Search

Como fazer arranhador para gatos: confira o passo a passo

Relaxe seus pets! Saiba como fazer arranhador para gatos, com materiais simples e duráveis, em um passo a passo rápido!

Além de muito carinho e descontração, ter um felino em casa exige alguns cuidados especiais, e um deles diz respeito às unhas dos bichanos. Mais do que uma brincadeira e um prazer, gatos sentem a necessidade de manter suas unhas em ordem desde pequenos. É uma questão da sua natureza.

Uma das melhores soluções para isso é comprar ou saber como fazer arranhador para gatos. Afinal, para evitar danos aos pés de cadeira, sofás e tudo o mais que o seu bichinho achar que pode usar como lixa de unha, a única saída é atender ao instinto dele. Então, confira neste artigo o passo a passo de como fazer um arranhador para gatos!

Quais são as vantagens de ter um arranhador para gatos?

como fazer arranhador para gatos, como fazer um arranhador para gatos, como fazer arranhador para gatos caseiro, como fazer arranhador para gatos de papelão, como fazer arranhador para gatos passo a passo, artesanato com garrafas pet, brinquedos para gatos caseiro, brinquedo para gato com caixa de sapato

De fato, um arranhador caseiro oferece vantagens em vários sentidos. O primeiro e principal deles, como dissemos, é atender às necessidades do gato.

Para o seu gato

Felinos raspam suas unhas num gesto territorial, porque são nelas que ficam as glândulas odoríferas, que deixam o seu cheiro característico no lugar. Além disso, eles vivem em busca de uma maneira de relaxar (eles se estressam também!), e raspar as unhas é ótimo para aliviar a pressão.

Fora esses benefícios, eles também adoram a atividade, e é por isso que ter um brinquedo para gatos caseiro é diversão garantida!

Para a sua casa

A segunda (também muito importante) vantagem é a preservação da sua casa. Afinal, um arranhador evita que os seus bichos estraguem — ainda que sem intenção — os seus móveis ao rasparem as unhas em tudo o que encontram pela frente. Não dá para por na conta do bichinho o prejuízo, mas o arranhador resolve o problema.

Ademais, confeccionar esse brinquedo para gatos caseiro do zero é muito simples, ou seja, não exige uma habilidade de chefe de marcenaria nem de instalador de móveis. Bastam apenas algumas ferramentas e poucas horas do seu dia livre.

Para o seu bolso

O benefício também se estende ao seu bolso, já que produzir o brinquedo em casa sai bem mais em conta do que comprar um novo em um pet shop. Além disso, você é quem escolhe o estilo do arranhador, baseado no que o seu animal mais gosta e até mesmo seguindo a decoração da sua casa. 

Como fazer arranhador para gatos caseiro?

como fazer arranhador para gatos, como fazer um arranhador para gatos, como fazer arranhador para gatos caseiro, como fazer arranhador para gatos de papelão, como fazer arranhador para gatos passo a passo, artesanato com garrafas pet, brinquedos para gatos caseiro, brinquedo para gato com caixa de sapato

Como dissemos, você precisará separar algumas ferramentas, materiais e horas do seu dia para montar essa peça especial para o seu bichinho de estimação. E pode ter certeza de que ele ficará de olho em cada detalhe na hora da montagem, apenas esperando o momento de arranhar o brinquedo!

Confira o passo a passo a seguir.

Materiais
  • 2 pedaços quadrados de madeira na medida mínima de 40 cm x 40 cm — pode ser compensado, MDF ou outra madeira leve;
  • 1 caibro grosso de madeira de 50 cm de comprimento;
  • 3 tapetes de porta pequenos e grossos;
  • 6 pedaços médios de papelão grosso;
  • pistola aplicadora de cola quente;
  • 1 tubo de cola de madeira;
  • 2 metros de tecido grosso;
  • 1 rolo de corda de sisal;
  • 6 refis de cola quente;
  • 10 pregos;
  • tesoura;
  • martelo;
  • caneta;
  • trena.
Confecção

Primeiramente, você deve pregar as madeiras de forma que cada pedaço fique nas extremidades do caibro, para que ele fique parecido com um carretel. Faça isso com cuidado e apoie a madeira em alguma mesa ou local firme, para evitar que as marretadas escapem.

Depois, ligue a pistola de cola quente e coloque um refil nela. Espere alguns minutos até a cola começar a derreter e cole a corda de sisal no caibro. Deixe a peça tombada para facilitar a colagem, e vá colando a corda com a cola quente de forma que o sisal percorra, em espiral, todo o caibro.

Feita essa parte, enquanto a cola quente seca e adere a corda na madeira, você forrará a base e o topo do arranhador. Para isso, sugerimos algumas opções de materiais: papelão e tecido ou o tapete grosso.

Como fazer arranhador para gatos com papelão e tecido

Se optar pelo papelão e tecido, você deverá usar um sobreposto ao outro. Em primeiro lugar, meça as madeiras (base e topo) do arranhador, e recorte o papelão nessas medidas. Você pode fazer parte a parte, já que o centro do brinquedo tem o caibro, que impede que uma peça inteira seja colada de uma vez.

Cole o papelão com a cola de madeira por todo o espaço da base e do topo do arranhador. Enquanto o papelão gruda na madeira, você aproveitará as mesmas medidas para recortar o tecido grosso também. Depois, com a cola de madeira, cole o tecido em cima do papelão, revestindo toda a superfície em que o material estiver.

Como a cola de madeira demora algum tempo para secar por completo, você deverá esperar, no mínimo, 6 horas antes de deixar que os seus animais façam a farra no arranhador.

Com tapete grosso

O tapete grosso que indicamos aqui é aquele feito de tecido parecido com veludo, mais fofinho, usado em portas de casa ou banheiros. Você poderá usar tanto um tapete velho que já tenha, como comprar peças novas — mas os modelos mais baratos!

Com o tapete na mão, tire as medidas dos pedaços de madeira quadrados, marque-as com uma caneta na parte de baixo do tapete, e recorte-os. Depois, aplique a cola quente em toda a madeira que será revestida e preencha-a com os pedaços dos tapetes.

Essa cola seca rápido, mas, para garantir que o tapete não descolará, espere duas horas até liberar o arranhador para os seus gatinhos.

Como deixar o arranhador mais atrativo?

como fazer arranhador para gatos, como fazer um arranhador para gatos, como fazer arranhador para gatos caseiro, como fazer arranhador para gatos de papelão, como fazer arranhador para gatos passo a passo, artesanato com garrafas pet, brinquedos para gatos caseiro, brinquedo para gato com caixa de sapato

Como fazer arranhador para gatos com barbante

Para completar o novo brinquedo dos seus pets, você pode incrementar o arranhador com alguns truques e torná-lo ainda mais divertido para seus gatos. Pegue alguns barbantes grossos e pedaços quadrados e pequenos de papelão. Faça um revestimento de tecido nos pedaços, cole-os nas madeiras e pendure-os com os barbantes, usando a cola quente.

Como fazer arranhador para gatos com garrafa pet

Você também pode usar pedaços de garrafas plásticas no lugar do papelão, já que elas são leves e duráveis. Isso é um artesanato com garrafas PET adaptado ao arranhador, que funciona muito bem aos olhos e unhas do animal! Você ainda pode melhorar o seu brinquedo para gato com caixa de sapato. Nesse caso, deixar duas ou três caixas espalhadas ao redor do arranhador ocupará bastante os bichanos, e os relaxará bastante.

Por fim, vale dizer que é possível usar outro material no da madeira. Este guia serve do mesmo modo, por exemplo, para saber como fazer arranhador para gatos de papelão: basta trocar a madeira por esse material. Em vez de pregos, você usará as colas, tecido e a corda de sisal.

Seja qual for a sua escolha, sempre deixe o objeto em um espaço dedicado aos seus animais e longe da chuva, para não estragar. Agora, depois de descobrir como fazer um arranhador para gatos, está mais do que na hora de montar o seu, ou melhor, o do seu gato!

Você tem amigos, amigas e familiares que têm gatos? Então, aproveite para compartilhar este post com eles em suas redes e ajude mais pessoas a fazer os brinquedos de seus bichinhos em casa!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!