Como escolher chuveiro elétrico? Conheça as opções disponíveis!

Um bom chuveiro pode transformar a hora do banho em um momento relaxante e de total desconexão depois de um dia cheia de trabalho.

No entanto, escolher o chuveiro elétrico é uma tarefa que exige atenção a alguns detalhes. Além de levar em consideração o modelo e o tamanho, também é importante estar atento à voltagem e a potência do chuveiro.

Neste artigo te contamos como escolher o chuveiro elétrico para a sua casa de acordo com suas necessidades e garantindo a qualidade e durabilidade do aparelho.

O que devo saber antes de comprar um chuveiro elétrico?

Antes de comprar um chuveiro elétrico é recomendável prestar atenção em alguns detalhes determinantes para a escolha do aparelho

Local de Instalação

O modelo do chuveiro elétrico poderá variar segundo o local onde o mesmo será instalado, podendo ser de parede, de teto ou de cano. 

Disjuntor

Cada chuveiro irá necessitar de um tipo de disjuntor, que deve ser compatível com a potência e tensão do aparelho. Sendo assim, o disjuntor adequado para o seu chuveiro será aquele indicado pelo fabricante de acordo com as características do aparelho. 

Altura da caixa d’água

É recomendável que a caixa d’água seja instalada no local mais alto da residência para garantir uma boa pressão de água no chuveiro. Em caso de não ser possível, recomendasse a instalação de um pressurizador ligado diretamente na instalação hidráulica da residência ou instalar um modelo de chuveiro pressurizado.

Manutenção

De preferência para modelos de chuveiros de fácil manutenção, ou seja, que tenham peças fáceis de encontrar caso seja necessário realizar algum reparo ou substituição das mesmas.

Quais são os tipos de chuveiro elétrico?

Chuveiro elétrico comum

É o chuveiro mais convencional, com até quatro ajustes de temperatura com seleção manual, limitando-se ao controle por níveis pré-definidos, como, por exemplo, primavera, verão, outono e inverno

Chuveiro elétrico pressurizado

É o modelo que vem com uma bomba acoplada com a finalidade de aumentar a pressão da água do chuveiro, pode ser encontrado na versão elétrica e eletrônica.

Chuveiro eletrônico

O aparelho possibilita que a temperatura possa ser ajustada facilmente, com precisão e de maneira muito mais sensível. Apesar de ser mais caro, o chuveiro eletrônico oferece uma grande economia.

Chuveiro híbrido

É o modelo de chuveiro para quem quer garantir a economia, já que é possível escolher o sistema de aquecimento dá água que pode ser a gás, solar ou elétrico.

Quais são as vantagens do chuveiro elétrico?

Uso racional de energia elétrica

Modelos mais modernos garantem economia de energia em volta de 45% e de eficiência energética de 95%.

Rápido aquecimento

O chuveiro elétrico promove o rápido aquecimento da água, sem oscilações e mantendo a temperatura constante durante todo o banho.

Custo beneficio

Baixo custo, exige uma menor complexidade para sua instalação e um ótimo funcionamento.

Boa durabilidade

Hoje em dia os chuveiros elétrico contam com uma excelente qualidade que garante a durabilidade do aparelho.

Economia de água

Quando comparado com outros modelos, o chuveiro elétrico exige um gasto muito menor de água para o seu funcionamento.

Como escolher o chuveiro elétrico?

Opções de ajuste de temperatura

Para garantir um uso confortável do aparelho em todas as estações do ano, certifique-se de que o mesmo conte com um sistema de ajuste eficaz para escolher a temperatura da água

Vazão e pressão da água

Se o imóvel onde o aparelho está instalado não conta com uma boa pressão hídrica, é recomendável optar por um aparelho com pressurizador acoplado.

Voltagem

O primeiro passo para escolher a opção correta é verificar qual a voltagem da fiação de sua casa. Escolher a voltagem correta, além de evitar acidentes e garantir a segurança do seu imóvel, também determinará o nível de aquecimento da água, já que os chuveiros de 220 volts esquentam mais do que os de 110 volts.

Resistência

Atente-se para a qualidade e tipo de resistência do chuveiro. Já existem chuveiros com resistência blindada e em ligas que garantes uma maior vida útil ao aparelho.

Potência

Outro ponto importante é definir a potência desejada para seu chuveiro, pois há potências de 5500 W , 6800 W ,7500 W, 7800 W. A potência é a medida elétrica que indica a capacidade do chuveiro aquecer a água e quanto maior a potência maior será o consumo de energia elétrica do aparelho.

Classificação energética

Verifique se o aparelho conta com o selo do Inmetro informando a classificação energética do aparelho. A classificação energética determinará a potência do chuveiro e o nível de consumo do mesmo, permitindo saber se o aparelho irá atender suas necessidades.

Modelo do chuveiro

O modelo de chuveiro deverá ser compatível com a instalação elétrica do imóvel e características como pressão hídrica e necessidades de aquecimento.

Quais são as melhores marcas de chuveiro elétrico?

Segundo análises dos consumidores em sites de compras na internet, esses são alguns dos modelos de chuveiros mais citados:

Acqua Storm Ultra Black Lorenzetti

Lorenzetti Acqua Duo Ultra

Ducha Acqua Duo Flex

Lorenzetti Advanced Multitemperaturas

Conclusão

Os chuveiros elétricos são uma excelente opção e oferecem um ótimo custo benéfico. As opções de escolha podem atender diferentes necessidades, tanto de instalação quanto de nível de aquecimento, basta estar atento as especificações do aparelho.

No entanto, para garantir a qualidade do banho e a correta instalação, manutenção e vida útil do aparelho é imprescindível contar com um técnico especializado na hora da instalação e manutenção do chuveiro. Agora que você já sabe como escolher um aparelho de qualidade, dá uma conferida aqui quanto custa em média uma instalação de chuveiro elétrico.

Perguntas frequentes sobre como escolher chuveiro elétrico:

O que significa 7500W no chuveiro?

É a potência do chuveiro, geralmente os chuveiros 7500W possuem tensão 220V e proporcionam um nível de aquecimento maior da água. 

Qual a potência ideal para chuveiro elétrico?

A potência ideal para o chuveiro irá variar conforme a necessidade de aquecimento da água. Regiões mais frias carecem de um nível maior de aquecimento, o que irá exigir um aparelho com uma maior potência para suprir essa necessidade. Lembrando que, quanto maior a potência, maior o consumo de energia durante o uso do chuveiro.

Como escolher um chuveiro elétrico que esquenta de verdade?

Apesar de existirem modelos mais potentes, para garantir um bom aquecimento da água é recomendável optar por aparelhos com potências de 6800w ou 7500w.

Qual é o melhor chuveiro com pressurizador?

Existem várias opções excelentes de modelos de chuveiros com pressurizador no mercado. Algumas delas são: Chuveiro Acqua Duo Lorenzetti, Ducha Advanced Turbo Multitemperaturas Lorenzetti, Duo Shower Quadra Turbo Multitemperaturas Lorenzetti, Chuveiro Acqua Storm Ultra Lorenzetti, Bella Ducha Turbo 4T Lorenzetti, Ducha Top Jet Turbo Multitemperaturas Lorenzetti.

Escreva um comentário