Search

Você sabe como montar uma adega em casa? Confira aqui!

Quem é amante do vinho e da história que há por trás de cada garrafa, sabe que ter uma adega em casa não é um mero capricho, mas sim uma necessidade. E nada como chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e poder brindar com os amigos, não é? Mas antes desse momento, é preciso saber como montar uma adega.

Afinal, os vinhos precisam estar bem abrigados para que preservem as suas características originais, como o sabor. Neste post, ensinamos todo o passo a passo para escolher o modelo, definir o local de instalação e um resumo de todo o processo de como montar uma adega básica no conforto do seu lar. Tudo pronto para eternizar momentos inesquecíveis na sua casa? Acompanhe a leitura e inspire-se!

Quais são os principais tipos de adegas?

como montar uma adega, como montar uma adega comercial, como montar uma adega de cerveja, como montar uma adega básica, como montar uma adega simples, como montar uma mini adega
Foto: Scott Warman

Vamos começar do básico. Para saber como montar uma adega simples, é preciso conhecer os principais modelos existentes. Veja quais são eles:

Adega passiva

É o modelo mais comum, que não necessita de muitas particularidades para ter boa eficiência. As adegas passivas, como o próprio nome indica, funcionam praticamente por si só, com a sua própria estrutura, por isso são mais fáceis de ter em casa. O design denominado “cave” (caverna, em inglês) remete às tradicionais cavernas francesas que historicamente servem de abrigo para os vinhos.

São construídas abaixo do nível da casa, como um porão, respeitando as condições adequadas de escuridão e umidade. A maior vantagem desse tipo de adega é que a estrutura fica sempre protegida de fatores climáticos externos, preservando ao máximo as características de cada vinho.

Esse tipo de adega é indicado para quem mora em casa, afinal, fica mais difícil criar essas condições em um apartamento, não é mesmo?

Adega termoelétrica

As adegas termoelétricas são da mesma família das adegas climatizadas. Funcionando com um grau a mais de tecnologia em comparação às passivas, as termoelétricas se utilizam da eletricidade para manter os vinhos em condições necessárias. São mais indicadas para quem não tem muito espaço para uma adega subterrânea, adaptando-se muito bem a regiões de clima intermediário, nem muito quente, nem muito frio.

Esse tipo de adega pode ser facilmente instalado em um apartamento. Com a ajuda de um arquiteto, com certeza você terá um cantinho perfeito para degustar seus vinhos sem sair de casa!

Adega com compressor

Esse modelo de adega é mais indicado para os colecionadores de vinhos, que certamente dispõem de exemplares caros em casa. Isso porque o compressor ajuda a suprir as necessidades de cada tipo de vinho, permitindo que você determine temperaturas específicas conforme cada seção de garrafas. Mesmo que demande um gasto extra com energia elétrica, sem dúvida vale o custo-benefício.

Se você tem espaço e pode gastar um pouquinho mais, vale a pena investir na adega com compressor.

Quais são os melhores vinhos para colocar na adega?

como montar uma adega, como montar uma adega comercial, como montar uma adega de cerveja, como montar uma adega básica, como montar uma adega simples, como montar uma mini adega
Foto: Thomas Martinsen

Gostos, muitas vezes, são subjetivos e cada pessoa tem a sua preferência. Mas, mesmo que você não esteja preocupado em como montar uma adega comercial, vale a pena ter algumas garrafas que supram todos os gostos. Afinal, estamos falando da sua casa, e imaginamos que você queira que todos os seus convidados fiquem bem servidos. Por isso, a dica é que você tenha pelo menos os seguintes exemplares:

  • dois tipos de vinho tinto mais leves;
  • dois tipos de vinho tinto de corpo médio;
  • dois tipos de vinho tinto encorpados;
  • três tipos de vinho branco, sendo dois mais leves e um encorpado;
  • um tipo de espumante;
  • um tipo de vinho rosé;
  • um vinho de sobremesa.

Quanto à posição das garrafas, todas devem ser armazenadas deitadas, lembrando que aquelas que já foram abertas e ficarão em pé devem ser consumidas rapidamente. Quanto à iluminação, é importante saber que os vinhos tintos devem ficar ainda mais distantes da luz solar e do calor.

Já os brancos, espumantes, rosés e vinhos de sobremesa (como o tradicional Vinho do Porto) podem até ir para a parte de baixo da geladeira, caso você precise de espaço extra na adega. Mas atenção: na geladeira o prazo de validade das garrafas é de no máximo seis meses, ok?

Qual é o local ideal da instalação?

como montar uma adega, como montar uma adega comercial, como montar uma adega de cerveja, como montar uma adega básica, como montar uma adega simples, como montar uma mini adega
Foto: John Murzaku

Tanto faz se você está em dúvida de como montar uma adega grande ou como montar uma mini adega. Independentemente do tamanho, uma coisa é certa: ela deve ficar longe de fontes de calor e da interferência de luz, mesmo indireta. Portanto, escolha lâmpadas que não geram calor e acenda-as quando for realmente necessário.

Cuide também do controle da umidade para que as rolhas dos vinhos não se danifiquem. Especialistas indicam que os níveis seguros variam de 50% e 80%, para que a rolha não crie fungos (pelo excesso de umidade) e nem fique rachada (no caso de ambientes secos demais). Caso você more em uma região mais seca, dá para utilizar umidificadores para climatizar melhor a adega.

Se o seu espaço físico é limitado para montar a adega, dá para explorar alguns cantinhos estratégicos na casa sem abrir mão do item. São eles:

Sala

O living é o espaço campeão quando o assunto é como montar uma adega de cerveja ou de vinhos. Afinal, trata-se de um espaço de convivência sempre propício para reunir os amigos naquele happy hour de sexta-feira. Também dá para montar a adega naquele cantinho debaixo da escada, de modo que ela fique integrada à sua sala de estar, aproveitando ao máximo cada centímetro da casa ou apartamento!

Escritório

Como os locais de home office são áreas mais restritas na residência, muita gente acaba preferindo montar a adega ali. E pode apostar: dá para criar uma atmosfera única com a composição adega climatizada + poltrona confortável + estante de livros preferidos. Que tal?

Corredor

Sabe aquele canto vazio no hall de entrada ou o vão em desuso no corredor? Pois é! Experimente utilizar esse espaço para montar sua adega valorizando o décor da área. Apenas tenha certeza de que não haverá interferência excessiva de luz solar e que o posicionamento da adega não vai atrapalhar a circulação, ok?

E aqui vai uma última dica caso você pretenda comprar a adega pronta: prefira um modelo com trava de segurança. Pode parecer bobagem, mas nós sabemos que muita gente tem verdadeira devoção pelos vinhos. Então, se você é um enófilo de carteirinha, é melhor mantê-los sempre seguros e protegidos.

Viu? Aprender como escolher e como montar uma adega em casa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Bastam alguns cuidados básicos para uma escolha certeira. Agora é só caprichar nas garrafas, preparar o brinde no conforto do seu lar e escolher o profissional certo para construir a sua adega!

Gostou da ideia? Então aproveite e veja 25 salas inspiradoras para incluir no seu projeto de adega!

POSTS RELACIONADOS

No Triider você contrata os melhores profissionais do mercado de manutenção e reforma! A nossa plataforma oferece Central de Ajuda e garantia para todos os serviços contratados. São mais de 50 tipos de serviços!

Se você precisar de ajuda para resolver algum problema ou realizar algum projeto, conte com a gente!

Abraçamos os seus projetos! #Triider

Baixe nosso aplicativo para contratar profissionais em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo!