Como fazer um jardim vertical? Veja essas dicas e monte o seu! | Triider

Você sempre quis ter um jardim, mas não tem espaço em sua casa ou apartamento? Então, entenda como fazer um jardim vertical aqui!

A falta de espaço não pode mais ser usada como desculpa para você não ter um jardim na sua casa ou no seu apartamento. Como fazer um jardim vertical é uma possibilidade cada vez mais usada nos lares, decidimos escrever um artigo trazendo dicas sobre o assunto.

Portanto, se você sempre sonhou em ter um espaço para as plantas no seu imóvel, mas a falta de uma ampla área externa o desmotivava, não se preocupe. Leia este artigo  para aprender a fazer um jardim vertical!

Escolha o local ideal

como fazer um jardim vertical, dicas jardim vertical

Apesar de os jardins suspensos serem soluções para imóveis sem área externa, é importante frisar que nem todo local é ideal para aplicar essa técnica. Lembre-se de que seu jardim vertical deverá ser adequado para as plantas.

Sendo assim, escolha um local com luminosidade, ventilação, umidade e sustentação adequados. Para facilitar a sua escolha, você pode começar o projeto decidindo quais serão as plantas cultivadas.

Para locais com grande incidência de luz, você pode optar pelas seguintes espécies: barba-de-serpente, colar-de-pérolas, flor-canhota, liríope e russélia.

Agora, se a parede escolhida é sombreada na maior parte do dia, as sugestões são: samambaia, antúrio, columeia, jiboia e véu-de-noiva.

Escolha as plantas que você consegue cuidar

como fazer um jardim vertical, dicas jardim vertical
Foto: Brina Blum

Não há nenhum tipo de planta que não possa ser cultivado em um jardim vertical, incluindo o jardim vertical para apartamento. Contudo, você deve ser realista e entender que a saúde do seu jardim dependerá do quanto você se dedicará a ele.

Por isso, escolha as plantas de acordo com o seu perfil. Se você viaja muito, por exemplo, opte pelas espécies que não demandam tanta atenção, como os cactos. Caso contrário, seu jardim ficará feio e não contribuirá para a decoração da sua casa.

Entenda como montar jardim suspenso

como fazer um jardim vertical, plantas para jardim vertical
Foto: Alex Rodriguez

Já existem no mercado acessórios para sustentar os vasos de plantas verticalmente. Esses objetos são fixados na parede com pregos ou parafusos. Para evitar acidentes, siga à risca as recomendações do lojista. O ideal é dividir o peso da sustentação em vários pontos de fixação.

Os vasos também devem ser adaptados ao jardim suspenso, pois não faz sentido suspender um vaso de barro pesado. Utilize vasos de fibra de coco, porque facilitam a irrigação e conservam a umidade, além de serem leves.

Caso queira reaproveitar materiais recicláveis, latas e garrafas pet também podem ser usadas. Faça furos na base para escoar a água, evitando que as raízes das plantas apodreçam.

Posicione as plantas em linhas verticais. Dessa forma, você regará as primeiras e a água cairá em efeito cascata.

O jardim vertical para apartamento também pode ser usado para cultivar vasos de flores. Nesse caso, fixe prateleiras à parede e escolha quais plantas deseja colocar no local. Escolha vasos pequenos e delicados, pois isso evita danos à estrutura do seu jardim. Aqui, você aprende 8 diferentes técnicas e materiais para montar um jardim vertical.

Para concluir: ao comprar uma planta em supermercado, replante-a imediatamente, pois elas são colhidas de forma rápida e recebem muita água — o que prejudica sua saúde.

Veja mais algumas fotos de jardins verticais!

como fazer um jardim vertical, dicas jardim vertical
Foto: Bernard Hermant
como fazer um jardim vertical, dicas jardim vertical
Foto: Roman Bozhko
como fazer jardim vertical, dicas jardim vertical
Foto: Hans Vivek
como fazer um jardim vertical, dicas jardim vertical
Foto: Wenni Zhou

Agora que você entendeu como fazer um jardim vertical, assine a nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas como essas! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Comments are closed.