Search

Acompanhe essas dicas sobre como melhorar o sinal do wi-fi em casa e veja que a comunicação ficará mais eficiente, o que proporciona horas de uso da internet com maior qualidade!

Saber como melhorar o sinal do wi-fi em casa é fundamental para obter uma boa comunicação em todos os cômodos da casa. Não importa se você está na sala, quarto ou cozinha, o que é preciso é que o acesso à web seja viável em qualquer local e momento.

Entretanto, sabemos que, muitas vezes, dependendo de qual parte do domicílio estamos, o sinal fica fraco e a conexão com a web acaba caindo constantemente, atrapalhando o que se estava fazendo naquela hora.

Para que isso não aconteça mais, desenvolvemos este post com dicas fáceis que evitarão que esse tipo situação se repita na sua casa. Quer saber como melhorar o sinal do wi-fi? Então, continue a leitura!

Como melhorar o sinal do wi-fi?

1. Atualize seu aparelho

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi
Foto: Markus Spiske

Sempre que possível, é bom você atualizar seu aparelho, para ganhar mais velocidade e confiabilidade na emissão dos dados. Todo item tecnológico está sempre em evolução — e com o roteador do wi-fi não poderia ser diferente. Por isso a necessidade de sempre atualizá-lo com as novas versões. Essa medida, com certeza, ajuda a aumentar o sinal.

A versão mais atual para esse equipamento é conhecida como formato N, que recebe e transmite informações em até 600 Mbps. Para garantir velocidades com essas, o seu roteador precisa ser compatível com o padrão N. Além disso, uma placa do seu computador também necessita ter essa compatibilidade. Placas mais antigas podem ser substituídas por essas versões com um valor que fica bem em conta, porém o roteador precisa ser trocado por um modelo mais atual.

2. Reinicie o roteador

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi, wifi ruim, como aumentar a cobertura do wifi
Foto: Misha Feshchak

Uma outra medida bem simples a ser tomada, principalmente quando a internet fica caindo intermitentemente ou se está muito lenta, é reiniciar o aparelho. Para isso, desligue, espere por alguns segundos e ligue em seguida. Mudar a posição das antenas também pode ajudar.

3. Proteja a sua rede

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi, wifi ruim, como aumentar a cobertura do wifi
Foto: Rawpixel

Defenda a sua rede contra vizinhos oportunistas que a utilizam sem que você saiba! Por mais que a gente coloque senha para proteger a rede, é comum que pessoas a descubram e comecem a utilizar a  nossa internet. Isso faz com que a eficiência caia bastante.

Dessa forma, mude sempre a sua senha e não se esqueça de criar uma com um nível de dificuldade bem elevado, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.

Uma outra recomendação é evitar deixar o seu nome exposto na identificação da rede. Assim, é possível evitar que as pessoas ao seu redor tentem adivinhar a sua senha.

4. Verifique a interferência de outros equipamentos eletrônicos

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi, wifi ruim, como aumentar a cobertura do wifi
Foto: Christopher Gower

Outros aparelhos eletrônicos podem causar interferências no roteador. Dessa forma, verifique quais estão mais próximos dele e evite deixá-lo perto, principalmente, de telefones sem fio e micro-ondas.

5. Deixe o roteador em um ponto estratégico da casa

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi, wifi ruim, como aumentar a cobertura do wifi

Qualquer obstáculo entre o roteador e o equipamento que receberá o seu sinal pode atrapalhar a conexão. Por isso, procure colocá-lo em locais que não bloqueiem o equipamento. O roteador emite ondas (como as ondas de rádio), por essa razão, as ondas devem circular o ambiente livremente para que a conexão funcione corretamente.

Quanto mais alto o local para posicioná-lo, melhor será. Pois, assim, o sinal atingirá todas as direções, ficando livre de objetos que poderão atrapalhar a comunicação. Do mesmo modo, é indicado centralizá-lo no meio do ambiente.

Uma outra observação importante é em relação à sua instalação. O ideal é que o aparelho seja colocado no cômodo onde será mais utilizado, sem se esquecer de deixá-lo o mais distante possível dos outros aparelhos eletrônicos que causam interferência.

6. Adquira um repetidor

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi, wifi ruim, como aumentar a cobertura do wifi
Foto: John Schnobrich

Se, mesmo com todas essas dicas citadas acima, o sinal da sua conexão ainda não tiver melhorado, vale a pena investir na instalação de um repetidor. Os repetidores de wi-fi se conectam ao roteador por meio da rede Ethernet e devolvem o sinal de dispositivos mais distantes. Mas qual o melhor repetidor de sinal wi-fi?

Os repetidores ideais são aqueles que se ligam ao roteador por meio de cabos, para não gerar nenhum tipo de interferência. Caso esse problema ocorra, uma solução é utilizar dispositivos PLC conectados ao cabo da rede elétrica

como melhorar o sinal do wi-fi, como instalar ampliador de sinal, triider, pedir orçamentos triider, orçamentos triider, orçamentos instalação de wi-fi

7. Use a criatividade

como melhorar o sinal do wifi, como ampliar o sinal do wifi, como aumentar o sinal do wifi, wifi ruim, como aumentar a cobertura do wifi

Outras alternativas caseiras de como aumentar o alcance do wi-fi podem aumentar o sinal dentro de casa. Uma delas é fazendo você mesmo um ampliador de sinal, utilizando papel-alumínio e garrafa pet. Esse é um método barato e simples que pode resolver o seu problema de como aumentar o sinal do wi-fi.

A ideia é criar um refletor para as ondas emitidas pelo roteador, a fim de que elas se expandam para todos os cômodos da residência. Veja como fazer.

1. Primeiramente, é necessário separar os materiais para desenvolver esse método, que são:

2. Em seguida, lave bem a garrafa, retire o seu rótulo e deixe-a secar.

3. Com uma caneta hidrográfica, desenhe uma linha em círculo no lado inferior da garrafa e depois faça uma linha reta a partir do círculo inferior até o diâmetro superior da garrafa — aquela parte logo abaixo da tampa que forma a circunferência do pet — e trace meia circunferência.

4. Seguindo as linhas tracejadas, corte a garrafa pet utilizando a tesoura. Procure fazer essa atividade em cima de uma mesa, por exemplo, e tenha atenção para não se cortar.

5. Agora é a hora de colar o papel-alumínio. Pegue um pedaço do papel de mais ou menos 30 cm de comprimento e 15 cm de largura. Com a cola, fixe o papel-alumínio na parte de dentro da pet, com o cuidado de deixá-lo bem esticadinho.

6. Na tampa, faça um furo do tamanho da antena do seu roteador (utilizando a ponta da tesoura ou, até mesmo,  uma furadeira) e volte a tampa para a garrafa.

O seu refletor de sinal está prontinho e já pode ser utilizado! Basta colocar o refletor na antena e nivelar com a parte superior do refletor.

Agora você já sabe como melhorar o sinal do wi-fi de sua casa. Qualquer uma dessas medidas vão ajudar muito no seu objetivo. Teste cada uma e veja a que dará o melhor resultado para você. Vale ressaltar que o modelo do roteador exerce grande influência na qualidade da conexão, ok?

Gostou do post? Se está em busca de profissionais para ajudá-lo a resolver esse ou outro tipo de problema que aparece em casa, chame o Triider. Na nossa plataforma, você encontra e contrata os melhores profissionais do mercado!