cm ou 40 x 70 x 30 cm.
  • cozinha de apartamento pequeno
    Projetos: Braccini + Lima Arquitetura e Decoradoria Decoração Online /Viva Decora

    E não podemos terminar esse texto sem falar dos suportes de cozinha. Alguns servem para otimizar as áreas internas de armários, como os aramados para frascos de temperos e produtos de limpeza, lixeira, tampas de panela, e mais.

    Depois, os suportes para parede, como porta-canecas, conchas e escumadeiras, facas, entre outros. Mantendo esses itens em suportes, as bancadas ficam mais livres e a cozinha pequena parece mais espaçosa.

    cozinha de apartamento pequeno
    Projeto: Marcia Addor/Viva Decora

    Essas dicas de decoração para cozinha de apartamento pequeno foram criadas pela equipe Viva Decora.