Como instalar ventilador de teto: aprenda em 6 passos | Triider

Confira o passo a passo e saiba como instalar ventilador de teto sem precisar de um especialista!

Econômicos, os ventiladores de teto são uma boa pedida nos dias mais quentes. Além de produzirem menos barulho que alguns equipamentos convencionais, eles dispersam melhor o ar pelos ambientes e ainda dispõem de outras funcionalidades — como o exaustor, por exemplo. 

Com tantas vantagens, é crescente o número de pessoas que buscam o equipamento para as suas residências. Por outro lado, também são muitos os que tentam instalar o ventilador de teto sem o auxílio de um profissional. Afinal, não há tanto mistério no processo de instalação.

Para que tudo ocorra sem problemas, no entanto, é necessário ter atenção e cuidado com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Por isso, preparamos este post para te ensinar como instalar ventilador de teto! Acompanhe:

Materiais necessários para a instalação

A primeira coisa que você precisa fazer é conferir se tem todos os objetos necessários para realizar a instalação do seu ventilador de teto. Aqui, uma dica antiga que nunca falha é: tenha sempre à mão um bloco de notas e vá checando os itens à medida que for conferindo. Vamos começar?

Antes de tudo, tire o seu ventilador da embalagem, pegue os fios (garanta uma quantidade suficiente para a instalação e para reservas) e lâmpadas. Também tenha em mãos:

  • trena; 
  • furadeira;
  • chave de fenda;
  • alicate universal;
  • chave Philips;
  • chave teste;
  • escada
  • fita isolante;
  • passa fios;
  • parafuso;
  • buchas.

Alguns cuidados essenciais

Para evitar acidentes, é crucial lembrar de desligar a energia geral na caixa de força antes do início da instalação do equipamento. Em seguida, você deve identificar três fios: terra, neutro e fase. Geralmente, o fio verde é o terra, mas é sempre recomendável fazer um teste com a lâmpada, para garantir. 

O teto onde o ventilador será instalado precisa ser capaz de suportar, no mínimo, 25 kg e ter uma altura igual ou superior a 2,3 m. Também, deve-se manter sempre uma distância segura entre o ventilador e acessórios como lustres, móveis e a parede. 

Você não pode segurar o ventilador apenas pelos fios, pois, assim, corre o risco de derrubá-lo, além de causar danos aos fios. Para isso, busque usar as peças dispostas no kit de instalação que acompanham o equipamento. Confira também se as pás do ventilador estão bem presas à peça principal, ou seja, à carcaça.

Por fim, o ventilador é instalado junto à fiação fixa. Assim, quando há ligações bifásicas, é necessário usar o disjuntor bipolar para efetivar o desligamento do ventilador. 

A preparação da fiação

Serão necessários cinco fios para ligar o ventilador à chave de energia: dois para o motor, dois para a lâmpada e um para o fio terra. Se um desses fios não for instalado, você deverá utilizar um fio extra da parede até o teto. Nesse caso, use o passa fios para lhe ajudar. 

Dica: para evitar problemas, procure checar a situação da sua fiação antes de iniciar todo o processo de instalação.

Se você não entende muito sobre isso, saiba tudo sobre instalação elétrica aqui! 

A montagem do ventilador

instalação de ventilador de teto, montagem de ventilador de teto

Enfim, é hora de colocar a mão na massa! Utilize sempre o manual do fabricante como apoio para instalar o ventilador. Se o seu equipamento tiver lâmpadas ou lustres, deixe para colocá-los no final de todo o processo. E não se esqueça de fazer tudo com a chave desligada.

Vejamos o passo a passo:

1. Passando os fios

Pegue os fios das lâmpadas e passe-os dentro do niple (pequeno cano auxiliar de inox). Os fios do ventilador e do lustre são passados por dentro da haste, saindo para fora da base. 

2. Encaixando a haste

Coloque a haste no motor, fixando-a. Deixe a abertura maior virada para os fios. Em seguida, prenda o pino de fixação. Passe os dois fios (soquete e motor) por dentro da haste e, na sequência, coloque o pino de segurança na haste. 

3. Fixando o suporte no teto

Com as buchas e os parafusos, faça furos no teto e coloque o suporte. Prenda o ventilador nele e cheque se existe alguma folga. O equipamento não deve ficar totalmente preso — é necessário permitir o movimento para quando ele estiver em uso. 

Como forma de segurança, é recomendável fixar o ventilador na laje, porém, caso o teto seja de madeira ou gesso, é possível colocar um suporte auxiliar para segurar o aparelho por dentro da laje. Você encontra as peças necessárias (canaleta de alumínio auxiliar e suporte de aço) em qualquer loja de construção. 

4. Ligando os fios do teto

Primeiro, conecte os fios fase do lustre e do motor ao fio fase da rede. Em seguida, conecte o retorno da lâmpada ao retorno da chave controle. Para concluir, ligue o fio exaustão ao fio de ventilação do motor ao capacitor. Encape tudo utilizando a fita isolante.

5. Ligando os fios na chave de controle

instalação de ventilador de teto, como instalar ventilador, instalador ventilador de teto

Troque o interruptor pela chave de controle que acompanha o ventilador. Depois, conecte o fio da chave de controle no retorno da lâmpada. Conecte os dois fios da chave aos fios do motor, e o fio de alimentação à energia. Lembre-se de isolar o outro fio. Finalize, então, encapando as ligações com fita isolante. 

6. Finalizando

instalar ventilador de teto com lampada

Ao final, coloque as lâmpadas e o lustre. Utilize a trena para medir a distância das pás no teto: se uma delas não estiver nivelada, movimente-a junto à base do motor até que ela se ajuste às demais. Cheque, então, se os parafusos estão firmes e apertados. 

Depois de tudo isso, se o equipamento não funcionar por qualquer motivo, desligue-o no interruptor e entre em contato com um profissional especializado. Você também pode contatar a assistência técnica responsável pelo produto, mas, em alguns casos, você perde o direito de garantia pelo não funcionamento quando não pode comprovar que o dano não foi causado por sua conta. 

Lembre-se de checar sempre a potência da lâmpada nas orientações dispostas no manual de orientação do fabricante do ventilador de teto. Cada modelo pede uma voltagem e, se você utilizar a potência errada, pode acabar causando problemas no equipamento, como o derretimento de lustres ou peças de plástico. 

Enfim, viu como instalar ventilador de teto é possível? Basta tomar alguns cuidados para garantir a segurança — sua e do seu aparelho. E agora, com as nossas dicas, ficou bem mais fácil!

Então, gostou deste post? Compartilhe com os seus amigos e aproveite para conferir também estas dicas de montagens de móveis!

Comments are closed.