Como desentupir pia de cozinha rápido e fácil? Confira 8 dicas!

Quando a pia da cozinha entope é um problema. Além de ser desagradável, o espaço acaba ficando inutilizável até uma solução ser encontrada. Em alguns casos a pia entupida pode até causar mau cheiro e atrair insetos se o problema não for resolvido. Para facilitar a sua vida nos te contamos como desentupir pia de cozinha com técnicas caseiras, rápidas e fáceis.

O que eu faço para desentupir uma pia de cozinha?

1. Como desentupir pia de cozinha com bicarbonato de sódio?

O bicarbonato pode ser seu melhor aliado na limpeza e manutenção da casa. Para desentupir pia de cozinha coloque um copo de bicarbonato se sódio no ralo e em seguida despeje ½ xícara de vinagre. Tampe o ralo com um pano e espere 30 minutos. Passado esse tempo despeje um litro de água quente para dissolver as impurezas do ralo e pronto!  

2. Como desentupir pia de cozinha com soda cáustica?

Para essa técnica lembre-se te utilizar luvas, máscara e óculos de proteção, já que a soda cáustica pode ser perigosa. Aqueça pelo menos 2 litros de água. Derrame um pouco de água quente no ralo e em seguida despeje 1 litro de soda caustica, deixe atuar por 5 minutos. Depois disso despeje o restante da água quente para eliminar a sujeira dissolvida pela soda caustica.

3. Como desentupir pia de cozinha com sal?

Basta colocar o sal dentro do ralo da pia e jogar 1 litro de água fervendo. Utilize um pano de cozinha para tampar o ralo e criar pressão. Aguarde 15 minutos até escutar um barulho que indica que a pia desentupiu.

4. Como desentupir pia de cozinha com garrafa PET?

Aqueça 1 litro de água, despeje na pia e misture 100 ml de detergente líquido. Posicione a garrafa pet de cabeça para baixo, com o bico em cima do ralo, e deixe a água entrar na garrafa e aperte para sugar o líquido. Faça o mesmo movimento repetidas vezes até desentupir a pia.

5. Como desentupir pia de cozinha com água quente e detergente?

Ferva 5 litros de água e despeje a mistura 1 litro de detergente líquido.  Despeje a mistura no ralo lentamente até notar que a água começa a escorrer novamente.

6. Como desentupir pia de cozinha com arame?

Utilize um arame ou cabide de metal para forçar o ralo da pia. Introduza o arame no ralo e force para baixo empurrando o que estiver entupindo o cano para que a água volte a escorrer normalmente.

7. Como desentupir pia de cozinha com refrigerante de cola?

Uma técnica muito simples, que consiste em apenas despejar qualquer refrigerante de cola no ralo da pia e esperar que os resíduos que estão entupindo a pia se dissolvam e a água comece a descer normalmente. 

8. Como desentupir pia de cozinha com desentupidor?

Utilize um desentupidor de borracha com cabo para criar pressão no ralo. Coloque a parte da borracha sobre o ralo e faça movimentos para cima e para baixo para criar pressão, e forçar a descida dos resíduos que estejam entupindo a pia. Repita o movimento várias vezes, até que a água volte a escoar normalmente.

4 dicas para desentupir a pia da cozinha com segurança

1 – Utilize equipamentos de proteção como luvas, máscara e óculos para manusear os produtos de limpeza. 

2 – Evite utilizar produtos não indicados ou realizar misturas desconhecidas que podem ser extremamente toxicas. 

3 – Certifique-se sobre o material da tubulação da sua pia e acessórios, caso sejam de PVC não é recomendável o uso de soda cáustica. A soda cáustica é um produto altamente corrosivo e pode danificar o PVC causando danos maiores na tubulação.  

4 – Ao utilizar produtos específicos para desentupir pia, certifique-se de seguir as orientações do rótulo.

Como evitar que a pia da cozinha fique entupida novamente?

Cuidado com os descartes de comida

Não descarte restos de comida ou qualquer tipo de resíduos sólidos na pia.

Lugar de óleos não é na pia!

Óleos não devem ser descartados no ralo da pia. Utilize garrafas Pet e descarte em um centro de coleta.

Compre um filtro de ralo

Utilize filtros no ralo da pia para evitar que, por descuido, resíduos sólidos acabem passando pelo ralo.

Faça uma limpeza frequente

Mantenha a rotina de limpeza semanal da tubulação utilizando água quente e detergente para higienizar o ralo. 

Conclusão

Desentupir a pia, geralmente, não é uma tarefa complicada e como vimos podemos utilizar utensílios e produtos que já temos em casa. 

Em casos de entupimentos persistentes, resultando difícil o desentupimento, com as dicas caseiras que apresentamos aqui o ideal é contratar um especialista em serviços hidráulicos para desentupir a pia da cozinha.

Escreva um comentário