10 práticas de Home Office que usamos no Triider

Desde o início da nossa jornada no Triider temos a prática de Home Office instituída amplamente. Construímos a plataforma e escolhemos todas as ferramentas de trabalho para que qualquer pessoa pudesse trabalhar de qualquer lugar de maneira segura, simples e colaborativa. Quando fizemos a nossa mudança de escritório há pouco mais de 2 anos, nós simplesmente guardamos o notebooks na mochila numa sexta-feira e ligamos eles na segunda-feira na nova sede e tudo estava funcionando :).

Praticamente todos os times utilizam este formato de trabalho sob demanda, conforme as atividades e a critério de cada um. Se uma entrega é mais individual ou necessita de foco e/ou concentração maior, muitas vezes, no escritório é mais difícil de executá-las em função do barulho ou das inúmeras interrupções que o imediatismo de algumas pessoas faz com que elas queiram respostas na hora, na maioria das vezes sem necessidade.

Nos últimos 10 dias, estamos passando por um momento diferente, em que 100% do time está trabalhando de casa. Como empresa e tecnologicamente, estamos bem preparados para este momento e, de certa forma, encontramos bastante facilidade! Porém, as pessoas individualmente, também precisam se preparar para conseguirem manter o mesmo nível ou mais de produtividade trabalhando de casa por um período maior que uma atividade específica, colaborando entre seus pares e outros times, potencializando assim, as suas entregas individuais.

Para ajudá-los, preparei 10 dicas não exaustivas que uso diariamente e que julgo essenciais para um bom desempenho neste formato de trabalho:

1. Escolha um espaço confortável e silencioso

Geralmente pensamos que precisamos de um móvel novo ou uma cadeira de escritório específica para fazer home office. Se você conseguir, melhor! Mas o essencial mesmo é você achar um canto da casa que seja confortável, agradável e que não tenha circulação de pessoas – que seja invisível para o restante das pessoas. Isso ajudará você a manter o foco e a concentração durante as atividades em casa.

2. Vista-se como um dia normal

Antes de iniciar o seu dia trabalho, vista-se como um dia normal. Isso não quer dizer que você precisa colocar terno e gravata para sentar na frente do computador, mas você deve cumprir a sua rotina diária ao sair da cama: fazer a higiene, vestir-se com uma roupa confortável, tomar café e depois iniciar as suas atividades. Assim você estará pronto para uma vídeo chamada ou realmente ir a algum lugar. Além disso, cumprindo esse ritual você vai fazer você se sentir um pouco mais profissional e pronto para enfrentar seus desafios da maneira mais produtiva possível.

3. Trabalhe com propósito

Organize o seu dia! Faça uma lista das coisas que você precisa fazer todos os dias, porque é muito fácil se distrair com atividades menos prioritárias. Vá marcando as atividades concluídas para você ter pequenas vitórias individuais ao longo do dia. Verifique se tudo o que você precisa para realizar seu trabalho está disponível para você, seja na sua casa ou no computador.

4. Seja firme com as pessoas que o distraem

Existem pessoas que por mais que você tente lembrá-las gentilmente, elas simplesmente não entendem que trabalhar em casa ainda significa trabalhar! Seja a sua mãe, o companheiro(a), um filho(a) ou um familiar que more com você, negocie com eles educadamente o seu horário de trabalho, mas com firmeza. Se você não definir os seus limites e horários de trabalho em casa, ninguém fará isso por você.

5. Mantenha o seu espaço organizado e limpo

Crie o hábito de limpar e organizar o seu espaço. Não deixe acumular pilhas de papel, livros lidos pela metade, xícaras de café do dia anterior, bugigangas e tudo o que estiver ocupando espaço e não servindo para nada. Resista ao desejo de usar esse espaço como armazenamento e lute contra qualquer pessoa em sua casa que queria fazer isso com o seu espaço. Você normalmente não conseguirá se manter focado e criativo rodeado por lixo.

6. Separe o pessoal do profissional

Ao trabalhar em casa, evite que sua vida pessoal se transforme em sua vida profissional (e vice-versa). Organize a sua agenda para que você consiga dedicar um tempo para coisas pessoais, afinal, esse é um dos benefícios do home office. Mas não exagere, pois o trabalho remoto é baseado na confiança e credibilidade, mostre para o seu time que você sabe usar o seu tempo com responsabilidade.

7. Tecnologia ajuda muito

Mantenha o seu kit tecnológico compatível e atualizado! Comece por uma boa conexão de internet estável e bem dimensionada para você fazer vídeos chamadas e para o uso de outras pessoas da casa ao mesmo tempo, afinal, cada um terá as suas prioridades. Também tenha fones de ouvido adequados, pois este ponto não prejudica somente você e sim todos que estão na vídeo chamada. E por fim, não menospreze uma boa iluminação, ele pode influenciar bastante no seu cansaço no final do dia.

8. Mantenha um ambiente descontraído, mas não exagere

Mantenha o seu espaço de trabalho descontraído, divertido e informal. Escute as suas músicas favoritas e encontre a sua forma de se inspirar e de criar coisas novas. Compartilhe eventualmente com os seus filhos e outros familiares, mas não exagere! Todos vão gostar de dar um “oi” para alguém que está junto com você na sua casa, mas se você fizer isso todos os dias, acabará sendo inoportuno.

9. Microfone aberto

Combine momentos com seu o time onde todos estarão conectados e com o microfone aberto, mas sem nenhuma pauta específica, para conversar assuntos aleatórios, como se todos estivessem na mesma sala fisicamente. É uma simulação virtual do escritório, assim todos se sentem mais próximos, fortalecem o espírito de time e diminuem um pouco a ansiedade que a distância física promove.

10. Utilize bem o tempo que você ganhou, ele não voltará

Uma das grandes vantagens que você tem trabalhando em casa é a economia do tempo de deslocamento. Portanto, utilize bem esse tempo com coisas úteis para deixar o seu dia mais feliz :). Se você tiver filhos, leve ou busque eles no colégio, faça um almoço para sua mãe, arrume aquela fechadura que está há tempos arrumar, faça exercícios, encontre algo que vá te satisfazer e contribuir para aquele sentimento de realização, em último caso, durma mais! Lembre-se: esse tempo nunca mais voltará.

Espero que essas boas práticas do Home Office ajudem você a se sentir mais produtivo e organizado quando adotar esse formato de trabalho. Se você tiver outras dicas, fique à vontade para adicionar um comentário e compartilhar com a gente. Abraços, Juliano Murlick, CEO e Co-fundador do Triider.

Escreva um comentário