8 dicas para quem mora sozinho: como manter a casa em ordem | Triider

Manter uma casa em ordem não é fácil, ainda mais quando se tem uma vida atarefada. No entanto, é preciso cuidar desse ambiente para que a rotina seja mais leve e maiores problemas sejam evitados. Neste post, vamos dar algumas dicas para quem mora sozinho.

Se você trabalha em tempo integral, combina trabalho com faculdade ou passa a maior parte do dia fora de casa, sabe que certas dicas podem ser valiosas para facilitar a sua vida.

Até morar sozinho, você não imagina como a limpeza e as reformas que surgem no meio do caminho são trabalhosas. Sair de casa é uma experiência incrível e libertadora, mas, ao mesmo tempo, o dia a dia sempre surpreende com alguma dificuldade com a qual você nunca tinha se deparado antes.

Nesse contexto, existem algumas gambiarras e dicas para quem mora sozinho aprender a se virar no improviso ou resolver problemas de uma forma prática e rápida. Continue lendo para descobrir algumas delas!

8 dicas para quem mora sozinho:

1. Limpe o micro-ondas em menos de 5 minutos

Dicas para quem mora sozinho: limpeza de micro-ondas
Mão de mulher mexendo no micro-ondas

Se você é do tipo de pessoa que vive esquecendo de usar a tampa do micro-ondas, é provável que ele, o molho de tomate e as gorduras sejam bons companheiros.

Para limpar esse eletrodoméstico em menos de 5 minutos, coloque meio copo de água e meio copo de vinagre branco misturados em uma tigela e leve ao micro-ondas por 3 minutos. Certifique-se de escolher um recipiente que pode ir ao micro-ondas.

Retire com cuidado e passe um pano ou papel-toalha para retirar a sujeira que restou. Pronto! Você terá o seu micro-ondas limpinho outra vez.

2. Tire manchas pretas das panelas

Dicas para quem mora sozinho: tirar manchas de panelas
Quanto mais você usa, as panelas mostram seus sinais de guerra. Umas manchinhas ali, uns arranhados acolá. Se você quer que as suas panelas pareçam novas outra vez, esta dica é para você!

Sabe aquelas manchas pretas que custam a sair e são causadas pela chama do fogão ou crostas de gordura? Aposte na dupla bicarbonato de sódio e vinagre.

Cubra a mancha com bicarbonato e despeje o vinagre por cima. A mistura borbulhará por alguns segundos. Deixe de molho por uns minutos e depois esfregue bem com a esponja e o detergente.

Diga adeus às manchas!

3. Arraste móveis pesados sem dificuldade

Seja porque precisa pegar algo que caiu bem atrás do sofá, seja porque deseja mudar os móveis de lugar, quem mora sozinho sabe o quão difícil pode ser arrastar móveis pesados sem contar com a ajuda de outra pessoa.

Uma boa dica é colocar um pouco de talco, de bebê mesmo, perto dos pés dos móveis. Você verá como será bem mais fácil arrastá-los!

4. Reaproveite tampinhas de garrafa

Comprar produtos a granel é sinônimo de economia. Mas isso também resulta em diversos saquinhos que precisam ser vedados da maneira correta para conservar o alimento. O que fazer?

Use tampinhas de garrafas plásticas para vedar as embalagens!

Recorte a parte superior da garrafa, na parte em que se rosqueia, e passe pela abertura do saquinho, como se fosse uma miçanga em um fio. Você terá a parte transparente da garrafa posicionada na sacolinha. Cubra essa parte com o restante da embalagem e feche com a tampinha.

Quando precisar usar o alimento é só abrir a tampinha. Seus produtos vão durar muito mais tempo.

5. Nunca mais perca pequenos itens

Perdeu um parafuso, um brinco ou outro objeto pequeno que aos seus olhos passa despercebido? Use a ajuda do seu aspirador!

Posicione um pano na boca do aspirador e aspire os cantos da casa onde você imagina que aquele objeto possa estar. Ele ficará preso entre o pano e o cano do aspirador.

6. Não falte a um compromisso

Um dos problemas para quem mora sozinho é não ter ninguém para assegurar que vai acordar cedo no dia seguinte para aquele compromisso. O que fazer, então, para não desligar o despertador e voltar a dormir?

Coloque o seu celular dentro de uma jarra ou copo de vidro para amplificar o som e o deixe bem longe da cama.

O som alto vai acordá-lo e você precisará levantar da cama para desligá-lo, o que o impedirá de voltar para uma soneca de mais 5 minutinhos.

7. Otimize o seu tempo na hora de passar roupas

Ao morar sozinho, você percebe que, assim como o lixo não anda até a rua, as roupas não se lavam, passam e dobram sozinhas. Essa, porém, pode ser uma tarefa que demanda muito tempo e energia.

Para facilitar a sua rotina de tarefas domésticas, não deixe as roupas acumularem por muito tempo. Tire um dia da semana para colocar tudo na máquina.

Assim que as roupas estiverem limpas, não as estenda de qualquer jeito no varal. Tente ao máximo deixá-las bem esticadinhas. Isso fará com que muitas peças possam ir direto para o guarda-roupa sem passar pelo ferro de passar.

Depois de secas, você também pode colocar as roupas em cabides e alisá-las bem com as mãos. Dessa forma, somente precisará passar algumas peças específicas, como camisas sociais e certos tecidos.

8. Tape pequenos furos na parede

Parede branca com algumas falhas, furos.

Percebeu um pequeno furo na parede e agora não consegue parar de pensar nele? Existem alguns truques para disfarçá-lo, principalmente se a sua parede for branca.

O primeiro deles é usar giz escolar. Sim! Molhe o giz na água e cubra o buraco até que ele comece a se desmanchar. Com isso, o giz vai tapar o furo, preenchendo-o.

Você, provavelmente, não tem gesso ou massa corrida em casa, mas tem pasta de dente. Use uma pasta totalmente branca para preencher qualquer furo. O acabamento é melhor que o giz, mas, ainda assim, nada profissional.

Outro truque é usar sabonete branco em barra, que também disfarça os buracos, mas não tem um acabamento exatamente nivelado.

Acredite, essas dicas para quem mora sozinho são valiosas se você está planejando se mudar. A casa não se limpa sozinha, né?

Lembre-se, porém, que, em alguns casos, seja um furo na parede, um vazamento ou uma bagunça generalizada, as gambiarras não são as melhores soluções. Analise a situação e veja se o melhor a fazer é chamar um profissional especializado.

O Triider pode ajudar nesse processo, conectando você a pedreiros, eletricistas, pintores, entre outros profissionais. Ele sabe qual é a melhor escolha para que você se livre dos problemas de quem mora sozinho.

Gostou destas dicas para quem mora sozinho? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este!

Comments are closed.