Detergente neutro x sabão em barra: qual é o melhor? | Triider
Sabão em pedra, caseiro, de coco ou detergente neutro. Afinal de contas, quais são as diferenças entre eles?

Escrever uma lista de compras, ir ao supermercado e pegar um produto de forma automática. É desse jeito que muitas pessoas escolhem os itens que usarão no dia a dia. Entretanto, é importante se questionar sobre essas compras, inclusive quanto aos produtos considerados comuns, como o detergente neutro.

Nem todo detergente é igual. Existem diferenças entre as variedades desse produto e também entre o sabão neutro e o sabão caseiro, por exemplo. Se você quer entender mais sobre esse tema para acertar na próxima compra, basta ler este artigo até o fim!

Detergente neutro e sabão em barra: usos e principais diferenças

detergente neutro, como fazer sabão

O detergente é um produto líquido à base de derivados petroquímicos, que consegue quebrar as moléculas de gordura, fazendo com que seja possível removê-las dos objetos. A nomenclatura detergente neutro indica a ausência de aromatizantes – você já deve ter reparado que existe uma variedade de detergentes com aromas, não é mesmo?

O sabão em barra, por sua vez, é feito de óleos vegetais. Também consegue remover a gordura, mas não é indicado para a remoção de resíduos à base de ferro, magnésio e cálcio.  Limpar uma mancha de giz, por exemplo, pode ser mais fácil com detergente neutro do que com sabão. Entretanto, os detergentes, inclusive o neutro, causam grande impacto ambiental, principalmente quando comparado ao sabão de pedra.

Dentre todas as opções, a menos agressiva ao meio ambiente é o sabão de coco, que aliás não causa alergias a pele e também tem alto poder de limpeza.

Detergente neutro ou sabão caseiro?

detergente neutro, como fazer sabão, sabão caseiro

O sabão caseiro costuma ser feito de óleo vegetal e animal, provenientes de fritura. Isso é muito positivo, pois o óleo não deve ser despejado no esgoto já que pode causar entupimentos no encanamento, além de poluir a água e o solo.

O sabão caseiro à base de gordura é uma alternativa para driblar esse problema, além de ajudar a economizar o dinheiro gasto com a compra de detergente. Ele pode ser usado para lavar louças, outros utensílios de cozinha e até mesmo roupas. Também pode ser um aliado na limpeza pesada, como a da calçada.

Em resumo, o sabão pode ser usado como substituto do detergente, mas o contrário não é possível. Lavar uma calçada usando detergente exigirá uma grande quantidade de produto, por exemplo.

Outra dica importante: a temperatura da água pode facilitar a limpeza, ou seja, se possível, lave as louças com água quente para derreter a gordura.

Como fazer sabão caseiro?

detergente neutro, como fazer sabão, sabão caseiro

Ingredientes
  • 4 litros de óleo de fritura
  • 1 quilo de soda cáustica
  • 2 litros de água quente
  • 1 litro de álcool
Modo de fazer

Em um balde com a água quente, vá acrescentando devagar a soda, mexendo com uma colher de pau até dissolver o produto. Acrescente o óleo e continue mexendo até dissolvê-lo também. Adicione o álcool e mexa até obter uma pasta. Coloque essa pasta em uma forma, espere esfriar e corte em barras. Durante o preparo, nunca pare de mexer a mistura.

Neste artigo, vimos que há várias opções de sabão e também que o detergente neutro não é a única alternativa na hora de lavar as suas louças. É importante refletir sobre esse tema, pois escolher um produto adequado pode reduzir danos aos seus objetos e ao meio ambiente.

Gostou deste artigo? Então, confira outros conteúdos do blog ou assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades e publicações!

Comments are closed.