Search

Como diz o ditado: “uma pessoa prevenida vale por duas”. Por isso, você deve saber o básico sobre conserto de fogão, ainda que o seu esteja funcionando perfeitamente.

Empresas, como restaurantes, podem economizar muito em gás ao conseguirem identificar o momento certo de recorrer ao um profissional especializado em conserto de fogão industrial.

Na verdade, por se tratar de um equipamento que utiliza material inflamável como combustível, atentar-se à manutenção do fogão também é uma questão de segurança. Por isso, se você quer saber mais sobre como consertar fogão, leia este artigo até o final!

Como consertar fogão: o básico

A manutenção cotidiana do aparelho pode prolongar seu tempo de uso. Por isso, é ideal que o usuário faça uma manutenção no fogão semanalmente. Isso começa com a limpeza do item.

Saber como higienizá-lo evita a corrosão das peças. E para isso, não utilize esponjas abrasivas para limpá-lo. O ideal é um pano macio e detergente neutro. Desse modo, você evitará riscar o seu fogão.

Já a capa do queimador da boca do fogão pode ser limpa com uma esponja de aço. Uma dica é trocar o detergente por sabão em barra, pois ele garante brilho à peça.

Para finalizar: limpe a saída de gás das bocas com uma agulha de fogão. Esse item pode ser comprado em lojas de artigos de R$ 1,99. Isso garantirá que as chamas fiquem azuis e que você demore para precisar consertar o fogão.

Conserto de fogão: parte técnica

No entanto, alguns cuidados requerem a ajuda de um profissional. Contrate um serviço especializado para aquelas tarefas em que você não se sente à vontade para desempenhar, pois isso evitará danos ao aparelho.

Isso inclui o conserto da mangueira de gás. Em alguns casos, essa peça só está entupida, em outros ela precisa ser substituída. Contudo, se você deseja evitar um acidente com vazamento de gás, é melhor deixar esse trabalho com alguém mais experiente.

Se as chamas do seu fogão estão se deslocando ou apagando sozinhas, seu aparelho pode precisar de regulagem. Nesse caso também é recomendável contratar uma pessoa para realizar esse serviço.

Mais sobre conserto de fogão

Esse equipamento é um dos últimos a dar algum tipo de dor de cabeça na cozinha de uma casa.  Em grande parte dos casos, a substituição do fogão ocorre quando é feita uma manutenção equivocada.

O conserto de fogão é simples e, na maioria dos casos, é resolvido com uma boa limpeza. No entanto, se você não tem certeza do que está acontecendo, não deve se arriscar tentando consertá-lo sozinho.

Além dessa atitude trazer riscos à sua segurança, você pode danificar definitivamente o seu fogão. Isso encarecerá a manutenção ou fará com que você precise comprar um aparelho novo. Em outros casos, o fogão perderá desempenho, demorando mais para cozinhar os alimentos ou desperdiçando gás.

É importante saber como consertar fogão para entender quais os cuidados necessários e se prevenir de possíveis danos. Mas, em algumas situações, contar com alguém que sabe como resolver os problemas sem causar novas complicações é o mais adequado. 

Muitas pessoas cometem esse erro por não saberem como contratar um profissional adequado. Se você tem essa dúvida, basta entrar no Triider. Nessa plataforma, você terá acessos a diversos profissionais. Todos os prestadores de serviços são cuidadosamente selecionados. Além disso, você pode ter uma estimativa de preço antes de contratar. Vale a pena conhecer.