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Entenda a importância de investir na identidade visual do seu negócio

Hoje em dia podemos nos relacionar através das redes sociais, fazer compras pela internet e contratar profissionais sem sair de casa. Em meio a esse universo altamente digital e conectado, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença pelo sucesso de um negócio. Esse é o caso da criação de uma identidade visual, algo que muitos empreendedores e profissionais ainda consideram como desnecessário, mas que na prática pode trazer um enorme diferencial para se destacar em um cenário de alta concorrência. Mas, afinal de contas, o que é identidade visual e qual a real importância dela hoje em dia? É isso que pretendemos mostrar ao longo desse texto, por isso não deixe de ler até o final!

O que é identidade visual?

Antes de explicar melhor por que é tão importante contar com uma identidade visual para o seu negócio, precisamos esclarecer o que exatamente esse termo quer dizer. A identidade visual compreende um conjunto de elementos gráficos que vão desde o logotipo até a paleta de cores, tipografia, frases, slogans e peças publicitárias. É através dela que uma marca, empresa ou profissional pode ser reconhecido no mercado e se diferenciar da concorrência. Quando a criação dela é feita de forma eficaz, em pouco tempo as pessoas já associam determinadas cores, fontes e imagens ao negócio que está por trás delas, ainda que o nome da empresa não apareça de forma tão explícita.

A velha frase “uma imagem diz mais que mil palavras” pode ser usada para resumir a importância da identidade visual para qualquer tipo de empreendimento. Ou seja, as pessoas precisam gostar daquilo que estão vendo, para que assim possam se sentir atraídas e conheçam melhor os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ela pode funcionar como uma espécie de “isca”, capaz de fisgar os possíveis clientes e chamar a atenção deles para o seu negócio.

É comum haver uma certa confusão entre os termos identidade visual, marca e branding, mas na prática eles possuem significados diferentes. Enquanto a identidade visual se refere ao conjunto de fatores que irá compor a parte visual de uma empresa, a marca está relacionada apenas ao logotipo, que costuma ser usado em diversos locais, como na fachada do estabelecimento, nas embalagens dos produtos oferecidos, no uniforme dos funcionários, etc. Já o branding, por sua vez, vai muito além da questão visual, e envolve toda a criação de uma cultura da empresa, passando pelo atendimento ao cliente e pelos valores a serem observados.

Por que a identidade visual é tão importante?

Quem hoje em dia não vê o símbolo da maçãzinha com uma mordida e na hora já pena na famosa marca Apple? Esse é apenas um exemplo de como a identidade visual contribui para que uma marca se consolide no mercado e passe a ser reconhecida por todos que a virem. A identidade visual deveria ser criada juntamente com o nascimento de qualquer negócio, já que é através dela que a empresa poderá se tornar reconhecida e atrair cada vez mais a atenção de possíveis clientes. Dentre os principais motivos pelos quais vale a pena apostar na criação de uma identidade visual para o seu negócio, destacamos os seguintes:

Gerar credibilidade:

Quando seu público-alvo está acostumado a visualizar os elementos que compõem a identidade visual do seu negócio em diversos locais, como nas redes sociais, no site oficial da empresa e na própria sede do estabelecimento, fica mais fácil criar uma relação de confiança com essas pessoas, e assim elas se sentem mais seguras na hora de comprar um produto ou contratar um serviço que você ofereça.

Trazer identificação:

Como o próprio termo “identidade visual” sugere, esses elementos são fundamentais para que a sua empresa possa ser identificada em qualquer local onde ela aparecer. Assim, sempre que as pessoas virem determinadas cores, fontes e imagens, logo irão associá-las ao seu negócio, o que fará com ele seja sempre lembrado quando elas precisarem adquirir algum dos produtos ou serviços que a sua empresa disponibiliza.

Criar um diferencial:

Pense que você está diante de duas fachadas. Em uma delas, há apenas uma plaquinha dizendo os serviços oferecidos ali, sem muitos recursos visuais. Já a segunda fachada conta com uma combinação harmônica de cores que se relacionam tanto nas paredes quanto no letreiro e no logotipo da empresa. Considerando que as duas fachadas oferecem os mesmos serviços, em qual delas você se sentiria mais convidado a entrar? Não é preciso pensar muito para concluir que aquela que conta com uma identidade visual bem trabalhada logo se destaca da concorrente e atrai a atenção da maior parte das pessoas.

Como criar uma identidade visual?

O processo de criação de uma identidade visual não é tão simples quanto parece, pois envolve uma série de estudos para compreender melhor quais são as características da empresa, qual é o seu público-alvo, quais são seus valores e aonde ela quer chegar. Por isso, é necessário contar com a ajuda de um profissional especializado para desenvolver esse tipo de trabalho de forma correta e eficaz. Caso contrário, você corre o risco de apenas juntar elementos que não possuem relação entre si e que não refletem a cultura de sua empresa.

Para quem já possui uma identidade visual, mas não está satisfeito com ela, é importante pensar em uma renovação desses elementos. Talvez o perfil da empresa tenha mudado ao longo dos anos e a identidade visual não acompanhou essas mudanças, com isso surge a necessidade de recriar todos os componentes visuais do negócio. Ao fazer esse trabalho, é necessário se perguntar se a marca continua sendo atual ou se também precisa se modernizar, se o público-alvo do negócio continua sendo o mesmo e se a própria cultura interna da empresa passou por mudanças que devem se refletir em sua identidade visual.

Vale destacar que todas as escolhas feitas durante o processo de criação de uma identidade visual devem ser fundamentadas e não decididas ao acaso. As cores, por exemplo, estimulam sensações, e devem ser usadas de acordo com os efeitos que se deseja produzir. Não é à toa que as empresas de Fast Food apostam muito no vermelho em sua identidade visual, já que ele estimula o apetite. O azul, por sua vez, é uma cor que transmite confiança e segurança, sendo portanto uma boa escolha para quem deseja gerar mais credibilidade perante seu público-alvo.

Como você pôde perceber ao longo desse texto, a identidade visual do seu negócio merece ser tratada com atenção e jamais pode ser negligenciada. Converse com um profissional que entenda do assunto, podendo ser um designer ou publicitário, procure ouvir as orientações dele e construa o quanto antes um diferencial para o seu empreendimento.

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