Search

As redes de proteção são itens indispensáveis para algumas famílias, já que trazem mais segurança aos moradores de apartamentos e podem até mesmo evitar algumas tragédias.

Mesmo sabendo da importância das telas de proteção, existem pessoas que ignoram esse item ou não sabem como instalar rede de proteção checando pontos importantes, como a qualidade dos materiais e algumas normas de segurança. Entretanto, não é recomendável contar com a sorte quando o assunto é a segurança daqueles que amamos. 

Este artigo irá ajudá-lo a entender a importância de saber como instalar uma rede de proteção. Preste bastante atenção e boa leitura!

A escolha do material é algo relevante?

tela de proteção de janela

A escolha do material é muito importante. Evite o amadorismo e não economize nesse momento. Não reaproveite materiais para fazer a sua rede de proteção. Esse tipo de equipamento de segurança tem uma fiscalização, que é responsável por avaliar a qualidade do material comercializado.

Lembre-se de que uma rede de segurança deve suportar o peso de uma pessoa contra ela, além de oferecer certa resistência a materiais abrasivos ou cortantes. Uma tela de proteção suporta cerca de 500 kg por metro quadrado.

O uso de materiais alternativos, como tiras de plástico, redes de pesca, etc., não é recomendado porque esses produtos não foram desenvolvidos para essa finalidade. Além de não suportarem o peso de uma pessoa, eles ainda podem causar cortes, por exemplo.

As redes de proteção são confeccionas com polietileno. Este material tem resistência e é o mais usado para essa finalidade. Sua qualidade impressiona, durando cerca de dez anos.  Devido a essas características, o polietileno é recomendado por profissionais, como engenheiros e arquitetos.

Quais locais devem ter uma rede de proteção?

sacada com tela de proteção

Janelas, varandas e sacadas são os principais espaços em que o morador deve considerar instalar rede de proteção.

Contudo, ainda que você não more em apartamentos, considere a instalação de tela de proteção ao redor de piscinas. Assim, você pode evitar acidentes com crianças. Além disso, a tela de segurança também pode ser usada ao redor de jardins para proteger as plantas e flores.

Nesses casos, a instalação tem um objetivo diferente – evitar que crianças pequenas e animais de estimação, como cães, destruam as plantas do jardim e caiam na piscina.

Há restrição quanto ao tipo de janelas e aberturas? 

Sim! Você deverá considerar o estilo da sua janela. Isso é importante para evitar que a rede de proteção prejudique a estética de sua casa, além de evitar que a instalação não traga segurança — uma vez que é feita de forma indevida. Ou seja, o formato influencia. Vejamos os tipos de janelas e como instalar as telas de proteção em cada uma delas: 

Se a sua janela tiver um estilo mais tradicional, sendo de forma retangular, quadrada ou oval, será possível incluir a rede de modo que ela acompanhe o seu desenho.

Já, se a janela contiver venezianas, existe a possibilidade de incluir a rede entre o vidro e as venezianas. Nesse caso, coloque-a do lado de fora do imóvel. Se a veneziana for sanfonada, a instalação terá de ser realizada entre o vidro.

Se a sua janela corre para a lateral, o recomendado é instalar a tela de proteção do lado de fora — assim será mais fácil fazer consertos na janela, além de limpar seus vidros.

Se ela for basculante, modelo que é muito comum em banheiros e lavanderias, a instalação deve ser feita por dentro. Essa regra é muito importante, pois, se a colocação da rede for feita por fora, sua abertura será reduzida ou o objeto pressionará a rede, gerando tensão.

Posso instalar uma rede de proteção?

Você pode, mas lembre-se de que existem empresas e profissionais especializados nesse tipo de atividade. Falaremos melhor sobre isso no final deste item, pois, agora, vamos ao passo a passo para a instalação. 

Como instalar rede de proteção? 

A primeira dica é ter tudo o que você precisa em mãos — principalmente a tela e os ganchos. Meça os pontos dos ganchos, levando em consideração os 30 cm recomendados. 

Passo 1

O primeiro passo é entender a estrutura da parede na qual o equipamento será fixado. Isso porque, dependendo do material, você terá de usar parafusos com diferentes tamanhos. Lembre-se de que, a cada 30 cm de tela, você deverá fixar um gancho de sustentação. Caso você tenha um gato, a distância entre os ganchos pode ser menor.

Passo 2

Com uma furadeira, você deverá realizar furos que permitam a fixação de uma bucha número seis. Nela, serão fixados os ganchos. 

Passo 3

Utilize ganchos galvanizados para fazer a instalação. Aperte-os na bucha usando um alicate. Desse modo, você evitará danos à sua parede e garantirá a fixação do material. 

Passo 4

Instale a tela, encaixando-a aos ganchos. A escolha do tipo de tela pode variar. Se sua intenção é evitar acidentes com animais, a rede de proteção número cinco é suficiente. 

Passo 5

Remova o excesso de tela com muito cuidado, para não comprometer a qualidade do material. Corte seguindo uma única linha como referência. Nunca corte antes do nó dos fios e sempre utilize uma tesoura. 

Passo 6

Passe um cordão naval branco de 4 mm por todos os ganchos. O cordão também deverá passar pela rede, de forma alternada — ora por dentro da rede, ora por fora dela. Dessa forma, ela terá sustentação. 
Lembre-se de dar um nó na ponta do fio que será colocada no primeiro gancho. 

Passo 7

Estique bem o fio, criando uma tensão. Corte o excesso de fio e prenda a outra ponta com um nó em um dos ganchos da base. 

Devo instalar a tela de segurança? 

Você viu que o passo a passo não é tão simples assim. Além disso, se você estiver em um andar mais alto ou até mesmo em uma casa de dois andares, o risco da queda existe e as consequências não são as melhores caso isso aconteça. Levando tudo isso em consideração, o ideal é que você contrate um profissional para realizar esse serviço. Os prestadores que realizam esse tipo de serviço sabem como instalar rede de proteção da maneira correta e, principalmente, sem correr riscos.

Contudo, caso você queira colocar uma rede de proteção em uma área externa, como jardim ou piscina, ou se o local escolhido não oferece riscos à segurança de nenhuma pessoa, você mesmo pode inserir uma rede no local.

O que fazer após a instalação?

tela de proteção

Para garantir a duração da rede, evite limpá-la com produtos abrasivos. Sua higienização dever ser feita com água e sabão neutro, usando um pano macio. Também não exponha o equipamento a calor excessivo, como aquele gerado pelo motor de equipamentos.

O mais importante: em hipóteses alguma retire os ganchos de instalação. Em alguns casos, o morador decide por removê-los, ou afrouxá-los, para poder limpar um ambiente. Uma vez realizada a instalação de rede de proteção, ela não poderá ser removida, pois isso danifica a parede, os ganchos e a própria rede. 

É importante mencionar, ainda, que as etapas que envolvem a instalação de rede de proteção são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, o ideal é contratar um profissional para fazer esse trabalho. Desse modo, você trará segurança à sua casa. Além disso, é recomendado que a rede passe por manutenção anualmente.

Qual a importância da instalação de rede de proteção?

rede de proteção para gatos

Em 2015, a ausência de uma rede de proteção nas janelas de casas e apartamentos vitimou 33 crianças brasileiras. Em 2014, mais de 500 crianças foram internadas devido às quedas.

Além disso, ter uma rede de proteção instalada pode evitar que uma pessoa se culpe pela morte de um bichinho de estimação, por exemplo.

No começo deste ano, o ator global Carmo Dalla Vecchia lamentou a morte de seu gato. Carmo mora em um apartamento e disse, em uma publicação no Instagram, que amigos já o haviam alertado sobre a necessidade de instalar uma tela de proteção.

Ademais, outro ponto que merece atenção dos proprietários de apartamentos é a segurança dos idosos. Nessa faixa etária, as pessoas podem apresentar dificuldades para manter o equilíbrio.

Por isso, ainda que um familiar tenha passado sua vida toda vivendo em um imóvel sem rede de proteção, isso não é desculpa para não fazer a instalação. Fica a nossa dica e recomendação. 

Pronto, agora você já sabe como instalar rede de proteção! Mas lembre-se: esse não é um serviço fácil e nem indicado para amadores. Priorize a sua segurança e conte com profissionais para fazer essa instalação.

Se você gostou deste artigo, não deixe de assinar a nossa newsletter. As melhoras dicas sobre decoração, reformas e manutenção serão enviadas diretamente para o seu e-mail!