Como consertar registro de chuveiro? Confira o passo a passo!

Um registro mal instalado ou muito antigo pode apresentar problemas que merecem atenção.  Quando notamos que o registro do chuveiro não funciona como deveria e apresenta problemas como vazamento de água, está emperrando, girando em falso ou até mesmo dando choques é preciso fazer uma revisão para realizar o reparo. Mas você sabe como consertar o registro de chuveiro? Trazemos algumas dicas.

Como consertar o registro do chuveiro?

Registro de chuveiro pingando

Quando fecha o registro do chuveiro e ele continua pingando e mesmo apertando mais um pouquinho o pinga-pinga não para é sinal que a buchinha (ou carrapeta) precisa ser trocada. 

Como resolver:

Esse problema indica que a buchinha (ou carrapeta) do registro precisa ser trocada

Registro de chuveiro espanado (girando em falso)

Quando ao girar o volante do registro você nota que ele gira em falso. Ou seja, ele pula a rosca e não para na posição de fechado normalmente  

Como resolver:

Neste caso significa que o registro está espanado e será necessário trocar o salva registro

Registro de chuveiro emperrado

Quando você fecha ou abre o registro e ele fica travado, emperrado em uma posição não permitindo girar o volante do registro.

Como resolver:

Para solucionar este problema será preciso trocar o reparo (ou castelo) do registro.

Registro de chuveiro dando choque

Se ao tocar o registro do chuveiro você notar a sensação de receber um pequeno choque, significa que existem correntes de fuga surgindo a partir da resistência elétrica do chuveiro.

Como resolver:

É necessário revisar a instalação elétrica do chuveiro e verificar se o aterramento foi realizado corretamente. Em caso de que a instalação não conte com o condutor de proteção (ou terra), será preciso providenciar a instalação desse fio condutor. 

Imagem de Freepik

Para que serve o KIT Salva Registro?

O Kit Salva Registro serve para realizar diferentes tipos de consertos no registro. É composto por uma variedade de peças que se combinam entre si, permitindo diferentes tipos de montagens de acordo com o tipo de registro que tenha instalado e o problema a ser resolvido. 

Como trocar o registro do chuveiro?

Antes de começar a instalação, certifique-se sobre o modelo de seu registro. Leva as peças que serão substituídas até uma loja especializada para que indiquem a compra do mesmo modelo ou de um similar que funcione em sua instalação. Separa as ferramentas necessárias que são, chave de fenda, chave philips, alicate e fita de vedação. 

Passo 1

O primeiro passo é fechar o registro geral para interromper o fluxo de água. 

Passo 2

Abra o registro do chuveiro para liberar a pressão e eliminar a água que ainda fica no sistema. 

Passo 3

Com uma chave de grifo ou uma chave ajustável retire o botão do acabamento e o parafuso central. Esse parafuso geralmente fica no cano central do chuveiro, portanto seguro o cano com firmeza na hora de desparafusar para evitar danos à tubulação. Em seguida, desenrosque o volante do registro (a parte que você utiliza para abrir e fechar o chuveiro). 

Passo 4

Se é necessário trocar o reparo, retire a peça com cuidado com a ajuda de um alicate e substitua pela nova peça. Caso não seja necessário trocar o reparo basta limpar bem a rosca existente, eliminando todos os resíduos de vedações antigas. 

Passo 5

Faça uma nova vedação. Passe a fita ao redor da rosca do cano no sentido horário. Dessa maneira você criará uma vedação hermética para a instalação do novo registro. 

Passo 6

Instale o novo registro seguindo os mesmos passos anteriores. Rosquei o volante, aperte o parafuso no e realize testes de funcionamento.

Passo 7 

Abra o registro geral de água para verificar se há vazamentos no novo registro instalado e se notar fugas de água aperte um pouco mais a instalação.

Passo 8 

Abra o chuveiro e verifique se está funcionando normalmente, se o fluxo está normal e se existem vazamentos no registro. 

Passo 9

Finalize recolocando o botão de acabamento e limpando qualquer sujeira ou marcas de dedo que tanto no registro como nos azulejos ao redor. 

Conclusão

Como vimos, o registro do chuveiro pode apresentar diferentes problemas de funcionamento e instalação. Apesar do conserto ser relativamente simples, é importante identificar a causa para saber qual peça deverá ser substituída. Além da correta instalação, também é preciso estar atento à compra da peça de substituição correta para evitar problemas de incompatibilidade. E, se você não possui as ferramentas adequadas para a tarefa, o ideal é chamar um profissional especializado em serviços hidráulicos para te ajudar!

Perguntas frequentes sobre como consertar registro de chuveiro

Qual a diferença entre o registro Deca e Docol?

Apesar de ambas serem marcas brasileiras de qualidade que estão há muitos anos no mercado, elas se diferenciam em alguns pontos. A Docol conta com tecnologia avançada e um design moderno e inovador oferecendo beleza e elegância. É uma marca mais cara e mais sofisticada. A Deca é conhecida por ser mais acessível e versátil, já que oferece tanto opções de produtos mais simples e tradicionais como sofisticados para quem busca um design mais elegante na decoração.

Qual a diferença entre registro de pressão e registro de gaveta?

O registro de gaveta é o registo destinado a interromper o fluxo de água da casa quando é necessário substituir componentes ou fazer manutenções. É um tipo de registro que fica instalado na parede e que funciona totalmente aberto ou totalmente fechado, ou seja, não tem meio-termo. O registro de pressão é o utilizado para abrir e fechar o chuveiro. Neste caso, sim, é possível regular o fluxo de água para mais ou para menos.

O que significa registro 1 2 e 3 4?

Os números fazem referência ao tamanho da bitola do registro. Os registros de pressão utilizados para o funcionamento do chuveiro sempre levam acabamento de 1/2 e 3/4. Em contrapartida, os registros de gaveta possuem uma base maior, levando acabamento 1.1/4 e 1.1/2

Pode usar registro de pressão no lugar de gaveta?

Não. Os dois registros possuem funções diferentes. O registro de gaveta serve para cortar ou abrir por completo o fluxo de água quando é necessário realizar manutenções ou consertos na rede hidráulica. 

Como saber se o registro é de pressão ou de gaveta?

Enquanto o registro de gaveta conta com uma peça em seu interior chamada cunha, cuja função é liberar ou impedir a passagem da água. O registo de pressão possui uma rosca interna e uma externa permitindo controlar, liberar e bloquear o fluxo de água à vontade. 

Pode usar registro de gaveta para chuveiro?

Não. O registro de gaveta é desenvolvido para funcionar totalmente aberto ou totalmente fechado e sua instalação no chuveiro pode ocasionar vazamentos, já que este modelo não  dispõe de vedação com guarnições

Como saber quantas estrias tem o registro?

Basta retirar o acabamento do registro e contar o número de estrias da base. As estriam servem para o encaixe perfeito do acabamento, portanto, o acabamento utilizado é a base do registro devem ter o mesmo número de estrias.

Como saber se o registro está aberto ou fechado?

Se ao girar o registro no sentido horário notar firmeza significa que o registro está fechado. Ao girar o registro no sentido anti-horário significa que está na posição aberta. 

Escreva um comentário